terça-feira, 23 de agosto de 2011

No mundo esportivo


Categoria de base
     Já faz algum tempo que a categoria de base tem sido a solução dos grandes clubes de futebol. é na base que os grandes times são formados. Esta conclusão se dá por dois motivos: o primeiro é que um garoto em formação pode render um bom dinheiro para os cofres do clube numa futura negociação. E, o segundo motivo, é o próprio time. Senão vejamos. Vou citar apenas os exemplos daqui do Rio Grande do Sul.
     No Internacional surgiu Alexandre Pato. Jogou seis meses no Inter. Deu títulos e foi vendido por uma quantia muito boa. Outro exemplo foi Taisson. E agora surgem Leandro Damião e Oscar. Damião é goleador nato. Centroavante de área. O Inter pode não estar jogando nada. Dá um balão para dentro da área que o Damião resolve. E ele tem resolvido. Agora surge o garoto Oscar. Meia atacante, ligeiro, habilidoso. Que dupla o colorado está formando. Juntamente com o garoto Delatorre, o Inter tem time e perspectiva de cofres cheios.
     E o Grêmio? Quem formou nos últimos anos? Ninguém que se destaque. A política do Grêmio é apostar na experiência. Formar times todos os anos. A atual diretoria, então, está mais preocupada em construir a nova arena do que formar time. Quem é a base do Grêmio? Parece que são filhos de conselheiros, que têm interesse em investir. Isto é o que parece. Porque a base toma pau em praticamente todas as categorias. Na Copa São Paulo não passa das oitavas de final, quando não fica na primeira fase. No sub-20 faz tempo que não ganhamos nada. Na copa de Santiago, que eu acho que é sub-15, faz tempo que não conquistamos título.
     Por isso que o torcedor gremista está indignado. O resultado está aí. Corinthians, Flamengo, São Paulo, Santos, Vasco da Gama, Internacional, tudo com uma gurizada despontando e ocupando os primeiros lugares do Campeonato Brasileiro.
     Há! Não me digam que o Grêmio também tem revelação na Seleção Brasileira. Realmente tem um cabeça de área. É, no tempo antigo. Cabeça de área, marcador, só desarma. Fernando. Bom jogador. Mas, vai entrar onde no time do Grêmio, com Gilberto Silva na posição.
     É, gremista. Só resta torcer para não cair para segundona novamente.

Futebol em Triunfo
     A Secretaria de Desporto de Triunfo está no aguardo da documentação das equipes que participarão do Campeonato Municipal de Futebol. Segundo o secretário Valério, a competição está praticamente pronta e deverá começar nos dias 27 e 28. A categoria de base terá partidas aos sábado à tarde, na preliminar dos jogos de veteranos. Aos domingos, acontecem os confrontos da categoria principal e 2º quadro.

Taça de Futsal
    Acontecem no próximo domingo, 28, as partidas semifinais da 15ª Taça de Futsal do Clube do Comércio, em São Jerônimo.


Torneio Interturmas


CHARQUEADAS – IFSUL

     No sábado, 20, aconteceram os jogos da 1ª e 2ª rodadas do campeonato interturmas do IFSUL, na quadra poliesportiva da escola. O campeonato conta com 11 equipes masculinas e 3 equipes femininas. O torneio feminino já foi encerrado, enquanto que o masculino terá a fase de grupos finalizada na próxima quarta-feira, 24, a partir das 17h.
     No sábado, 20, já foram fechados os jogos do grupo 3, tendo o time da MCT2AM classificado para as semifinais pelo saldo de gols. O artilheiro da competição até o momento é Lucas Almeida, da INF3AM. Na quarta, 24, teremos o encerramento da fase de grupo. As fases finais ficarão para a próxima semana.

Xadrez
     O Grêmio Estudantil parabeniza os alunos Alexandre Prestes, Ângelo Collovini, Eduardo Rodrigues, Igor Sampaio, João Afonso Sieben e Wellington Leote, representantes do Campus Charqueadas no Circuito IFSUL de Xadrez. A etapa de Charqueadas aconteceu na última quarta-feira, no Emuch II, onde estavam reunidos os melhor enxadristas do instituto.

