terça-feira, 13 de março de 2012

Luis Cesar Leite assume o nono mandato e cobra repasse de recursos

COREDE CENTRO-SUL

Renato Miller Silva
     O Corede Centro Sul realizou uma assembleia na sexta-feira, 9, no auditório da Ulbra São Jerônimo. A assembleia oficializou as datas da Consulta Popular 2012 e a posse simbólica da nova Diretoria Executiva, que terá como presidente Luis Cesar Leite pelos próximos dois anos. A eleição ocorreu no mês de dezembro passado, em Tapes.
     Na pauta da assembleia mensal, o coordenador regional da Secretaria Estadual do Planejamento, Jorge Machado, anunciou as datas para a Consulta Popular. O prazo para a audiência pública regional será até o dia 30 de abril. Porém, nesta assembleia, o presidente Leite já marcou a audiência pública regional, que será no dia 19 de abril, em Camaquã.
     As audiências públicas municipais deverão ser realizadas até o dia 31 de maio. E a Consulta Popular, este ano, será no dia 4 de julho. Jorge Machado destacou que o governo do Estado antecipou a Consulta Popular devido às eleições municipais.
     Machado destacou ainda que o governo do Estado pretende discutir algumas demandas municipais e regionais com o Corede. Para tanto, está preparando uma equipe que vai participar ativamente das audiências públicas.
     O presidente Luis Cesar Leite disse que todos os anos é assim. O governo diz que vai participar, dá sugestões e anuncia os valores para as demandas uma semana antes da Consulta Popular. Aproveitando a presença do vice-governador, Beto Grill, Leite solicitou que as demandas da Consulta Popular fossem quitadas.O Corede Centro Sul ainda tem a receber em torno de R$ 7 milhões referentes aos últimos oito anos.
     Leite também agradeceu aos coredianos, que lhe reconduziram para o nono mandato à frente do Corede Centro Sul. Além do vice-governador, a assembleia teve a presença dos prefeitos Marcelo Schereinert, de São Jerônimo, e José Hélio Cifuentes, de Arroio dos Ratos, presidente do Legislativo de São Jerônimo, Márcio Pilger, vereadores de Tapes e presidentes dos Comudes regionais.

Foto: Renato Miller Silva
Luis Cesar Leite (ao microfone) diz que o Estado deve R$ 7 milhões ao Corede Centro Sul

