terça-feira, 16 de agosto de 2011

No mundo esportivo


Destaques da Região
     A Associação Guaibense de Futsal estreou na segunda fase do Campeonato Estadual de Futsal, da Série Prata. A AGF, que é treinada por Zanata (que já foi treinador da Afaço e do Centenário, de Triunfo), venceu a AGE de Guaporé, sábado passado, em Guaíba por 3 a 1. Na equipe estão jogadores que atuam na Taça de Futsal do Clube do Comércio, como Felipe Rosa – Bolão (Auto Sul) e os irmãos Fagner e Peterson (Barra FC). Na categoria Sub-17, a equipe de Guaíba passou para a segunda fase, após vencer GEO, de Osório. O destaque da equipe tem sido Alef, de Arroio dos Ratos.

Visitando a terrinha
     O atleta charqueadense Lucianinho esteve no Clube do Comércio, no último domingo, prestigiando a rodada das quartas de final. Atualmente, o atleta está defendendo a equipe do Cachoeira do Sul, no Campeonato Estadual de Futsal. Lucianinho já passou pela ACBF de Carlos Barbosa e Assoeva de Venâncio Aires. Numa conversa rápida com este colunista, Lucianinho disse que pretende jogar profissionalmente por mais 4 a 5 anos.

Voleibol
     O quadrangular de voleibol na Sociedade Última Hora teve apenas uma partida no domingo, 14. O confronto entre Degas e Ukano foi vencido pelo Degas por 3 sets a 0. A outra partida não foi realizada.

Amistosos
     O Máster do Butiá enfrentou o Jeromina, no último sábado, 13, em Butiá e venceu pelo escore de 2 a 1. Em Arroio dos Ratos, o Estrela venceu a ABB, de Butiá, por 3 a 2, com gols de Jerônimo e Almir, duas vezes.

Sub-14
     A Liga Butiaense de Futebol está preparando o Campeonato de Futebol da categoria Sub-14. A competição anual visa homenagear as crianças, já que a final desta competição acontece no dia 12 de Outubro. Seis equipes participam da competição. Butiá A e B, Unidos, Madureira, Farroupilha e Real Madrid. A primeira rodada será no sábado, 27, com o confronto Butiá B x Real Madrid. No domingo, 28, duas partidas completam a primeira rodada: Madureira x Uniods e Farroupilha x Butiá A.

Futsal
     Começa no próximo domingo, 21, no Sindicato dos Metalúrgicos, em Charqueadas, o Campeonato Municipal de Futsal, organizado pela Liga de Futsal Amadora de Charqueadas – Lifac. A primeira rodada será das equipes da Série Ouro. Cinco partidas estão marcadas, com inicio às 18 horas.

JERGS


A Escola Estadual Visconde de Mauá, de Butiá, conquistou o primeiro lugar no voleibol mirim masculino, voleibol infantil masculino, handebol mirim masculino (foto abaixo) e salto em distancia infantil masculino, na fase de coordenadoria dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul.


Triaac Sul e Unidão lideram suas chaves


INTERFIRMAS DE FUTSAL

     O Campeonato Municipal Interfirmas de Futsal de Triunfo teve sua quarta rodada realizada sexta-feira, 12, com quatro partidas. Com as vitórias, Unidão Logística e Triaac Sul/PMT/BM/Amara Brasil lideram as chaves A e B, respectivamente. Além da liderança, as duas equipes já garantiram classificação.
     Hoje à noite, acontece a 5ª Rodada com quatro partidas. Pela chave A, jogam Recicle/BM/NT x In Haus Almoxarifado e Unidão Logística x Thorga. Pela chave B, jogam Transportadora Inácio/Solar/Borh/Mad.Jerônimo x In Haus Ensaque e Sorenav x In Haus CVS.