Foto: Divulgação
Enxadristas de Charqueadas participam do Circuito IFSUL de Xadrez

Confrontos das quartas serão definidos hoje


INTERFIRMAS DE FUTSAL

     A última rodada da primeira fase do Campeonato Municipal Interfirmas de Futsal, promovido pela Secretaria de Desporto de Triunfo, acontece hoje à noite no ginásio municipal da sede.
     A partir das 19 horas, dois confrontos da chave B decidem uma vaga para as quartas de final. Redemac/Com.Franco/Mad. Bar/Limbermaq contra Triaac Sul/PMT/SBM/Amara do Brasil e Transportadora Inácio/Solar/Borh/Mad. Jerônimo contra Sorenav. A vaga aberta da chave B está sendo disputada entre Redemac, Transportadora Inácio e Sorenav. Uma vitória da Redemac lhe dá a vaga direta. Um empate da Redemac obriga a Transportadora Inácio vencer o Sorenav, se quiser a vaga.
     Na sexta-feira, 19, três confrontos definiram classificação da chave B. O In Haus Ensaque venceu o Sorenav por 8 a 1, com 4 gols de Joel Marcos, 3 gols de Marcelo e um gol de Sandro. Daniel descontou.
     O In Haus CVS venceu o Redemac/Com.Franco/Mad. Bar/Limbermaq por 4 a 2 e será o 3º colocado da chave B. Os gols do CVS foram marcados por Everton Costa, Janilson e Everton Silva, duas vezes. Lucas Franco e Vanderlei marcaram os gols da Redemac. O adversário do In Haus CVS deverá ser o Thorga.
     Fechando a rodada Triaac Sul/PMT/SBM/Amara do Brasil empatou com a Transportadora Inácio/Solar/Borh/Mad. Jerônimo em 3 a 3. João Fernando marcou os gols do Triaac Sul. Fabiano, Jerônimo e Elisandro marcaram os gols da Transportadora. O Triaac enfrenta o Sorenav e com um empate assume o 1º lugar da chave.

6ª Rodada
In Haus Ensaque 8 x 1 Sorenav
Triaac Sul 3 x 3 T. Inácio
In Haus CVS 4 x 2 Redemac

7ª Rodada – 19h
Terça-feira – 23/08
Triaac Sul x Redemac
Recicle x Odebrecht
T. Inácio x Sorenav

Uma vaga na última rodada


COPA DE INVERNO
Amarópolis é líder da Série Prata e tem 100% de aproveitamento

     A Copa Inverno de Futsal em General Câmara entra na reta final. Faltando apenas duas rodadas para o término da primeira fase, o último confronto da Série Ouro vai definir o quarto colocado das semifinais. A disputa será entre Aroma e Cachoeirinha. O Aroma tem a vantagem de jogar pelo empate. A vitória do Cachoeirinha lhe dá a vaga pelo critério confronto direto. Este confronto será no dia 3 de setembro.
     Antes, acontece o último confronto entre Mak e Do Passo. O Mak vai enfrentar o Arambaré na semifinal.
     Na Série Prata, o Amarópolis continua com 100% de aproveitamento e assumiu a liderança da primeira fase.

14ª Rodada
     Em rodada transferida no dia 19 de julho, foi realizada no sábado, 20, a 14ª Rodada, com jogos que decidiram a nova liderança da Série Prata e o primeiro confronto das semifinais da Série Ouro.
Na Série Prata, o Amarópolis venceu o Mariante por 6 a 4. O confronto foi bem disputado. O garoto Willian (Bochecha) abriu o placar para o Mariante, aos 12 minutos. Mas erros de marcação propiciaram a virada do Amarópolis, com um gol de Willian, aos 14 e Thiago, aos 15 minutos. Na segunda etapa, logo no primeiro minuto, Marcos ampliou o marcador. Trinta segundos depois, Willian (Bochecha) descontou. Aos 5 minutos, Thiago ampliou o escore para o Amarópolis. Willian (Bochecha) marcou o 3º gol no minuto seguinte. Aos 9 minutos, Willian ampliou novamente. Mas, um minuto depois, Josinei descontou. O confronto estava 5 a 4, quando Willian definiu o escore aos 19 minutos. O Mariante encerrou sua participação na fase de classificação na quarta posição.
     No outro confronto da Série Prata, o União venceu o Cachoeirinha B por 6 a 3, com gols de Sandro, Luciano, duas vezes e Guilherme, três vezes. Para o Cachoeirinha B marcaram Gilberto e Rodrigo, duas vezes.
     Na Série Ouro, o Cachoeirinha confirmou a vitória sobre a equipe Do Passo por 11 a 4 e vai disputar a última vaga contra o Aroma. O Cachoeirinha marcou os gols com Adriano, Bruno, Rafael, três vezes e Lucas, seis vezes. A equipe Do Passo descontou com Rodrigo Leite e Leandro Brandão, duas vezes cada.
Fechando a rodada, um confronto que vai se repetir nas semifinais: Arambaré e Mak. Este confronto está definido por conta dos critérios. No confronto de sábado, a partida foi decidida nos minutos finais. Antes da abertura do placar, as duas equipes trocavam posse de bola. Nenhum se arriscou. O Mak teve uma pequena vantagem, com Rudi perdendo duas oportunidades de gol. O Mak insistiu e abriu o placar com Douglas, aos 17 minutos. Mas, a comemoração não durou muito tempo. No minuto seguinte, Castor fez jogada individual e empatou a partida com um golaço. Na saída do centro, o Mak errou e Rodrigo Caldas aproveitou para fazer o gol da virada. Arambaré 2 a 1.
     Na segunda etapa, o Mak promoveu a estreia de Alexsander. Ele entrou aos 8 minutos fazendo uma correria na frente. E deu certo. Aos 10 minutos, Alexsander aproveitou um rebote e empatou o jogo em 2 a 2. A partida foi decidida numa desatenção. Aos 19 minutos, o ala Wesley reclamou de um lance a seu favor, quando a bola foi para lateral. A posse de bola era para o Mak. A arbitragem lhe aplicou o cartão amarelo pela reclamação. Na sequência ele bateu a lateral rápida no pivô Rudi e recebeu na frente, sem marcação. Wesley chutou forte e marcou o gol da vitória.

