quinta-feira, 28 de abril de 2011

Conderpa faz reunião na Palmeira, interior de São Jerônimo

O Conselho de Desenvolvimento Rural e Políticas Agrícolas de São Jerônimo se reuniu, na última terça-feira, 26, na Associação Comunitária da Palmeira, no interior do município. Os membros do Conderpa debateram o Pronaf, contratos de financiamentos, Programa Mais Ovinos, crédito fundiário, controle florestal e a diversificação da propriedade. O Conselho se reúne mensalmente e está sob a presidência de José Ferreira de Souza. A próxima reunião ocorre no dia 27 de maio, na sede do município.

Foto: Renato Miller Silva
Presidentes de Associações Rurais debatem problemas e soluções para suas propriedades.

Corede entrega demandas ao vice-governador Beto Grill

Renato Miller Silva

O Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Centro Sul (Corede) esteve reunido hoje, no campus da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra, São Jerônimo, para entregar ao vice-governador do estado, Beto Grill, documentos com as demandas da Região Centro Sul.

O vice-governador foi recebido pela diretora da Universidade, Jane Ferreira Picarelli. Na oportunidade, o corpo docente entregou uma carta reivindicando a construção de uma rótula no acesso à Universidade pela ERS-401.
No auditório, com a presença de vários integrantes do Conselho, o presidente do Corede Centro Sul, Luiz Cezar Oliveira Leite, entregou uma carta com dez demandas da Região. Entre elas, está a ligação asfáltica entre as sedes dos municípios e as BRs-290 e 116, bem como a duplicação da BR-290 e a construção da ponte sobre o Rio Jacuí. A Comissão Pró-Ponte, capitaneada pelo empresário Celso Kassick, também entregou um documento reivindicando a construção da ponte e a ligação asfáltica na Região Carbonífera.
O administrador do Hospital São Jerônimo, João Batista Pozza, entregou uma carta com reivindicação em relação a regionalização da área da saúde.
O vice-governador Beto Grill disse que é importante o debate e destacou a boa perspectiva para as melhorias na metade sul do estado. Enfatizou a sintonia entre os governos estadual e federal e, também, com os parceiros privados.
Gill ressaltou a mudança de comportamento das comunidades, que estão elaborando projetos regionais para o desenvolvimento de seus municípios. Citou números ascendentes de desenvolvimento, principalmente após ações de fortalecimento da base produtiva e industrial, e projetou ações de diversificação de outras bases, estimulando novas culturas. Segundo ele, é prioridade do governo as obras de ligação asfáltica. Por isso, até o final do ano, 38 obras viárias deverão ser concluídas, entre elas estão obras da metade sul. Outras obras estão no cronograma aguardando recursos de financiamentos.

renatomiller.portal@terra.com.br

Fotos: Renato Miller Silva
Diretora Jane Ferreira Picarelli e o coordenador Alvaro Werlang recepcionam o vice-governador Beto Grill


 Presidente do Corede, Luiz Cezar Oliveira Leite entrega um documento com as demandas de reivindicações da Região Centro Sul.

 Vice-governador Beto Grill faz manifestação para os coredianos no auditório da Ulbra São Jerônimo.

 Empresário Celso Kassick entrega um documento referendando a construção da ponte sobre o Rio Jacuí e as ligações asfálticas na Região Carbonífera.

Administrador do Hospital São Jerônimo, João Batista Pozza entrega documento reivindicando a regionalização da área da saúde na Região.

Segunda prova do Campeonato Gaúcho

MOTOCROSS

A temporada 2011 do Campeonato Rinaldi Gaúcho de Motocross segue no próximo final de semana com a segunda etapa, que será realizada em Três de Maio, cidade da região noroeste do Rio Grande do Sul. O evento ocorre durante a Expofeira do Agronegócio, e contará com os melhores pilotos de motocross do Estado, além da participação de vários pilotos de Santa Catarina filiados à FGM. Vitor Gonçalves, atualmente o 4º colocado na 65cc, participa da prova.
Na semana passada, os pilotos Vitor e Gabriel Alves participaram da 2ª etapa da Copa Centro-Litoral, parte da programação do Festival do Balonismo na cidade de Torres. Vitor foi 2º na 65cc e Gabriel foi o 4º na 85cc. Vitor se prepara para a 2ª etapa do Brasileiro de Motocross que acontece no dia 8 de maio, na cidade de Carlos Barbosa, na serra gaúcha.