4ª Rodada
     No ginásio municipal da sede, sexta-feira passada, o Triaac Sul/PMT/SBM/Amara Brasil garantiu classificação ao vencer o In Haus Ensaque por 6 a 4, com gols de Samuel, Renê, João Fernando, Luis Henrique e Renato Freitas, duas vezes. Para o In Haus Ensaque marcaram Vagner, Marcelo e Joel Marcos, duas vezes.
     No segundo jogo da rodada, também pela chave B, Redemac/Com.Franco/Mad.Bar/Limbermaq empatou com a Transportadora Inácio/Borh/Mad.Jerônimo em 4 a 4. Os gols do Redemac foram marcados por Israel e Vanderlei, duas vezes cada. Os gols da Transportadora foram marcados por Elizandro, Vinicius e Fabiano duas vezes.
     In Haus Ensaque e Transportadora Inácio/Solar/Borh/Mad. Jerônimo dividem a segunda posição da chave.
     Pela chave A o líder é o Unidão Logística, que aplicou 10 a 1 na equipe Odebrecht. Os gols do Unidão foram marcados por Edson, Eduardo, Rogério, Amauri, Vanderlei, Alex Silva, Anderson, duas vezes e Eduardo Oliveira, duas vezes. Everton descontou.
     No outro confronto, Thorga e Recicle/BM/NT empataram em 3 a 3. Os gols do Thorga foram marcados por Cleber e Rubilar, duas vezes. Os gols do Recicle foram marcados por Paulo Josué, Álvaro e Niltomar. Com o resultado, a equipe Thorga está em segundo lugar.

4ª Rodada
Triaac Sul 6 x 4 In Haus Ensaque
Redemac 4 x 4 T. Inácio
Thorga 3 x 3 Recicle
Unidão 10 x 1 Odebrecht

5ª Rodada – 19h
Terça-feira, 16/08
T. Inácio x In Haus Ensaque
Recicle x In Haus Almoxar
Sorenav x In Haus CVS
Unidão x Thorga

Falta definir uma vaga na Série Ouro


COPA DE INVERNO

     A Copa Inverno de Futsal, em General Câmara ainda tem por definir apenas uma vaga da Série Ouro para as semifinais. Na Série Prata, os semifinalistas já estão definidos. Nas próximas três rodadas serão definidos os confrontos. O Amarópolis é a única equipe com 100% de aproveitamento.

Série Ouro
     A 8ª rodada (transferida do dia 2 de julho) foi disputada sábado, 13. A equipe Do Passo perdeu o oitavo jogo. Desta vez foi para o Arambaré. O goleiro Rodrigo Caldas marcou quatro vezes. Felipe Castor marcou três vezes e Igor completou o placar de 7 a 5. Os gols Do Passo foram marcados por Renan, Adriano e Felipe, três vezes.
     No outro confronto atrasado, o Arsenal consolidou a liderança da Série Ouro e encerrou sua participação na primeira fase ao vencer o Cachoeirinha por 8 a 2. Os gols foram marcados por Willian, Luis Paulo e Vinicius e Lucas, três vezes cada. Rafael descontou duas vezes.
     O Cachoeirinha ainda tem chances de lutar por uma das vagas as semifinais. Mas, para isto terá que vencer a equipe Do Passo (sábado) e o Aroma (na última rodada). Arsenal e Arambaré estão classificados.

Série Prata
     Jogando apenas para cumprir tabela, o Amarópolis está defendendo a invencibilidade. No sábado, venceu o sexto jogo. Foi contra o Águia Azul por 5 a 4, com gols de Thiago, Marcos, Laerte e Alan, duas vezes. Para o Águia Azul marcaram Iago e Thiago, três vezes.
     No outro confronto, o ACF venceu o Barcenlona por 2 a 1, com gols de Dalmo e Marcos. Marlon marcou o gol do Barcenlona.

8ª Rodada
Amaropolis 5 x 4 Aguia Azul
Barcenlona 1 x 2 ACF
Do Passo 5 x 7 Arambaré
Cachoeirinha 2 x 8 Arsenal

Goleadores
Série Ouro
21 gols
Rodrigo (Arambare)
15 gols
Vinicius (Arsenal)
14 gols
Bruno (Cachoeirinha)
13 gols
Rudi (Mak)

Série Prata
15 gols
Nelson (Cachoeirinha B)
14 gols
Willian (Mariante)
13 gols
Michael (Barb.RK)

14ª Rodada – 19h
Sábado – 20/08
Transferida  de 19/07
(P) Amaropolis x Mariante
(P) União x Cachoeirinha B
(O) Cachoeirinha x Do Passo
(O) Arambaré x Mak



Definidos os confrontos semifinais


15ª TAÇA DE FUTSAL
Conde x Barra B e UBF B x Getafe na Série Prata. Auto Sul/Paredão x Sporting/Avenida e Barra FC x Ferro Carril/Radar na Série Ouro

     As partidas semifinais da 15ª Taça de Futsal do Clube do Comércio, em São Jerônimo, acontecem nos dias 28 de agosto e 4 de setembro. Os confrontos ficaram definidos após os jogos das quartas de final, realizados no domingo, 14.
     Na Série Prata, Conde e UBF B aguardavam seus adversários, que saíram dos confrontos Barra B x Youngers e São Paulo x Getafe, respectivamente.
     Na Série Ouro, Auto Sul/Paredão e Barra FC também aguardavam seus adversários, que saíram dos confrontos CSKA/Fag x Sporting/Avenida e Ferro Carril/Radar x Manchester.