Foto: Renato Miller Silva
União e o time B do Cachoeirinha (Branco) cumpriram tabela na disputa de sábado

14ª rodada
Amarópolis 6 x 4 Mariante
União 6 x 3 Cachoeirinha B
Cachoeirinha 11 x 4 Do Passo
Arambaré 2 x 3 Mak

Goleadores
Série Ouro
22 gols
Rodrigo (Arambaré)
15 gols
Vinicius (Arsenal)
Rafael (Cachoeirinha)
Bruno (Cachoeirinha)
13 gols
Rudi (Mak)

Série Prata
17 gols
Willian (Mariante)
15 gols
Nelson (Cachoeirinha B)
13 gols
Michael (Barb RK)

20ª Rodada – 19h
Sábado – 27/08
(P) Cachoeirinha B x Barcenlona
(P) Barb. Acélio x Amarópolis
(O) Mak x Do Passo
(P) Barb. RK x Black Show


Trianon e Palermo lideram as chaves


FUTSAL – COPA CERVITUR

     A 5ª Rodada do Campeonato Municipal de Futsal – Copa Cervitur, promovido pela EDTC, teve 29 gols marcados. A equipe de arbitragem distribuiu 12 cartões amarelos e dois cartões vermelhos. Na artilharia, três jogadores marcaram 8 gols: Ian (Dínamo), Gian (Trianon) e Bruno (Palermo).
     O Trianon assumiu a liderança da chave A, após vencer o Dínamo. O Palermo assumiu a liderança da chave B após vencer o Castilhanos. Com exceção do confronto do Palermo, mesmo jogando o tempo todo com apenas cinco atletas, goleou o Castilhanos, os demais confrontos foram equilibrados e decididos nos momentos finais e muitas vezes de virada.

Palermo 8 x 2 Castilhanos
     O líder da chave B não teve dificuldades em vencer o lanterna da chave. Mas a facilidade no placar veio somente na segunda etapa. Na etapa inicial foi o Castilhanos que abriu o escore aos 3 minutos, com Matheus. Jonathan empatou no minuto seguinte. O goleador Bruno fez o gol da virada, aos 8. Mas Matheus empatou a partida aos 9. Só que depois, Bruno marcou o 3º gol do Palermo. No segundo tempo, o Palermo fez o escore dilatado, com três gols de Claudio, um gol de Jonathan e um gol de Alexsandro. Leonardo, do Castilhanos, foi expulso.

Villas 2 x 3 Drogabel
     O outro confronto da chave B foi bem distinto. No primeiro tempo, o Villas abriu 2 a 0 nos minutos iniciais. Logo no primeiro minuto, Thalis abriu o placar. Aos 6 minutos, Diego Brito ampliou. Porém, ainda no primeiro tempo, o Villas perdeu o seu goleiro Alexandre, expulso. No segundo tempo, aos 2 minutos, Matheus descontou. Aos 13 minutos, o goleiro Diego Lima empatou o jogo. E, aos 18 minutos, Marcelo fez o gol da virada para o Drogabel.

