quinta-feira, 14 de abril de 2011

Campeonato municipal começa dia 30

TRIUNFO – FUTEBOL SETE

A Secretaria de Desporto e Lazer de Triunfo confirmou o início do Campeonato Municipal de Futebol Sete para o próximo dia 30 de abril.
A competição terá a participação de 23 times, divididos em quatro chaves. A chave A terá: Real, Galera, Ponte Preta, Manchester, Unidos do Porto Batista e Estudiantes. A chave B terá: Agrogen, Sampdoria, Palestra, Juventus, Unidos da Creche, Boca Juniors. A chave C tem: Real Madrid, Rampinelli, Bento Gonçalves, Olympus, Barcelos. E, na chave D ficaram: Minuano, Porto, In Haus, Avalanche, Cruz Azul, Red Bulls.
A secretaria está confeccionando o carnê dos jogos, que será divulgado na próxima semana.

Clube realiza amistoso em General Câmara

SÃO JERÔNIMO – ESCOLINHA

A escolinha do Clube do Comércio entra em quadra neste sábado com todas as categorias. Pela manhã, as categorias mamadeira, fraldinha, pré-mirim e mirim disputam o Torneio Interno no Ginásio do Clube do Comércio a partir das 08h30min. Será um sábado onde todos os alunos da escolinha terão a oportunidade de entrar em quadra, já que aqueles atletas que jogam pela manhã não irão participar da atividade no turno da tarde.
Na parte da tarde, as categorias pré-mirim, mirim e infantil farão jogos amistosos contra a escolinha Municipal de General Câmara, visando preparação para o campeonato estadual do qual o Clube irá disputar.
A escolinha do Clube participa da Copa Sortica. Os adversários serão Atletico Gaúcho e GEF Sul (POA), São Léo (São Leopoldo), Paladino (Gravataí), Concórdia (Canoas), Primeiro Toque (Cachoeirinha). A competição começa no dia 30 de abril, mas o Clube estreia somente no dia 21 de maio, em São Jerônimo contra o Atlético Gaúcho.

Segunda rodada terá estreia do Trianon

BUTIÁ – FUTSAL BTC
Reunião, ontem à noite, poderia determinar a rodada de cinco jogos aos domingos

Inicialmente, a 27ª edição do Campeonato Interno de Futsal do Butiá Tênis Clube teria jogos aos sábados e domingos. Para tanto, a organização do campeonato confeccionou a tabela de jogos, tendo dois confrontos no sábado e três confrontos no domingo.
Mas, ontem à noite, uma reunião entre a diretoria, organização e os times poderia determinar as rodadas com cinco jogos somente aos domingos.
Até o fechamento desta edição, não tivemos informações sobre a modificação. Por isso, divulgamos a tabela de jogos que foi divulgada durante a semana.
O Trianon, atual campeão, estreia na competição contra o Hermanos. A equipe do Castelhanos estará de folga nesta rodada. Shalaça, On Line, F 11, Palermo e Paqueras são os lideres com 3 pontos.

Tabela de Jogos
Sábado, 16, 20hs
Hermanos x Trianon
On line x Paqueras

Domingo, 17, 19hs
F 11 x Nem Queria
Dinamo x Palermo
Shalaça x Alternativa

Goleadores
3 gols
Tales Silva – On Line
Luiz Weber – Shalaça
2 gols
Pedro Marques – F 11

Confronto vale vaga na final

BUTIÁ – COPA JOSÉ LUIS GOMES CHAVES

A última rodada da fase de classificação do Campeonato Municipal de Veteranos – Copa João Luiz Gomes Chaves, valerá vaga na grande final.
No domingo, 17, no estádio Domingues Neves Rodrigues, a partir das 15h30min, o Brasil recebe o Madureira. A equipe do Manoel Rosa (Brasil) precisa vencer para ficar com a vaga. O time do Mauricinho (Madureira) garante presença na final com um empate. O Madureira tem 7 pontos. O Brasil tem 6 pontos. No primeiro turno, o Madureira venceu o confronto por 2 a 0.

Mundo esportivo

Da família Auto Sul
Em nome da família Auto Sul, gostaria de agradecer tudo que o nosso querido Manuel Carvalho do Rio (Pirica) fez pelo Auto Sul. Ele que nos deixou no último dia 10. Pessoa maravilhosa que sempre estava disposto ajudar a quem estivesse precisando. Quantas vezes eu falei pra ele que estávamos com alguém machucado e que não participaria do próximo jogo. Com aquela calma que só ele tinha, me falava para ficar tranquilo que domingo ele ou eles estariam em quadra. E realmente acontecia. Foi uma pessoa reconhecida e respeitada por todos. Ele não tinha bandeira. Era de todos. Descanse em paz meu amigo. Eu tenho o maior orgulho de ter te conhecido e ter sido teu amigo. Valeu demais meu velho. É, e será, sempre “O cara”.