Vice-governador Beto Grill cumpre agenda na Região

REGIONAL

Renato Miller Silva
      O vice-governador do Estado, Jorge Alberto Duarte Grill, o Beto Grill, esteve participando da posse da Diretoria Executiva do Corede Centro Sul, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em São Jerônimo, na sexta-feira, 9, pela manhã.
     Em sua manifestação, Beto Grill destacou que sabe das dificuldades que se tem para desenvolver qualquer projeto, seja na vida pública ou privada. Mas está otimista e a perspectiva a médio prazo com relação ao Estado do Rio Grande do Sul é muito favorável. Por determinação do governador Tarso Genro, e por vontade pessoal, tem cumprido uma vasta agenda e ouvido lideranças dos sindicatos dos trabalhadores, sindicatos rurais, associações industriais e comerciais, associações de prefeitos e vereadores, universidades e rscolas para buscar soluções que atendam o povo gaúcho.
     Em entrevista exclusiva ao jornal Portal de Notícias, Beto Grill falou da satisfação de estar na Região Carbonífera, rever amigos e participar do esforço que todos estão fazendo para criar as condições adequadas para a Região se desenvolver, de acordo com suas potencialidades.
     “Na próxima sexta-feira, quando o governo do Estado estará em São Jerônimo, na 14ª Interiorização, estaremos instalando o programa de combate a desigualdade regional da Região Centro Sul. Nós temos um trabalho muito forte, no sentido do desenvolvimento deste Estado. E este desenvolvimento tem que ser com o combate das desigualdades sociais e o combate das desigualdades regionais. Tanto que fizemos uma avaliação a partir dos planos estratégicos dos Coredes e identificamos nove regiões que estão com o crescimento abaixo da média. Dentre estas regiões, a Centro Sul e a Carbonífera estão inseridas. Já instalamos o programa no alto da serra de Botocaraí, já que é a região de menor índice de desenvolvimento econômico. E, na próxima sexta-feira, vamos lançar o programa na Região Carbonífera e Centro Sul.
Estamos trabalhando e acreditando que o Estado vai dar a resposta adequada. Estamos intervindo nas obras de ligação asfáltica. Trabalhando na duplicação da BR 116 e da BR 290. Estamos comprometidos completamente com a construção da ponte do Rio Jacuí, que é tão importante para o desenvolvimento desta Região. A política do carvão é uma das nossas prioridades. Trabalhar a diversificação de outras bases, não só o carvão. Estimular a agricultura familiar. Estimular a industrialização. Felizmente, a partir de um trabalho do prefeito Davi Gilmar, em conjunto com os demais prefeitos da Região, estamos vendo uma nova realidade. Esta Região está se transformar para melhor. Isto se deve ao esforço de muitas pessoas que acreditam neste potencial”.
     Perguntado sobre a luta a favor do carvão, que não se tem as garantias do ingresso na matriz energética, Beto Grill disse:
     “Não temos a garantia. Mas nós avançamos nas negociações. Conseguimos, com o esforço coletivo, fazer com que a presidente Dilma, que tem em principio uma certa rejeição com o carvão, determinasse que os ministros e o chefe da Casa Civil nos recebesse e autorizasse que o grupo de trabalho e os técnicos avaliassem a situação. Temos a convicção que não podemos conviver com esta injustiça. O carvão foi o grande motor da economia e fonte de energia nos últimos 50 anos. Que fez os países do primeiro mundo, países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Europa como um todo e China, crescessem e se desenvolvessem quando o carvão poluía o meio ambiente. Agora, que temos condições técnicas de não causar prejuízos e garantia de energia com o carvão mineral e, ao mesmo tempo, sabemos que vai dobrar a matriz energética no mundo, nós, aqui, queremos aumentar em apenas 2% a matriz energética. Então, é uma injustiça e nós estamos trabalhando para superar os obstáculos e valorizar esta região e Candiota. Além disto, existem empresários e iniciativa privada que querem investir no carvão. Ainda não nos contentamos com este resultado. Não vencemos a luta, mas não nos entregamos. Entendemos que o carvão é muito importante”.
     Após participar da posse da diretoria do Corede Centro-Sul, em São Jerônimo, o vice-governador, Beto Grill, esteve em Charqueadas. No município, ele vistoriou o canteiro de obras da Iesa Óleo e Gás. A empresa, com sede no Rio de Janeiro, é especializada em projetos de engenharia, construção e montagens de plataformas de petróleo, com forte atuação neste segmento no Brasil. No Estado, a companhia fabricará módulos para as plataformas que serão construídas no Polo Naval de Rio Grande. 
     Acompanhado pelo prefeito Davi Gilmar Souza, Grill verificou o andamento da construção de uma das docas que será utilizada no carregamento das plataformas transportadas para o Porto de Rio Grande pelo Rio Jacuí. A unidade será construída em uma área de 350 mil m² e poderá gerar, quando entrar em operação, 1,2 mil empregos diretos. Em julho de 2011, a Fepam concedeu Licença de Instalação (LI) à Iesa para o início das obras, permitindo que a empresa comece suas operações em prazo hábil para participar de licitações da Petrobras.
     Também no município, o vice-governador visitou o Parque Municipal de Eventos, onde ocorria o 23º Rodeio Estadual e 8º Rodeio Internacional de Charqueadas. Beto Grill acompanhou a realização de provas de tiro de laço e participou de almoço oferecido por lideranças locais. Na oportunidade, ressaltou a qualidade do evento e a participação maciça da comunidade.
"Sou de uma região onde o tradicionalismo é muito forte, mas tenho que parabenizar os realizadores do rodeio pela grandiosidade e organização", afirmou.

foto: Renato Miller Silva
Vice-Governador Beto Grill concede entrevista exclusiva

Fala Ziba

Novo Grêmio
     Parece que o técnico Vanderlei Luxemburgo encontrou o time do Grêmio sem a presença de Marquinho na equipe e com três volantes. Ah! Mas alguns poderão dizer que o Celso Roth escalava três volantes e todo mundo chamava-o de retranqueiro. Inclusive eu. Mas com os atuais três volantes, o Grêmio ataca em bloco. Fernando, Souza e Léo Gago são volantes ofensivos. Deu certo no último gre-Nal. Deu certo na goleada sobre o Novo Hamburgo. É a grande aposta. Mas qual é a segunda opção? Esta deve ser a pergunta para ser respondida depois.

Libertadores
     O Inter entra em campo hoje pela terceira rodada do primeiro turno da Taça Libertadores da América. O colorado enfrenta o The Strongest, da Bolívia. A vitória é necessária para o time gaúcho. Primeiro por jogar no Beira-rio. E, segundo, pela situação na tabela. Com uma vitória e uma derrota, o Colorado está em terceiro lugar do grupo e poderá decidir a vaga fora de casa, já que no returno, jogará duas vezes fora.

SESI
     A Unidade de Lazer do Sesi de Charqueadas realizou, ontem à noite, a reunião preparatória para o Campeonato de Futebol Sete Livre das empresas. O calendário prevê que a competição inicie no próximo dia 24 de março.