Shalaça 5 x 4 Tazay
     Pela chave A, o Shalaça venceu o Tazay por 5 a 4. A vitória também foi de virada. Elizandro abriu o placar aos 5 minutos. Depois o Tazay virou. Patrick empatou aos 9. Álvaro fez o gol da virada, aos 12. No minuto seguinte, Rafael Mota ampliou. E, aos 18 minutos, Álvaro aumentou o escore. Aos 19 minutos, Lucas Medeiros descontou. Na segunda etapa, o Shalaça foi para a reação. Aos 7 minutos, Gleisson descontou o escore. Quarenta segundos depois, Luciano empatou a partida. Aos 9 minutos, Cássio marcou o gol da virada e da vitória.

Dínamo 2 x 3 Trianon
     Fechando a rodada, o Trianon assumiu isoladamente a liderança da chave A. Chegou a fazer 2 a 0, com dois gols de Gian aos 6 e aos 8. Jogo controlado até o final da primeira etapa. Mas, no segundo tempo, Leandro descontou atos 4 minutos. O Dínamo cresceu e o goleador Ian empatou a partida aos 14 minutos. Porém, Filipe marcou o gol da vitória do Trianon aos 17 minutos.

5ª Rodada
Tazay 4 x 5 Shalaça
Castilhanos 2 x 8 Palermo
Dínamo 2 x 3 Trianon
Drogabel 3 x 2 Villas

Goleadores
8 gols
Ian (Dinamo)
Gian (Trianon)
Bruno (Palermo)
5 gols
Robson (V. Julieta)
Matheus (V. Julieta)

Suspenso 3º CA
Marco Aurélio (Dínamo)

Pendurado 2º CA
Matheus (V. Julieta), Michael, Edelson (Dínamo), Jonatan, Alexsandro (Palermo), Elber, Gian (Trianon).

6ª Rodada – 20h
Sábado, 27/08
(Cha B) Villas x On Line
(Cha A) F 11 x Tazay
(Cha B) Drogabel x V. Julieta
(Cha A) Shalaça x Alternativa

Confrontos da Série Ouro abrem a competição

CHARQUEADAS – MUNICIPAL DE FUTSAL

     Com o ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos praticamente lotado e com o anúncio de uma doação de área para a Liga de Futsal Amadora de Charqueadas – LIFAC, feito pelo prefeito Davi Gilmar, foi aberto no domingo, 21, o Campeonato Municipal de Futsal de Charqueadas.
     A abertura do campeonato teve manifestação do prefeito Davi Gilmar, anunciando o projeto que vai enviar para a Câmara de Vereadores doando uma área destinada para à Liga. Também fizeram manifestação a coordenadora do Desporto e o presidente da LIFAC. O Campeonato Municipal de Futsal vai prestar uma homenagem (in memorian) para Manoel Carvalho do Rio (Pirica) e Gilberto Ferreira (Delegado Beto).
Com a bola rolando, a primeira rodada foi dos confrontos da Série Ouro. No total, são dez equipes que disputam o título. Os confrontos serão todos contra todos, sendo que os dois melhores se classificam diretamente para as semifinais. Outros quatro melhores pontuados fazem as quartas de final em jogo único. Os vencedores se classificam para as semifinais.
     Na Série Prata, que será aberta no próximo domingo, 28, serão doze times divididos em duas chaves. Os confrontos serão dentro das chaves, classificando-se os dois melhores de cada chave para as semifinais.

Série Ouro
     O jogo de abertura foi entre Cabriocáricos e o vice-campeão do ano passado, CSKA. O time do treinador Flavio aumentou o seu grupo para este campeonato, trazendo o goleiro Basílio e o ala Bernardo.   No confronto contra o Cabriocáricos, que também reforçou o grupo, em relação ao ano passado, trazendo o ala Jussan e o pivô Helinho, o jogo foi bem truncado. A dupla de arbitragem distribuiu oito cartões amarelos.
     O time do treinador Carlos Eduardo deu o cartão de visitas já no primeiro minuto, quando o goleiro Lucian fez duas defesas importantes. No contra-ataque, aos 3 minutos, Lucas Teixeira abriu o placar para o CSKA. Com o gol, a equipe do Flavio passou a administrar a posse de bola. Porém, o segundo gol só aconteceu aos 18 minutos, marcado por Rai Franco. Para o Cabriocáricos restou conversar no vestiário, já que não aproveitou o limite de faltas estourado pelo adversário.
     Na segunda etapa, o Cabriocáricos voltou melhor e passou a pressionar. Atacou bastante, mas foi previsível nas conclusões. No rodízio dos goleiros do CSKA, Basílio fez importantes defesas. E, quando não defendeu, a bola bateu na trave. O CSKA teve dois contra-ataques desperdiçados nas mãos do goleiro Macedo. No final, vitória do CSKA por 2 a 0. A dupla de arbitragem aplicou cartões amarelos para Luis Henrique, Daniel, Richard, Douglas e Jussan (Cabriocáricos), Juliano, Willian, Bernardo (CSKA).

