terça-feira, 19 de julho de 2011

NO MUNDO ESPORTIVO

Copa América
     O que dizer de uma Seleção que tem 100% de aproveitamento negativo nas cobranças penais, valendo uma vaga para as semifinais de uma competição sul-americana? É culpa do treinador? É lógico que não. Acompanhei o jogo da Seleção Brasileira, no domingo. O melhor em campo durante 120 minutos foi o goleiro paraguaio. Ele fez defesas impressionantes, daquelas que dão o prenúncio das grandes injustiças. Mas no futebol não existe justiça. Ganha aquele que faz gol. A Seleção Brasileira não fez. E, quando teve chance de marcar, errou feio. A alegação do campo ruim também não dá para ser atribuída, por conta que a Seleção Paraguaia converteu os pênaltis que precisava.
     Para os torcedores brasileiros fica a preocupação. Pesou a camisa para os “meninos craques?” Como, por exemplo, Ganso. Teve alguns momentos de deixar o companheiro na cara do gol, mas foram poucos. Não querendo comparar, mas, comparando, é a mesma situação para os torcedores gremistas. Ou seja, se o Douglas jogar, o Grêmio vai bem. Se for o contrário, nada se cria.
     Na Seleção Brasileira foi assim praticamente em todos os jogos. Na primeira fase, em três jogos, dois empates e uma vitória. No mata-mata, derrota nos pênaltis. Claro que o culpado não é só o Ganso. Mas, sim, o time todo. Na verdade, faltou time.
-x-
     Pior que a Seleção Brasileira, foi a anfitriã Argentina. Não passou pelo Uruguai. Agora a celeste azul é a grande favorita em vencer a competição. Nas semifinais vai enfrentar o Peru. A outra semifinal será entre Paraguai x Venezuela.

Genoma colorado
     Os confrontos das categorias de base do núcleo de Arroio dos Ratos e Butiá do Campeonato Regional Genoma Colora foram cancelados por conta das chuvas. As partidas seriam realizadas no último sábado, no campo do Estrela. Se não chover durante a semana (a previsão diz o contrário) os confrontos das categorias mirim, infantil e juvenil, acontecem sábado.

Municipal de Charqueadas
     Em conversa com o presidente da LIFAC, Elíi Pahani, o Campeonato Municipal de Charqueadas deverá começar na primeira semana de agosto. Segundo o presidente, ainda falta acertar documentação entre o Poder Executivo e a Liga. Em relação a competição, as dez equipes da Série Ouro e as doze equipes da Série Prata já estão definidas. Na Série Ouro serão todos contra todos. Na Série Prata, haverá duas chaves. Na chave A estão: Schalke 04, AUMJ, Velez, LDU, Ouro Negro e Kaiamba. Na chave B estão: Jeronima, Ranger/SPN, Duracel, Arsenal, Zenit e Ponche Verde.

JERGS
     O município de Butiá vai sediar duas modalidades na fase de Coordenadorias dos Jogos Estudantis do Rio Grande do Sul – JERGS 2011. O futebol de campo será disputado nos dias 4, 12 e 16 de agosto, nos campos do Butiá, do Brasil e do Farroupilha. O Handebol será disputado nos dia 9, 10 e 11 de agosto no Ginásio Municipal Gastão Hoff e no Butiá Tênis Clube.

Clube do Xadrez
     A escola Maria de Lourdes de Charqueadas oportuniza aos alunos um espaço para a prática de Xadrez. O Clube de Xadrez, como foi denominado pelos próprios alunos, realizou a eleição para a diretoria através do voto. Alunos, professores e funcionários da escola participaram da eleição. Foram 274 eleitores. Com 147 votos, venceu Marina Cabral. O Clube de Xadrez vai representar a Escola na etapa regional de Xadrez dos JERGS. Também receberam votos: Igor Guterres (60 votos), Vitória Machado (36 votos), Thais Santos (29 votos) e 2 votos nulos.