Foto: divulgação
Vitor participou da primeira prova do Gaúcho, na cidade de Marau.


Município já tem seus campeões

BUTIÁ – JERGS

Na Fase Municipal dos JERGS/2011, em Butiá, a Escola Visconde de Mauá foi a grande destaque, conquistando o título de campeã em 11 das 13 disputas realizadas nos dias 25, 26 e 27, no Ginásio Gastão Hoff. A Escola Maria Alzira conquistou o primeiro lugar no mirim feminino de futsal e o IEE Marechal Rondon no juvenil masculino de futsal.
Os jogos, coordenados pela professora Katita, tiveram apoio da Secretaria Municipal da Educação, que ao contratar, pela primeira vez, uma equipe de seguranças, mostrou-se empenhada em incentivar a prática desportiva entre os jovens butiaenses, mas com o cuidado de preservar a integridade, a ordem e o respeito a todos os envolvidos neste evento de grande repercussão estadual.
A próxima etapa (Fase de Coordenadoria) acontecerá nos meses de Junho e Julho, com datas e locais ainda indefinidos, mas a professora Katita garante que Butiá será sede de, no mínimo, uma modalidade esportiva, recebendo em os campeões das cidades da região.

Fotos: divulgação 
Equipe de Futsal Juvenil da Escola Marechal Rondon

Equipe de trabalho da etapa municipal do JERGS

Disputa pela liderança na terceira rodada

BUTIÁ – BTC

Após a parada no feriadão, os jogos do 27º Campeonato Interno de Futsal no Butiá Tênis Clube terão continuidade neste final de semana. Dez equipes entram em quadra e o Hermanos estará de folga.
No sábado, 30, às 20 horas, Castelhanos e Alternativa disputam a ponta de baixo da tabela. As duas equipes ainda não somaram pontos. O Castelhano vai fazer o segundo compromisso. O Alternativa vai fazer o terceiro compromisso e tem a pior campanha. Logo depois, o F 11, do goleador Marvin, defende a liderança da competição contra o Palermo.
No domingo, 1º de maio, três partidas serão disputadas, a partir das 19 horas. No primeiro confronto, Dínamo e Pakéras buscam a segunda vitória no certame. No segundo confronto, acontece um clássico: O líder Shalaça enfrenta o Nem Queria, que ainda não somou pontos. E, fechando a rodada, acontece um grande confronto: o atual campeão, Trianon, enfrenta a gurizada do On Line.

Foto: Renato Miller Silva
Gleisson (5) do Shalaça defende a liderança contra o Nem Queria no domingo.

3.ª Rodada
Sábado – 30/4 – 20hs
Castelhanos x Alternativa
F 11 x Palermo

Domingo – 1.º/05 – 19hs
Dínamo x Paqueras
Shalaça x Nem Queria
Trianon x On Line

Goleadores
5 gols
Tales Silva (On Line)
4 gols
Marvin (F 11)
Ian (On Line)
Guilherme (Nem Queria)

Campeonato Municipal inicia com onze jogos

TRIUNFO – FUTEBOL SETE

Começa neste sábado, 30, o Campeonato Municipal de Futebol Sete promovido pela Secretaria Municipal de Desporto, Juventude e Lazer de Triunfo. A competição terá participação de 23 equipes, divididas em quatro chaves. Na primeira fase, as equipes jogam entre si, dentro das respectivas chaves. Os dois melhores de cada chave passam para as quartas de final, que será disputada em um jogo mata.
A chave A tem: Real Sociedad, Galera, Ponte Preta, Manchester, Unidos do Porto Batista e Estudiantes. A chave B tem: Agrogen, Sampdoria, Palestra, Juventus, Unidos da Creche e Boca Juniors. A chave C tem: Real Madrid, Rampinelli, Bento Gonçalves, Olympus e Barcelona. E, a chave D tem: Minuano, Porto, In Hauss, Avalanche, Cruz Azul e Red Bulls.
A primeira rodada será disputada em três praças esportivas: no campo do Bento Gonçalves Atlético Clube, no Estaleiro; no campo da Agrogen e no campo do Porto Batista. Os jogos iniciam às 13 horas.