Copa Sortica
A Escolinha de Futsal da SER Triunfo confirmou participação na Copa Sortica, nas séries ouro e prata. Na série Ouro os triunfenses participam com cinco categorias: fraldinha, pré-mirim, mirim, infantil e infanto. Na série Prata serão duas categorias: mirim e infantil. A competição deverá começar em maio.

Gauchão 2011
As oito melhores equipes da Taça Farroupilha, segundo turno do Campeonato Gaúcho de 2011, entram em campo neste final de semana, para definir os semifinalistas. O Internacional joga no Beira-Rio, neste sábado, contra o Santa Cruz. Será a estreia do técnico Paulo Roberto Falcão. O Grêmio jogará domingo, contra o Ypiranga, em Erechim. Os outros dois confrontos são Cruzeiro x São Luiz e Juventude x Lajeadense.

Rústica no Butiá
Recebei uma informação de que no próximo dia 15 de maio, acontecerá a rústica de 10 km da cidade de Butiá. O evento é uma semana antes da maratona e rústica de Porto Alegre. Serve para um bom treino.

Amistosos
O Máster do Butiá jogou em casa, no sábado passado, contra o Esportivo Aimoré e venceu por o placar de 3 a 1. A diretoria aproveita o espaço para parabenizar o Clube Esportivo Aimoré pelos seus 75 anos. Neste sábado, a equipe do Máster estará jogando em Charqueadas, contra o Arsenal. O confronto inicia às 16h.
O Atlético CGTEE joga no campo da Vila Residencial, em São Jerônimo, contra o veterano do Águia Azul, do distrito de Porto Batista, de Triunfo.
O Palmeiras vai receber no Complexo Esportivo, em São Jerônimo, o veterano do Bagé, de Porto Alegre, às 16 horas. Mas, antes, por volta das 14h, o cinquentão palmeirense enfrenta o cinquentão dos amigos do Chato.
Em Butiá, o Veterano Butiaense e Independente empataram em 3 a 3. O Grupo dos Quinze venceu a Associação Encruzilhadense por 6 a 2.

Jogos do Sesi
A Unidade de Lazer do Sesi de Charqueadas organizou para este sábado, 16, a segunda rodada da chave B, dos Jogos do Sesi 2011 de futebol sete livre. Às 17h, jogam E.M.S. e Multilab. Logo depois, se enfrentam GKN e Gerdau. A Multilab lidera a chave com três pontos.

Audax de 300 km será sábado

ESTADUAL – CICLISMO

O Clube Audax de Porto Alegre realiza, neste final de semana, a prova ciclística de 300 km. A saída será do DC Shopping, em Porto Alegre, às 22 horas de sábado, seguindo em direção a Santa Cruz di Sul pela ERS-401. Os ciclistas passaram por Charqueadas (por volta da meia-noite e meia), São Jerônimo, General Câmara, Passo do Sobrado, indo até o posto Kastell, em Santa Cruz, retornando pelo mesmo trajeto até o DC shopping em Porto Alegre.


Competição deverá ter vinte equipes

SÃO JERÔNIMO – 15.ª TAÇA DE FUTSAL

A diretoria do Clube do Comércio realizou mais uma reunião preparatória para a 15.ª edição da Taça de Futsal, na última segunda-feira, 11.
Desta vez, as dez equipes da Série Ouro retiraram a ficha de inscrição. A única equipe que faltava confirmar participação era o Unidos do Abrigo. Na série Prata, a competição também deverá ter dez equipes.
Até o final da noite de hoje, as equipes participantes poderão pagar a taxa de inscrição com desconto. O valor é de R$ 350. Após esta data, até o dia 25, a taxa de inscrição será de R$ 400. No dia 29, haverá um coquetel de lançamento da competição e a divulgação da ordem dos jogos da primeira rodada, que será no domingo, 1º de Maio.

Foto Renato Miller Silva
Diretoria do Clube conversou com todos os representantes das equipes participantes da Taça

Criada a Confraria do Futevôlei

SÃO JERÔNIMO

Um grupo de jogadores criou, na noite de terça-feira, 12, a Confraria do Futevôlei. Manu´s, Josué, Binho e Dedé deram o pontapé inicial para a Associação.
Além dos quatro apaixonados pelo esporte, o grupo conta com, pelo menos, mais seis pessoas. Com a criação da Confraria, o grupo pretende expandir a ideia para a Região Carbonífera, buscando novos adeptos ao esporte e organizar torneios regionais.
Um dos projetos da confraria é construir uma quadra de futevôeli ao lado do Ginásio Municipal de Esportes de São Jerônimo. O projeto arquitetônico será apresentado ao Poder Executivo.
Na próxima terça-feira, 19, haverá a segunda reunião, quando começará a se discutir o estatuto e a formação jurídica da confraria.