Definidos os classificados da Chave A

JOGOS DO SESI

     A etapa municipal de Futsal dos Jogos do Sesi, em Charqueadas, definiu os dois classificados às semifinais da Chave A.
     A última rodada aconteceu no sábado, 16, no ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos. No primeiro confronto, a GKN perdeu para a Bellagres por 4 a 2. Os gols da Bellagres foram marcados por Thiago Franco (2) e Rafael Lopes (2). Para a GKN marcaram Lucian Ramos e Rodrigo.
     Logo depois, a E.M.S enfrentou a New Free e venceu por 6 a 2, com gols de Rangel (3), Willian (2) e Sérgio. Anderson descontou duas vezes.
     Com os resultados as três empresas: GKN, E.M.S e Bellagres terminaram a primeira fase empatadas com 6 pontos. O primeiro critério de desempate (confronto direto) não cabe para três equipes. Então, as duas vagas foram decididas no segundo critério (menor número de gols sofrido). Na primeira fase, a Bellagres sofreu 10 gols. A GKN sofreu 11 gols. E, a E.M.S sofreu 12 gols.
     A Bellagres terminou em primeiro e a GKN terminou em segundo lugar.

Chave B
     Amanhã, no ginásio do Sindicato dos Metalúrgicos, serão definidos os classificados da Chave B. No primeiro confronto, às 19h, a Gerdau enfrenta a JGB. Logo depois, a Votorantim/Tractebel enfrenta a Multilab.
     Gerdau e Multilab dividem a liderança da Chave com 4 pontos. A Votoran tem 3 pontos. E JGB não tem pontos.

Foto: Renato Miller Silva 
GKN, de Fabio (11) e Julio (9) perderam para a Bellagres, mas ficaram com a segunda vaga da  chave A

Quarta – 20/7 – 19h
Chave B
JGB x Gerdau
Votoran x Multilab

Goleadores
7 gols
Finfa (E.M.S.)
6 gols
Rafael Lopes (Bellagres)
5 gols
Vagner (Gerdau)
Rangel (E.M.S.)
Fabiano (Multilab)
Helinho (Multilab)

Futsal começa sábado

MUNICIPAL

     A Equipe de Desporto, Turismo e Cultura (EDTC) de Butiá prepara o Campeonato Municipal de Futsal. A abertura da competição acontece neste sábado, 23, no Ginásio Municipal Gastão Hoff.
     A competição vai reunir doze times, divididos em duas chaves. Na primeira fase, os times jogam entre si, dentro das respectivas chaves. Os dois melhores de cada chave estão classificados para a segunda fase. Para os demais times, será feito um sorteio para a disputa de uma repescagem, confronto único de mata-mata. Os quatro vencedores passam para a segunda fase, que será dividida em duas chaves de quatro times.
     Disputam a competição na chave A: Alternativa, F 11, Trianon, Shalaça, Tazay e Dinamo. Na chave B, estão: On Line, Castilhanos, Vila Julieta, Villas, Drogabel e Palermo.

Muito equilíbrio na disputa da Série Ouro

COPA DE INVERNO

     A Série Ouro da Copa Inverno de Futsal, em General Câmara, tem seis participantes. Cinco disputam as vagas para as semifinais. Após a realização da segunda rodada do returno, a disputa está muito equilibrada. A ponta da tabela está dividida entre Cachoeirinha e Aroma. Vantagem para o Cachoeirinha no confronto direto. As demais posições estão divididas entre Arambaré, Arsenal e Mak. O Arsenal tem o melhor saldo de gols. Na Série Prata, o Mariante assumiu a liderança.

Série Prata
     A 12.ª rodada foi aberta com o confronto Mariante e Black Show. A vitória foi do Mariante por 7 a 4, com gols de Willian (3) Jeferson (2), Iago e Josinei. Para o Black Show, que ainda não somou pontos, marcaram Gabriel, Paulo, Marcio e Luciano.
     Logo depois, a equipe B do Cachoeirinha somou os três primeiros pontos ao vencer o Águia Azul por 4 a 0, com gols de Rodrigo, Nelson, Gilson e Luciano.