Sede Zero 6 x 4 Celtic
     Na estreia do Sede Zero duas estreias: Daiel e Leonardo. Ambos os jogadores foram trazidos de Sapucaia. Já o Celtic apresentou o ala Lucianinho, que recentemente disputava a Liga Nacional de Futsal e hoje está na equipe do Cachoeira do Sul. Mas nem Lucianinho parou os dois estreantes do Sede Zero. Daiel, 32 anos, jogou muito bem. Ao lado do campanheiro Leonardo e de Thiago Franco, o time comandado por “Banana” venceu com gols de Leonardo, Thiago Franco, Rudi, Rodrigo e dois gols de Daniel. O Celtic descontou com Lucianinho, Ciro, Adriano e Vitor. Cartões amarelos apresentados para Maico, Thiago Franco, Daiel (Sede Zero), Lucianinho e Lucas (Celtic).

Radar 9 x 3 Power G
     A estreia do atual campeão não foi nada boa. Sem os dois principais jogadores do ano passado, o Power G sucumbiu diante do time do Radar, que ao contrário do adversário, se reforçou trazendo Jackson, Regis e Marcelino. No primeiro tempo, jogo equilibrado, sendo que o Power G abriu o placar com Jonathan aos 6 minutos. Regis empatou aos 10. Jackson aproveitou a falha de marcação e fez o 2º gol do Radar, aos 16. Jonathan, em jogada individual, marcou o gol de empate aos 19 minutos. Mas, em outra falha de marcação, Renan marcou o 3º gol do Radar, faltando 15 segundos para terminar. No segundo tempo, Marcelinho ampliou o escore aos 6 minutos. Jackson fez mais um gol aos 8. Depois, Regis marcou o 6º gol aos 11 e os jogadores do Power G desistiram do jogo. Renan, Regis e Emerson marcaram mais três gols. Douglas descontou no último minuto. Cartões amarelos apresentados para Renan (Radar) e Douglas (Power G).

São Paulo 3 x 5 Manchester
     O campeão da Série Prata do ano passado estreou perdendo. O São Paulo foi superado pelo conjunto do Manchester, que trouxe Moacir para integrar o grupo. Tainã, Eduardo e Jonas marcaram os gols no primeiro tempo para o Manchester. Marcinho descontou. Na segunda etapa, Moacir e Tainã completaram o escore. Enquando que Alexsandro e Ruan descontaram. Cartões amarelos apresentados para Ruan (São Paulo) e Marcos (Manchester).

Auto Sul 5 x 2 Ressaca
     A equipe do Auto Sul estreou com vitória. Com dois gols de Bruno Chiká, dois de Samuel e um de Marlon, o Auto Sul venceu o vice-campeão da Série Prata do ano passado por 5 a 2. Os gols do Ressaca foram marcados por Edson e Mauricio. Cartões amarelos apresentados para José Junior, Marlon (Auto Sul), Tiago Pereira, Jairo e Tiago Xarão (Ressaca).

1ª Rodada
Cabriocáricos 0 x 2 CSKA
Sede Zero 6 x 4 Celtic
Radar 9 x 3 Power G
São Paulo 3 x 5 Manchester
Auto Sul 5 x 2 Ressaca

Goleadores
Série Ouro
3 gols
Regis (Radar)

2ª Rodada – 18h
Domingo – 28/08
(P) AUMJ x Ouro Negro
(P) Jeromina x Rangers
(P) Velez x Schalk 04
(P) Duracel x Arsenal
(P) Kaiamba x LDU

Galeria de Fotos
Fotos: Renato Miller Silva
Confronto entre Cabriocaricos x CSKA




Confronto entre Celtic x Sede Zero


Confronto entre Power G x Radar


Confronto entre São Paulo x Manchester