segunda-feira, 16 de maio de 2011

No mundo esportivo

Inter campeão!
Após o término do Gre-Nal, fui indagado por diversos torcedores colorados sobre o que escreveria nesta coluna. Fui bem categórico e disse: “Inter campeão!”
Mas, é lógico que não escreveria apena isto. Estava tentando me livrar da “corneta”. E, de certa forma, consegui. Mas, quando tu tens duas torcedoras coloradas dentro de casa (minha esposa e minha filha) a flauta é inevitável.
Aceitei numa boa. Acho que o espírito é este mesmo. Quando o azul toma as ruas do Rio Grande do Sul, ficamos felizes e tocamos a flauta. Agora é a vez dos vermelhos comemorarem o título gaúcho, o ruralito, ou ainda, o cafezinho. Não importa, o Internacional soube tirar vantagem do jogo emocional (fora de campo) e transformou todas as suas adversidades em garra e superação. Foi competente até na hora do erro, como o goleiro Renan, que falhou no segundo gol do Grêmio e depois defendeu três pênaltis, dando o título.
Não dá para cumprimentar todos os colorados, porque sei que são muitos. Mas, ouvi na rua, ontem à tarde, um torcedor dizer: “Quero ver o que o Ziba vai escrever no jornal”.
Então lá vai: Parabéns a todos os colorados pelo título gaúcho. Um abraço, Tonô!

Motocross
O piloto Vitor Gonçalves participou da segunda etapa do Campeonato Pro Tork Brasileiro de Motocross, na cidade de Carlos Barbosa, no último dia 7. O evento reuniu mais de 10 mil pessoas. Entre os pilotos gaúchos, destaque para Enzo Lopes, da cidade de Lajeado, que venceu a etapa na categoria 65cc. Vitor, piloto representante de São Jerônimo, chegou na 10ª colocação e ocupa o 14º lugar na competição. No próximo final de semana, Vitor vai competir no Campeonato Centro Serra de Motocross, na cidade de Nova Prata.

Abertura dos JEARS 2011
No sábado, 14, na Escola Cenecista Santa Bárbara, ocorreu a abertura dos Jogos Estudantis de Arroio dos Ratos (JEARs), organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, através da Coordenação de Desporto, com participação de todas as escolas da rede municipal de ensino. A cerimônia iniciou com o desfile das delegações das escolas e o acendimento da pira olímpica pelo atleta Jordani Fortes, da Instituto Estadual Couto de Magalhães. O Juramento Olímpico foi feito pelo atleta Yuri Rodrigues, da EMEF Santa Rita de Cássia. O evento teve a participação da Banda Marcial da Escola Cenecista. Após a abertura oficial pelo prefeito municipal, José Hélio Rodrigues Cifuentes, ocorreu a rústica de três mil metros. Os jogos continuam com as corridas, dia 17 de maio, na avenida Getúlio Vargas e saltos no dia 19 de maio, no Colégio Cenecista Santa Bárbara.

JERGS São Jerônimo
Recebemos do coordenador da etapa municipal dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, de São Jerônimo, Moisés Vieira Pereira, uma nota de agradecimento a todos que colaboraram para a realização do 41.º JERGS de São Jerônimo, principalmente para a direção da Ulbra, pela cedência do complexo esportivo e a direção do Clube Atlético, aos acadêmicos do curso de Educação Física, aos funcionários do Projeto Semeando Amanhã, Coordenadoria de Assistência Social, Secretaria de Educação e arbitragem.

Amistoso
O Guarani de Arroio dos Ratos foi a Butiá, no último sábado, 14, e venceu o Máster pelo escore de 1 a 0, gol marcado por Gica. No próximo sábado, 21, os veteranos jogam em Porto Alegre contra o Sol de América.
O Atlético recebeu em São Jerônimo os veteranos do Barreto, de Triunfo. A local venceu o confronto por 3 a 2.

Final dos veteranos
No próximo domingo, 22, inicia a decisão do Campeonato Municipal de Veteranos, Copa João Luis Gomes Chaves, entre Madureira e Brasil. A primeira partida será no estádio Lautério Rodrigues.

Preparação da gurizada
A Escolinha de Futsal do Clube do Comércio se prepara para a estreia na Copa Sortica, no próximo sábado, aqui em São Jerônimo. A equipe comandada pelo coordenador Marco Antonio Viva vai enfrentar o Atlético Gaúcho, de Porto Alegre.
A Escolinha da Acesa, de Charqueadas, já estreou na competição. Estamos aguardando o contato com o coordenador Flavio, para saber os detalhes do seu confronto. A Acesa está na chave juntamente com a Ser Triunfo.

Genoma Colorado
O Atlético também se prepara para estrear na etapa regional do Genoma Colorado. A partida será sábado, em São Jerônimo, contra o núcleo de Butiá.

4.ª Trilha do Carvão
A cidade de Butiá sediou, no último final de semana, a 4.ª Trilha do Carvão para os apaixonados pelos Jeeps. O evento começou na sexta-feira e teve sequência até domingo. No mês de junho, a cidade de Charqueadas vai organizar o primeiro encontro. Na foto abaixo, o grupo da Região Carbonífera que está presente em todas as atividades dos Jipeiros.