Série Ouro
     Os dois confrontos da Série movimentaram a noite de sábado, 16. As redes balançaram 29 vezes. No primeiro confronto, o Arsenal não tomou conhecimento da equipe do Mak e aplicou 8 a 1, com destaque para Rick, que marcou 4 vezes. Os demais gols foram marcados por Jean, Luis Paulo, Willian e Jonathan. Para o Mak, Weslei descontou.
     No segundo confronto, outra chuva de gols. No total foram 20. Mas a partida foi equilibrada. A equipe Cachoeirinha enfrentou o Arambaré. A vitória foi do Cachoeirinha por 11 a 9. Os gols foram marcados por Rafael (3), Lucas (3), Alexandre (3), Bruno e Emerson. Para o Arambaré marcaram Alexandre (4), Igor (3), Rodrigo e Carlos.

13ª rodada
     Hoje à noite, a partir das 19h30min, no Ginásio Municipal Tancredo Neves Pereira, acontece a 13ª rodada, com três partidas. Pela Série Prata, a Barbearia RK enfrenta a equipe do ACF. Depois, o Barcenlona enfrenta a Barbearia do Acélio. Pela Série Ouro, o Arsenal vai enfrentar o Aroma. Confronto que abre a terceira rodada do returno. No primeiro turno, o Aroma venceu pelo escore de 5 a 1.

12.ª rodada
Mariante 7 x 4 Black Show
Cachoeirinha B 4 x 0 Águia Azul
Arsenal 8 x 1 Mak
Arambaré 9 x 11 Cachoeirinha

Goleadores
Série Ouro
11 gols
Rodrigo (Arambare)
10 gols
Rafael (Cachoeirinha)
8 gols
Guilherme (Aroma)
Rudi (Mak)
7 gols
Eduardo (Aroma)
Bruno Chika (Cachoeirinha)
Igor (Arambare)
Henrique (Arsenal)

Série Prata
13 gols
Willian (Mariante)
12 gols
Nelson (Cachoeirinha B)
7 gols
Alesander (Amaropolis)
Handell (Barb. RK)
Jeferson (Mariante)

13.ª rodada – 19/07
Terça-feira – 19h30m
(P) Barbearia RK x ACF
(P) Barcenlona x Barb. Acelio
(O) Arsenal x Aroma

Jogos da segunda fase serão aos domingos

BUTIÁ TÊNIS CLUBE

     Em reunião realizada na última quinta-feira, 14, a organização do 27º Campeonato Interno de Futsal do Butiá Tênis Clube decidiu que os jogos da segunda fase serão disputados aos domingos. Na reunião também foi feito o sorteio da primeira rodada desta fase.
     No domingo, 17, foram disputados cinco confrontos. A equipe do Hermanos ficou de folga.

Série Prata
     A primeira rodada da série Prata teve a vitória do Nem Queria sobre o Pakéras por 4 a 1. Os gols foram de Anderson (2), Vinicius e Lucas. O gol de honra foi de Guilherme.
     No segundo confronto, a equipe On Line venceu o Dynamo por 5 a 3, com gols de Ian (2), Samuel, Gilnei e Tales. Os gols do Dynamo foram  marcados por Bruno (2) e Robson.

Série Ouro
     A primeira rodada da Série Ouro teve a vitória do Palermo sobre o Castilhano por 4 a 1, com gols de Willian (2), Bruno e Luis. Leonardo descontou.
     Depois o Trianon venceu o Shalaça também por 4 a 1, com gols de Rafael Job e Elber duas vezes cada. O gol do Shalaça foi marcado por Rafael.
     Mas o confronto Alternativa e F 11/Chopão teve problema de agressão. O confronto estava 2 a 1 para o Alternativa, quando faltava 4 minutos para terminar, a arbitragem marcou uma falta para o F 11, que seria tiro livre direto. Segundo informações, o atleta do Alternativa que cometeu a falta reclamou e recebeu cartão amarelo. Porém, o atleta Rafael Colovini, do Alternativa, não gostou da forma que o árbitro teria se dirigido para o colega de time e, de forma acintosa, empurrou o árbitro. Foi expulso. Após a expulsão, segundo a súmula do jogo, o atleta teria dado um pontapé no árbitro. Com isto, a arbitragem encerrou a partida por falta de segurança.
     A organização da competição vai se reunir hoje para avaliar a situação.