São Paulo 3 x 4 Getafe
     Na abertura dos confrontos mata-mata, o confronto São Paulo e Getafe, valendo uma vaga para as semifinais, deu uma noção de que a noite seria de muitas emoções. O São Paulo, do treinador Luciano, começou a partida dominando. Alexsandro abriu o placar aos 2 minutos. Depois, o tricolor foi trocando posse de bola, deixando o tempo passar. De vez em quando atacava e o goleiro Iuri Sena foi se tornando um personagem do jogo. Porém, o restante do time do Getafe não ajudava naquele momento. Aos 19 minutos, Alexsandro fez 2 a 0. Na segunda etapa, o time treinado por Taurino tentou imprimir uma reação, mas tomou o 3º gol, marcado por Josué, aos 4 minutos. Desistir do jogo não foi a opção. De repente, os personagens do jogo aumentaram. O goleiro Iuri fazia várias defesas para impedir o placar mais elástico. Com isto, Diego Miller, Adriano e Alejandro cresceram no jogo, principalmente após o primeiro gol de Diego Miller, aos 10 minutos. O gol fez efeito. Aos 12 minutos, Diego descontou novamente. O São Paulo acusou a reação e começou a parar o adversário nas faltas. A quinta falta veio rapidamente. Mas, antes do limite, Adriano fez um golaço, empatando a partida em 3 a 3, aos 16 minutos. O jogo ficou tenso e faltoso para ambos os lados. Aos 18 minutos, Jussan cometeu a sexta falta. Tiro livre direto que Diego cobrou e marcou o gol da virada. No minuto final, Iuri voltou a ser o personagem impedindo o gol adversário. O Getafe segurou o placar e comemorou a classificação.

Fotos: Renato Miller Silva



Barra B 5 x 2 Youngers
     No outro jogo da Série Prata, o time B do Barra teve muitas dificuldades em vencer o Youngers, do treinador Antonio. O placar folgado foi acontecer somente aos 16 minutos finais. O Barra B até dominou a partida na maioria do tempo. Matheus Kappel abriu o placar aos 4 minutos. Sem contar com o goleador Luiz Gustavo, o Youngers apostou em Victor e Renan. Foi Renan que empatou o jogo, aos 6 minutos. João Antonio colocou o Barra, treinado por Adriano, em vantagem, aos 9. Aos 12 minutos, Lucas ampliou o escore. Mas Luiz Carlos descontou no minuto seguinte. O placar 3 a 2 se arrastou até os 16 minutos, quando Edson marcou o gol de alívio para o Barra. No último minuto, Vinicius Quadros fechou o escore, marcando o gol da classificação.



 Ferro Carril/Radar 12 x 8 Manchester
     A primeira decisão da Série Ouro foi de tirar o fôlego. A partida foi movimentada do início até o final do primeiro tempo da prorrogação, para ambos os lados. O Manchester abusou de perder gols. O Ferro Carril só marcou golaços. Resultado: empate em 8 a 8 no tempo normal. A decisão seria definida na prorrogação de 10 minutos. Sendo que o empate servia para o Ferro Carril/Radar. Mas, isto é o segundo capítulo.
No primeiro tempo da partida, o Manchester perdeu três chances de abrir vantagem no marcador. Já o Ferro Carril/Radar marcou só golaços. Anderson Pereira calibrou o pé e acertou dois chutes, em cobranças de faltas, no ângulo. Marcelinho também só chutou fora do alcance do goleiro Cristiano, no ângulo. A vitória parcial foi do time do Boca de Ripa por 5 a 3. Na segunda etapa, a mudança. O Manchester chegou a estar perdendo por 6 a 4, mas buscou o empate em 6 a 6. O jogo ficou indefinido. Ninguém se preocupou com a defesa. O Ferro Carril abusou das faltas. No último minuto do jogo, quando o confronto estava 8 a 8, o banco de reservas do Manchester pediu um pênalti, numa bola que bateu no adversário. No contra-ataque, Neco entrou na cara do goleiro Cristiano, que fez uma grande defesa. Após o escanteio, o Manchester partiu para o ataque e o Ferro Carril cometeu a 5ª falta coletiva.
A decisão empatada foi para a prorrogação. Aos 2 minutos da prorrogação, Anderson cometeu falta. Tiro livre direto nos pés do goleador Eduardo. Mas o chute saiu colocado e o goleiro Roni defendeu para escanteio. A cobrança desperdiçada deu motivação ao adversário, que no minuto seguinte marcou o gol com Castor. Logo depois, Anderson Pereira fez o segundo gol do Ferro Carril e o Manchester desistiu do jogo. O Ferro Carril fez 4 a 0 na prorrogação. Os gols do Ferro foram marcados por Felipe Ávila, Neco, três vezes, Anderson três vezes, Castor, três vezes e Marcelinho duas vezes. Os gols do Manchester foram marcados por Gilmar, Luis Henrique, duas vezes, Marcinho, duas vezes e, Eduardo, três vezes.