Futebol de campo
     A diretoria do Palmeiras já está providenciando os convites para a 3ª Edição da Copa Palmeiras de Futebol de Campo. Nas duas primeiras edições, quatro equipes participaram do certame. Neste ano, Adão Sagini projeta oito times. Seis equipes já estariam convidadas. A reunião deve acontecer no meio desta semana. A ideia é iniciar a competição na primeira quinzena de abril.

Futebol Sete no Iate
     Também no meio desta semana, a diretoria do Iate Campestre Clube pretende realizar a primeira reunião para o Campeonato Aberto de Futebol Sete. A competição será de força livre e veteranos (quarentão).

Prestigiando
     Ex-jogadores estão prestigiando as rodadas da Copa Palmeiras de Futebol Sete. Coincidentemente, os atletas fizeram parte de grandes clubes de São Jerônimo. O zagueiro Canhão e o lateral Urso agora são comentaristas. Além disso, Mineiro faz os comentários da arbitragem.

Definidos os classificados da Série Ouro

GENERAL CÂMARA – COPA VERÃO
Resta apenas uma vaga para ser definida nas quarta de final da Série Prata

     A Copa Verão de Futsal em General Câmara está chegando a sua hora decisiva. Os semifinalistas da Série Ouro já estão decididos. Na Série Prata, resta definir uma vaga do grupo 2 nas quartas de final. O confronto será hoje, entre União e Juventus. Quem vencer estará classificado. O empate serve para o União.

Série Ouro
     A Série Ouro já tem os quatro semifinalistas. Com a vitória da Barbearia do Acélio sobre o Mak, por 2 a 0, gols de Rudi e Márcio, os confrontos ficaram definidos. Assim, o confronto de hoje, entre Cachoeirinha e Amarópolis será para cumprir tabela. Mesmo que a equipe do Cachoeirinha vença seu adversário, empatara em pontos com o Mak, mas perde no confronto direto. O Aroma, que ficou em primeiro lugar da fase de classificação vai enfrentar o Mak, quarto colocado. O Arambaré, segundo colocado, enfrenta a Barbearia do Acélio, que ficou em terceiro.

Série Prata
     Na Série Prata, além do confronto que decide a última vaga do grupo 2, tem o confronto do grupo 1, ACF e Mariante. O ACF não perde o segundo lugar do grupo, mesmo vencendo o confronto. Vai ficar com o mesmo número de pontos que o Águia Azul, mas perde no confronto direto. Se perder o confronto, fica com o mesmo número de pontos que o Néfens, mas vence no confronto direto. Assim, o grupo 1 está decidido. Em primeiro lugar fica o Águia Azul, em segundo o ACF, em terceiro o Néfens e em quarto colocado o Amarópolis B.
     No sábado, 10, o Barcenlona fez o primeiro ponto no campeonato, ao empatar com o Paqueras em 4 a 4. Thiago (2), Ariel e Luis Fernando marcaram os gols do Barcenlona. Michael e Vinicius marcaram duas vezes cada para o Paqueras. No outro confronto, o PCC venceu o Penharol RK por 1 a 0. A equipe do Penharol RK entrou em quadra apenas para cumprir a tabela.

14ª rodada
Paqueras 4 x 4 Barcenlona
PCC 1 x 0 Penharol RK
Barbearia do Acélio 2 x 0 Mak

Goleadores
Série Ouro
14 gols
Felipe Castor (Arambaré)
11 gols
Douglas (Aroma)
8 gols
Rudi (Barb.Acélio)

Série Prata
13 gols
Tiago Josué (Águia Azul)
Tainã (Paqueras)
10 gols
Willian (8 Amigos)
9 gols
Rick (8 Amigos)
Jader (União)

15ª rodada – 19h30min
Terça-feira, 13/03
(P) Mariante x ACF
(P) União x Juventus
(O) Cachoeirinha x Amarópolis

Diretoria e times decidem prorrogar o início da competição

SÃO JERÔNIMO – 16ª TAÇA DE FUTSAL
     A diretoria do Clube do Comércio, com o apoio dos dirigentes das equipes participantes da 16ª edição da Taça de Futsal decidiram pela prorrogação, por mais uma semana, da abertura da competição. A segunda reunião aconteceu ontem à noite no salão nobre do Clube do Comércio. Na reunião, também ficou decidido o prazo para o pagamento da inscrição com desconto. Este prazo será até segunda-feira, 19. Os clubes interessados no desconto pagarão R$ 350. Quem não estiver interessado no desconto pode pagar a inscrição de R$ 400 até o dia 26. A competição vai iniciar no dia 1º de abril.
     Ontem, oito times da Série Ouro pegaram ficha de inscrição. Auto Sul, UBF, Conde, CSKA, Manchester, Ferro Carril, Barra e Sporting. A equipe do Unidos do Abrigo e Power G não confirmaram participação. A definição para a disputa vai até a próxima segunda-feira. Caso algumas equipe da Série Ouro não confirme a participação, a diretoria vai cumprir o regulamento, ou seja, a equipe e os atletas nela inscrita não poderão participar de competições dentro do clube por dois anos.
     Na Série Prata, até o momento, onze times haviam confirmado a participação.