Primeira rodada – 30/4
No Porto Batista – 13hs
Chave A – Real Sociedad x Galera
Chave A – Ponte Preta x Manchester
Chave A – Unidos PB x Estudiantes
Chave C – Rampinelli x Bento Gonçalves

Na Agrogen – 14hs
Chave B – Agrogen x Sampdoria
Chave D – Minuano x Porto
Chave C – Barcelona x Real Madrid

No BGAC – 13hs
Chave B – Boca Juniors x Unidos da Creche
Chave D – In Hauss x Avalanche
Chave D – Cruz Azul x Red Bulls
Chave B – Palestra x Juventus

Semifinal define o adversário do Brasil

BUTIÁ – COPA JOÃO LUIS GOMES CHAVES

No próximo domingo, 1.º de maio, a partir das 15h30min, Madureira e Farroupilha decidem uma vaga na final do Campeonato Municipal de Veteranos - Copa João Luis Gomes Chaves. O confronto será no estádio Lautério Rodrigues, no bairro São José. O Madureira tem a vantagem de jogar pelo empate por ter melhor campanha. O vencedor do confronto enfrenta o Brasil na final.

Foto: Renato Miller Silva
Madureira e Farroupilha decidem uma vaga na final do campeonato

Atletas competem em Santa Cruz

GENERAL CÂMARA – ATLETISMO

A equipe de corredores de rua de General Câmara participou da II Rústica das Academias, na cidade de Santa Cruz do Sul. O atleta Nilson Abreu Selbach ganhou medalha de ouro na categoria 16 a 25 anos e Edilson Faleiro ficou com a medalha de bronze. No feminino, Tanise Pedrollo Maraschin ganhou medalha de bronze. O campeão geral da prova foi Tiago Silva, da Unisc, e a campeã geral foi Priscila da Silva, também da Unisc. A Academia Alternativa levou o prêmio de maior equipe.

Foto divulgação
Tanise (E), Nilson Selbach (C) e Edilson (D) participaram da II Rústica das Academias

Clube do Comércio abre campeonato com dez partidas

SÃO JERÔNIMO – 15.ª TAÇA DE FUTSAL

A abertura da 15.ª Taça de Futsal do Clube do Comércio, em São Jerônimo, será diferente das demais 14 edições anteriores: as vinte equipes participantes se apresentarão e jogarão na primeira rodada.

No domingo, 1º de maio, a partir das 14 horas, as dez equipes da Série Prata e as dez equipes da Série Ouro começam a disputa do título. Neste ano, pelos nomes das equipes e os atletas que estão sendo relacionados, a competição promete ser a mais competitiva dos últimos anos, haja vista que cada equipe poderá inscrever cinco atletas de fora do município, o que, certamente, vai provocar um maior equilíbrio entre elas.
A diretoria do Clube, nesta edição, vai homenagear duas pessoas influentes na comunidade. Uma homenagem vai ser para Milton Batista Silva (Boemia), que foi presidente do Clube do Comércio e da Sociedade 1º de Maio. A outra homenagem será para a diretora da Universidade Luterana do Brasil – Ulbra São Jerônimo, Jane Ferreira Picarelli. Além disso, será feita uma homenagem, in memorian, para Marcos Alves da Silva, que faleceu recentemente. Marcos foi atleta e disputou a Taça do Clube por vários anos.
Hoje à noite, haverá um coquetel de lançamento da competição.

1.ª Rodada – 1.º de Maio
Domingo – 14 horas
Prata – Atlético x ARC
Prata – Olympiakus x Gaúcho
Prata – Getafe x UBF B
Ouro – América x Auto Sul/Paredão 
Ouro - Unidos do Abrigo x UBF/Manus Bar
Prata – Youngers x São Paulo
Prata – Conde x Barra B
Ouro - Arsenal/V8 x CSKA/FAG
Ouro – Manchester x Ferro Carril/Radar
Ouro - Barra FC x Sporting/Avenida