REGIONAL
Renato Miller Silva
O vice-governador do Estado, Jorge Alberto Duarte Grill, o Beto Grill, esteve participando da posse da Diretoria Executiva do Corede Centro Sul, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em São Jerônimo, na sexta-feira, 9, pela manhã.
Em sua manifestação, Beto Grill destacou que sabe das dificuldades que se tem para desenvolver qualquer projeto, seja na vida pública ou privada. Mas está otimista e a perspectiva a médio prazo com relação ao Estado do Rio Grande do Sul é muito favorável. Por determinação do governador Tarso Genro, e por vontade pessoal, tem cumprido uma vasta agenda e ouvido lideranças dos sindicatos dos trabalhadores, sindicatos rurais, associações industriais e comerciais, associações de prefeitos e vereadores, universidades e rscolas para buscar soluções que atendam o povo gaúcho.
Em entrevista exclusiva ao jornal Portal de Notícias, Beto Grill falou da satisfação de estar na Região Carbonífera, rever amigos e participar do esforço que todos estão fazendo para criar as condições adequadas para a Região se desenvolver, de acordo com suas potencialidades.
“Na próxima sexta-feira, quando o governo do Estado estará em São Jerônimo, na 14ª Interiorização, estaremos instalando o programa de combate a desigualdade regional da Região Centro Sul. Nós temos um trabalho muito forte, no sentido do desenvolvimento deste Estado. E este desenvolvimento tem que ser com o combate das desigualdades sociais e o combate das desigualdades regionais. Tanto que fizemos uma avaliação a partir dos planos estratégicos dos Coredes e identificamos nove regiões que estão com o crescimento abaixo da média. Dentre estas regiões, a Centro Sul e a Carbonífera estão inseridas. Já instalamos o programa no alto da serra de Botocaraí, já que é a região de menor índice de desenvolvimento econômico. E, na próxima sexta-feira, vamos lançar o programa na Região Carbonífera e Centro Sul.
Estamos trabalhando e acreditando que o Estado vai dar a resposta adequada. Estamos intervindo nas obras de ligação asfáltica. Trabalhando na duplicação da BR 116 e da BR 290. Estamos comprometidos completamente com a construção da ponte do Rio Jacuí, que é tão importante para o desenvolvimento desta Região. A política do carvão é uma das nossas prioridades. Trabalhar a diversificação de outras bases, não só o carvão. Estimular a agricultura familiar. Estimular a industrialização. Felizmente, a partir de um trabalho do prefeito Davi Gilmar, em conjunto com os demais prefeitos da Região, estamos vendo uma nova realidade. Esta Região está se transformar para melhor. Isto se deve ao esforço de muitas pessoas que acreditam neste potencial”.
Perguntado sobre a luta a favor do carvão, que não se tem as garantias do ingresso na matriz energética, Beto Grill disse:
“Não temos a garantia. Mas nós avançamos nas negociações. Conseguimos, com o esforço coletivo, fazer com que a presidente Dilma, que tem em principio uma certa rejeição com o carvão, determinasse que os ministros e o chefe da Casa Civil nos recebesse e autorizasse que o grupo de trabalho e os técnicos avaliassem a situação. Temos a convicção que não podemos conviver com esta injustiça. O carvão foi o grande motor da economia e fonte de energia nos últimos 50 anos. Que fez os países do primeiro mundo, países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Europa como um todo e China, crescessem e se desenvolvessem quando o carvão poluía o meio ambiente. Agora, que temos condições técnicas de não causar prejuízos e garantia de energia com o carvão mineral e, ao mesmo tempo, sabemos que vai dobrar a matriz energética no mundo, nós, aqui, queremos aumentar em apenas 2% a matriz energética. Então, é uma injustiça e nós estamos trabalhando para superar os obstáculos e valorizar esta região e Candiota. Além disto, existem empresários e iniciativa privada que querem investir no carvão. Ainda não nos contentamos com este resultado. Não vencemos a luta, mas não nos entregamos. Entendemos que o carvão é muito importante”.
Após participar da posse da diretoria do Corede Centro-Sul, em São Jerônimo, o vice-governador, Beto Grill, esteve em Charqueadas. No município, ele vistoriou o canteiro de obras da Iesa Óleo e Gás. A empresa, com sede no Rio de Janeiro, é especializada em projetos de engenharia, construção e montagens de plataformas de petróleo, com forte atuação neste segmento no Brasil. No Estado, a companhia fabricará módulos para as plataformas que serão construídas no Polo Naval de Rio Grande.
Acompanhado pelo prefeito Davi Gilmar Souza, Grill verificou o andamento da construção de uma das docas que será utilizada no carregamento das plataformas transportadas para o Porto de Rio Grande pelo Rio Jacuí. A unidade será construída em uma área de 350 mil m² e poderá gerar, quando entrar em operação, 1,2 mil empregos diretos. Em julho de 2011, a Fepam concedeu Licença de Instalação (LI) à Iesa para o início das obras, permitindo que a empresa comece suas operações em prazo hábil para participar de licitações da Petrobras.
Também no município, o vice-governador visitou o Parque Municipal de Eventos, onde ocorria o 23º Rodeio Estadual e 8º Rodeio Internacional de Charqueadas. Beto Grill acompanhou a realização de provas de tiro de laço e participou de almoço oferecido por lideranças locais. Na oportunidade, ressaltou a qualidade do evento e a participação maciça da comunidade.
"Sou de uma região onde o tradicionalismo é muito forte, mas tenho que parabenizar os realizadores do rodeio pela grandiosidade e organização", afirmou.
foto: Renato Miller Silva
Vice-Governador Beto Grill concede entrevista exclusiva