Foto: Renato Miller Silva
Presidente Marcelo (E), Lico (C) e Carlos Eduardo (D) falaram com os representantes dos times sobre o início da Taça

Definidas as semifinais da Copa Palmeiras

SÃO JERÔNIMO – FUTEBOL SETE
     Já estão definidos os confrontos semifinais da Copa Palmeiras de Futebol Sete, em São Jerônimo, que acontecem no domingo, 18. As partidas decisivas serão disputadas no Complexo Esportivo do Palmeiras. O primeiro jogo será Jeromina (segundo colocado) contra Palmeiras B (terceiro colocado), às 16h30min. Logo depois, o segundo jogo será Palmeiras A (primeiro colocado) contra Atlético (quarto colocado).
     Os confrontos semifinais foram decididos na última rodada da fase de classificação, realizada domingo, 11. Três jogos estavam marcados. Mas o confronto entre Palmeiras B e Independente não aconteceu porque o Independente não compareceu em campo, caracterizando o WO a favor do Palmeiras B. Com isto, a equipe comandada pelo Marrom, terminou a primeira fase em terceiro lugar.

Palmeiras fica em primeiro
     O time A do Palmeiras ficou em primeiro lugar da fase de classificação após vencer o Jeromina por 2 a 0. Os gols foram marcados no segundo tempo. Na etapa inicial, o Jeromina, que sustentava a ponta da tabela teve mais chances. Foram três oportunidades claras de gol desperdiçadas por Finfa, Josué e Luciano. O Palmeiras teve uma chance de abrir o marcador. Diones cobrou uma falta e Maninho fez grande defesa. Na segunda etapa, o Palmeiras começou melhor. Logo aos 4 minutos, Rafael fez jogada individual e arriscou o chute a gol. A bola bateu em Jonas e entrou no cantinho. Palmeiras: 1 a 0. Após o gol, o Palmeiras passou a administrar a posse de bola. A equipe do Jeromina não conseguiu trocar passes. Nem mesmo as mudanças fizeram o time ameaçar a defesa palmeirense. Pelo contrário, o Palmeiras ampliou o escore. Aos 16 minutos, jogada de Diones e o chute a gol. Maninho fez defesa parcial e no rebote, Felipe Ruduit marcou Palmeiras 2 a 0.
     O Palmeiras vai enfrentar o Atlético nas semifinais. Se o confronto terminar empatado, a decisão será na prorrogação de 10 minutos. O Palmeiras A terá vantagem do empate por ter melhor campanha.
     O Jeromina vai enfrentar o time B do Palmeiras. Se o confronto terminar empatado, o Jeromina tem a vantagem de jogar pelo empate na prorrogação.
Fotos: Maninha / Especial PN
Palmeiras jogou mais que o Jeromina e venceu o confronto da última rodada. Felipe Ruduit (5) marcou o segundo gol dos palmeirenses (camisas verdes)



Atlético fica com a quarta vaga
     O último jogo da fase de classificação também valia a última vaga das semifinais. Multilab e Atlético decidiram esta vaga, sendo que o Atlético tinha a vantagem de jogar pelo empate. Mas não precisou. Com apenas oito jogadores, o Atlético priorizou a defesa e explorou o contra-ataque com Willian. E ele foi o nome do jogo. Marcou 4 gols e deu o passe para o 5º na goleada de 5 a 0. A Multilab, mais uma vez, não se encontrou em campo. Alias, não encontrou o Willian. Aos 4 minutos, Willian aproveitou a falha da defesa e abriu o placar. Aos 12 minutos, novamente Willian em jogada individual, fez 2 a 0. Aos 23 minutos, Willian cobrou uma falta no ângulo e fez 3 a 0. No segundo tempo, aos 9 minutos, Willian marcou 4 a 0. Aos 18 minutos, Willian cobrou escanteio e Charles encerrou a goleada de cabeça. Atlético: 5 a 0.
O Atlético precisava de um empate, mas acabou goleando a Multilab. Willian (5), foi o grande destaque da partida, marcando 4 gols

7ª rodada
Palmeiras B 1 x 0 Independente
Palmeiras A 2 x 0 Jeromina
Multilab 0 x 5 Atlético

Goleadores
6 gols
Willian (Atlético)
5 gols
Luciano (Jeromina)
Vitor (Palmeiras B)
4 gols
Willian (Jeromina)
Adriano (Jeromina)

Semifinais – 16h30min
Domingo, 18/03
Jeromina x Palmeiras B
Palmeiras A x Atlético