Segunda fase
1.ª rodada
Série Ouro
Trianon 4 x 1 Shalaça
Castilhanos 1 x 4 Palermo
Alternativa 2 x 1 F 11/Chopão*

Série Prata
Nem Queria 4 x 1 Pakéras
On Line 5 x 3 Dynamo
*Não encerrado

La Barca larga com vantagem na final

TAÇA MAURY GILBERTO SOARES
Sexta-feira acontece a primeira partida da final dos veteranos

     O futsal ratense está na hora decisiva. As partidas finais das categorias Mirim e Infantil não foram realizadas na quinta-feira passada, 14. Segundo a organização do campeonato, os confrontos entre Alvinegro e Degas vão acontecer na quinta, 21.
     Na Taça Maury Gilberto Soares de Futsal, na Sociedade Última Hora, em Arroio dos Ratos, a primeira partida da final, entre La Barca e Drogabel, foi realizada domingo, 17. A partida teve o domínio do La Barca. Mas foi a gurizada do Drogabel que marcou primeiro. Aos 8 minutos, Guilherme abriu o escore. Mas, aos 11 minutos, Bernardo marcou o gol de empate. A virada veio aos 17 minutos, com um golaço por cobertura marcado por Bernardo. Na segunda etapa, Marlon ampliou o escore aos 2 minutos. Neco marcou mais um gol aos 14. E Mauricio fechou o placar em 5 a 1, aos 19 minutos.
     O jogo de volta vai ocorrer no dia 30. O La Barca joga por um empate para ser campeão. Na disputa do 3º lugar, o SNA aplicou 12 a 1 no Chapecó, com gols de Jonas (6), Cesar (4) e Fabio (2). Gustavo descontou.

Veteranos
     No campeonato regional de Veteranos, na sexta-feira, 15, aconteceu o jogo de volta das semifinais. No primeiro confronto, o Central precisava de um empate no tempo normal. Mas acabou perdendo para o Sport/Carsul por 4 a 3. Paulo, duas vezes, Marco e Luis Alberto marcaram os gols. Edmilson, duas vezes e Luis Fernando marcaram os gols do Central. A partida foi para prorrogação. E a vantagem do empate mudou para o Sport/Carsul, por ter melhor campanha. Após 10 minutos, o empate de 0 a 0 classificou o Sport/Carsul.
     No segundo jogo, entre Real Beer e AFCEEE, quem vencesse estaria classificado, já que o primeiro confronto terminou empatado. A AFCEEE abriu o placar com João Batista. Mas Gilberto empatou. Na segunda etapa, Belinho e Zeno marcaram os gols da vitória da AFCEEE por 3 a 2 e garantiu a vaga. Gilberto ainda descontou.
     A primeira partida da final veterana será disputada nesta sexta-feira.

Fotos: Renato Miller Silva
O goleador Alef (chutando a bola), do Drogabel, bem que tentou furar a marcação forte imposta por Mauricio (11)

Marlon, camisa 10, marcou o 3º gol do La Barca na primeira partida da final da Taça Maury Gilberto Soares


Galeria de fotos





Seis equipes lutam por vagas as semifinais

15.ª TAÇA DE FUTSAL
Auto Sul/Paredão é o primeiro classificado. Rodadas teve 112 gols marcados

     Quem já previa um campeonato equilibrado no Clube do Comércio acertou. A 15ª edição da Taça de Futsal tem uma equipe classificada para as semifinais da Série Ouro e seis equipes lutando por outra vaga.    Na Série Prata, seis equipes lutam pelas duas vagas nas semifinais, após os resultados da 7.ª rodada, disputada no domingo, 17.
     Na Série Ouro, o Auto Sul/Paredão confirmou a classificação com duas rodadas de antecedência. Está invicto e com 100% de aproveitamento. Barra FC, Manchester, Ferro Carril/Radar, CSKA/Fag, Unidos do Abrigo e Sporting/Avenida brigam pela segunda vaga nas semifinais.
     Na Série Prata, UBF/Agro Dica, Conde, São Paulo, Barra B, Getafe e Gaúcho disputam as duas vagas as semifinais.