Mobilização retoma luta pela valorização do carvão

REGIONAL – ENERGIA
Renato Miller Silva

Muito mais do que justo voltar a discutir alternativas e soluções para a matriz energética do Brasil, após assistir a tragédia com uma usina nuclear no Japão e vivenciar a estiagem que causa problemas nas usinas hidrelétricas. Além disso, o Rio Grande do Sul está adormecido em cima de uma enorme fonte de energia, capaz de movimentar todo o extremo sul do País: o carvão.

O 1.º Fórum da Região Carbonífera em Defesa do Carvão Mineral como Desenvolvimento Sustentável, realizado no Museu do Carvão, em Arroio dos Ratos, na última quarta-feira, 13, mostrou, mais uma vez, a mobilização da Região em torno de um objetivo comum: tentar sensibilizar o governo federal para incluir o carvão mineral na matriz energética do País.
Diferentemente de muitas outras mobilizações, lá se vão mais de 20 anos de luta pela valorização, integrantes de diversos setores públicos e privados demonstraram que estão unidos, independente de cores partidárias. Além disso, a mobilização também integra comissões temáticas da esfera política, desde o vereador até o senador da República.
Organizado pela comissão temática do carvão mineral da Associação das Câmaras de Vereadores da Região Carbonifera – ACVERC, o Fórum teve a presença de integrantes da Frente Parlamentar do Carvão, como o vice-presidente, deputado federal Afonso Hamm, e deputado federal Ronaldo Zulke. Os dois deputados afirmaram a necessidade de mobilização do povo gaúcho, principalmente as lideranças da Região Carbonífera. Afonso Hamm destacou números dos países desenvolvidos que utilizam o carvão na matriz energética.
- Enquanto que nestes países se aproveita 60% a 70% do carvão na matriz energética, o nosso país utiliza apenas 2% e, o pior, o Rio Grande do Sul compra 65% do que usa -, informou.
Para o deputado Ronaldo Zulke, o carvão necessita ter políticas públicas e investimentos. Hoje já existem equipamentos modernos que industrializam o carvão e preservam o Meio Ambiente. Disse que o governador Tarso Genro sabe que o tema é importante e está engajado nesta luta.
O deputado estadual Valdeci Oliveira representou a Assembleia Legislativa. Eleito para o seu primeiro mandato, assumiu, um dia antes, a coordenadoria geral da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Gaúcho, juntamente com o colega deputado Luiz Fernando Schimidt. A Frente Parlamentar Gaúcha, que tem o apoio da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), terá como objetivo discutir alternativas para explorar com maior eficiência as 28,5 bilhões de toneladas de carvão que se encontram no subsolo gaúcho e que correspondem a quase 85% do total existente – 33 bilhões de toneladas - em território nacional.
Também está entre as metas da Frente Parlamentar debater formas de viabilizar empreendimentos do setor no Rio Grande do Sul para aproveitar o cenário mundial de busca por novas fontes de energia. Hoje, as usinas termelétricas respondem por 2,5 % da energia elétrica produzida no país. Somente com a implantação de seis novos empreendimentos no Estado, que já está em andamento, este número sobe para 6%.
Representantes do Governo Estadual e do gabinete do vice-governador, como a conterrânea Irani Medeiros, também se manifestaram pela mobilização. A valorização do Carvão também anuncia investimentos pelas empresas privadas e criação de milhares de empregos.
O Fórum, que contou com a participação de mais de 70 pessoas, redigiu uma carta que será entregue em audiência com o Ministério de Minas e Energia, no próximo dia 26 de abril, em Brasília.
renatomiller.portal@terra.com.br

Fotos: Renato Miller Silva
Mesa principal do Fórum em defesa do Carvão.

Diretor do Museu do Carvão, em Arroio dos Arroio, recepcionou os segmentos politicos e privados para o Fórum.

Deputado Afonso Hamm defende a mobilização das lideranças da Região Carbonifera na audiência com o Ministério de Minas e Energia, dia 26.

Deputado Ronaldo Zulke disse que o governo do Estado dará apoio para incluir o carvão na matriz energética.

Deputado Valdeci Oliveira coordenada a frente parlamentar da Assembléia Legislativa, que foi criada na última terça-feira, 12.

Caio Farias, diretor da Copelmi, enfatizou para os investimentos e a criação de novos empregos, com a inclusão do carvão na matriz energética.