7ª rodada
     O público que prestigiou os dez confrontos da 7ª rodada teve bons atrativos para permanecer dentro do ginásio do Clube do Comércio das 14hs até às 23 horas. A roda teve o maior número de gols marcados. As redes balançaram 112 vezes. Alguns confrontos foram decididos nos últimos dois minutos.
     Os goleadores também se destacaram. Eduardo Rocha, do Manchester, marcou sete gols e assumiu a artilharia da Série Ouro com 16 gols marcados. Nos outros dois confrontos decisivos da Série, destaque para Helinho (Barra FC) e Felipe Ávila (Ferro Carril). Cada um marcou cinco gols. Outro destaque foi Wladimir Ferreira (Unidos) que marcou quatro gols.
     O melhor ataque da Taça é do Auto Sul/Paredão com 56 gols marcados. O pior ataque é do ARC com apenas 17 gols marcados. A melhor defesa está dividida entre UBF/Agro Dica e São Paulo, que sofreram 19 gols. A pior defesa é do ARC, que já tomou 66 gols.

Série Prata
     Os resultados da 7ª rodada da Série Prata embolaram a briga pelas duas vagas nas semifinais. Na abertura da rodada, o UBF/Agro Dica venceu o Olympiakus por 11 a 4 e assumiu a liderança no critério saldo de gols. Michel marcou 4 gols. Luis Henrique – Rick marcou 3 gols. Vinícius Signor e Felipe Nunes, duas vezes cada, completaram o escore. Para o Olympiakus Gustavo Miller (2) e Guilherme (2) marcaram.
     O resultado surpreendente da rodada foi a derrota do Gaúcho para o lanterna ARC, por 5 a 4. O ARC chegou a fazer 5 a 2, com gols de Felipe (3) e Jefrey. No final do jogo, Tiago Rocha marcou dois gols, mas não evitou a derrota. Siro e Dieison também marcaram gols para o Gaucho.
     O Youngers marcou a terceira vitória consecutiva e foi de virada. Após empate em 1 a 1 no primeiro tempo, Luis Carlos para o Youngers e Filipe para o Getafe, Maicon fez o gol da virada aos 2 minutos da segunda etapa. O gol de empate foi marcado por Luis Carlos, aos 10. Aos 14, Diego Nilton marcou o gol da virada para o Youngers. O Getafe empatou com Diego Miller. Mas, no final, com dois gols de Geison e um de Thiago, o Youngers confirmou a vitória por 6 a 3. Vladimir (Youngers) e Marcelo (Getafe) foram expulsos.
     O Barra FC entra na disputa por uma vaga às semifinais, após vencer o Atlético por 7 a 3. Guilherme Chiká (3), João Antonio, Leonardo, Fabio e Iuri marcaram os gols. Rodrigo Conceição (2) e Emerson Chananeco descontaram.
Foto: Renato Miller Silva
Barra B (Bordo) venceu o Atlético

     Fechando a rodada, o Conde não deu chances para o então líder São Paulo. Com marcação forte, a equipe comandada por Emanuel e Claudio chegou abrir 6 a 0 e fechou o placar em 7 a 3, com gols de Jonas (2), Renato (2), Alexsander (2) e Isaias. Os gols do São Paulo foram marcados por Alexsandro (20 e Gabriel.

Série Ouro
     Tirando o Auto Sul/Paredão, que conquistou a classificação após vencer o UBF/Manu’s Bar por 6 a 3, com gols de Felipe Bolão (3), Tainã, Samuel e Jonathan, seis equipes lutam pela segunda vaga. Davi marcou os gols do UBF.
     O Sporting/Avenida voltou a vencer. Com dois gols de Jackson e um gol de Edson, o Sporting fez 3 a 1 no América. Ricardo descontou.
     O Manchester, do goleador Eduardo Rocha, venceu o Arsenal/V8 por 10 a 4. O goleador marcou 7 gols. Jonas, Marcos Vinicius e Luis Henrique completaram o escore. Ricardo Vieira, Sérgio, Marcio e Joel descontaram.
     Os confrontos mais emocionantes foram no final da noite. O Unidos do Abrigo enfrentou o CSKA/Fag. O jogo foi marcado pelas viradas. Wladimir abriu o placar aos 40 segundos para o Unidos. Willian empatou aos 5 e Juliano virou o escore aos 6. Wladimir, com dois gols, aos 9 e 11, empatou e virou o escore a favor do Unidos. Aos 15, William empatou. Na segunda etapa Lucas Ramazzini colocou o CSKA em vantagem, aos 5. Tainan empatou aos 11. Wladimir fez o gol da virada aos 17. Mas, no minuto seguinte, Lucas Ramazzini empatou o jogo. E a última virada foi 30 segundos depois, com um gol de Willian. No final, CSKA venceu por 6 a 5.
     Fechando a rodada, Barra FC e Ferro Carril/Radar proporcionaram o jogo mais emocionante do Taça. Nos últimos dois minutos saíram 6 gols. A história do jogo foi como uma caçada e com duas partes inteiramente iguais. Ou melhor, quase iguais. O Barra abriu o jogo pressionando a marcação. Nos primeiros minutos, o Ferro Carril sentiu e o goleiro Hilton já demonstrava que seria um dos destaques do jogo. Os outros dois destaques foram Felipe Ávila e Helinho. Dunda abriu o placar aos 3 minutos. Aí começou a história. O Ferro Carril empatou com Castor aos 8 minutos. Depois virou o jogo com gols de Castor e Anderson Pereira, aos 15 e 16 minutos. O Barra foi na busca do empate com Fagner e Peterson. Três a três no primeiro tempo. No segundo tempo, Fagner colocou o Barra na frente, logo aos 2 minutos. Felipe Ávila empatou aos 3, virou o placar aos 7 e Castor ampliou aos 11. Ferro Carril 6 a 4. Helinho marcou dois gols aos 12 minutos e empatou o jogo. Anderson e Felipe Ávila marcaram mais dois gols para o Ferro, aos 13 e 15. Dunda, aos 18 e Helinho, 15 segundos depois, empataram a partida em 9 a 9. O jogo parecia ir para o final empatado, quando Felipe Ávila fez jogada individual faltando 20 segundo para terminar e colocou o Ferro Carril em vantagem: 10 a 9. Mas, na saída de bola do Barra, Dunda passou para Helinho, que se livrou da marcação e fez o gol de empate, faltando 15 segundos: 10 a 10. Mas o jogo não acabou. No ataque seguinte, o ferro Carril perdeu a bola e Dunda chutou. O goleiro Hilton fez grande defesa para escanteio. Helinho cobrou rapidamente para o meio da área, onde entrava Fagner. Faltando 4 segundos, ele chutou forte e fez o gol da vitória do Barra.

Foto: Renato Miller Silva
São Paulo (camisa tricolor) perdeu  para o Conde e caiu para a terceira posição

7.ª rodada
(P) Olympiakus 4 x 11 UBF B
(P) Gaucho 4 x 5 ARC
(P) Getafe 3 x 6 Youngers
(O) Arsenal/V8 4 x 10 Manchester
(O) América 1 x 3 Sporting/Avenida
(P) Atlético 3 x 7 Barra B
(P) Conde 7 x 3 São Paulo
(O) Unidos 5 x 6 CSKA/Fag
(O) Auto Sul/Paredão 6 x 3 UBF/Manus Bar
(O) Barra FC 11 x 10 Ferro Carril/Radar

Goleadores
Série Ouro
16 gols
Eduardo (Manchester)
15 gols
Bruno Chiká (Auto Sul)
13 gols
Felipe Rosa(Auto Sul)
11 gols
Felipe Avila (Ferro)

Série Prata
15 gols
Luis Gustavo (Youngers)
11 gols
Tiago Rocha (Gaucho)
Rick (UBF B)
10 gols
Alexsander Jr (Conde)

8.ª rodada – abertura
Domingo - 24/7– 18h
(P) – Olympiakus x Conde
(P) – Gaucho x UBF B
(O) – Arsenal/V8 x Sporting/Avenida
(O) – América x Ferro Carril/Radar
(O) – Unidos x Barra FC

8.ª rodada – complemento
Domingo – 31/7 – 18h
(P) – Youngers x ARC
(P) - Atlético x São Paulo
(P) – Getafe x Barra B
(O) – UBF/Manus Bar x CSKA/Fag
(O) – Auto Sul/Paredão x Manchester