 CSKA/Fag 2 x 7 Sporting/Avenida
     Fechando a rodada, em jogo a última vaga. O CSKA/Fag, treinado por Flavio, esteve duas vezes na frente do marcador, mas não conseguiu segurar o Sporting/Avenida, treinado por Vitor. Willian abriu o placar aos 2 minutos. A vantagem não durou muito tempo, porque Jackson empatou a partida aos 4 minutos. Willian voltou a marcar para o CSKA, mas Tales empatou novamente. Isto tudo acontece em 6 minutos. Aos 8 minutos, Jackson fez o gol da virada para o Sporting. A vantagem durou até o final do primeiro tempo. Na segunda etapa, o jogo ficou ríspido, ainda mais após o 4º gol do Sporting, marcado por Jackson. Lucas, Bruno e Thales tomaram cartões amarelos após o 5º gol do Sporting, marcado por Thales, aos 10 minutos. Aos 15 minutos, Luis Ricardo tomou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Aos 17, Regis fez o 6º gol e aos 19, Jackson completou o escore. O CSKA terminou o jogo com dois jogadores a menos: Gamara e Lobão foram expulsos.



Quartas de final
Barra B 5 x 2 Youngers
São Paulo 3 x 4 Getafe
Ferro Carril/Radar 12 x 8 Manchester
CSKA/Fag 2 x 7 Sporting/Avenida

Goleadores
Série Ouro
23 gols
Eduardo (Manchester)
18 gols
Bruno (Auto Sul)
17 gols
Felipe Avila (Ferro Carril)
16 gols
Anderson Pereira (Ferro Carril)
Jackson (Sporting)

Série Prata
19 gols
Alexsander (Conde)
18 gols
Luiz Gustavo (Youngers)
15 gols
Yuri (Barra B)
13 gols
Rick (UBF B)
Diego Miller (Getafe)

1ª semifinal – 18h30m
Domingo – 28/08
(P) Conde x Barra B
(P) UBF B x Getafe
(O) Auto Sul/Paredão x Sporting/Avenida
(O) Barra x Ferro Carril/Radar

Disputa acirrada pela liderança

FUTSAL – COPA CERVITUR

     O Campeonato Municipal de Futsal de Butiá, promovido pela EDTC e organizado pela empresa Alcemar Vurdel, teve quatro rodadas realizadas. A disputa pelas primeiras colocações, em cada chave, está bem acirrada. Nesta primeira fase, os dois primeiros de cada chave garantem presença na segunda fase. Os demais quatro times disputam uma repescagem.
     Até o momento foram marcados 98 gols. O melhor ataque é do Trianon, com 14 gols assinalados. A pior defesa é do Castilhanos, com 15 gols sofridos. Nos dezesseis jogos disputados, a equipe de arbitragem já distribuiu 39 cartões amarelos e nenhum cartão vermelho. A equipe que mais recebeu cartão amarelo foi o Dínamo, num total de sete.
     Na quarta rodada da competição, realizada sábado, 13, o destaque foi a vitória do Vila Julieta sobre o Palermo, tirando a invencibilidade do time treinado por “Gigolô”, na chave B. Na chave A, Trianon, On Line e Tazay ainda não perderam.

On Line 3 x 1 Castilhanos
     A equipe do Castilhanos sofreu a terceira derrota na competição e fica numa situação difícil para brigar pelas duas vagas. A equipe do capitão Diego até teve um bom começou de jogo, pressionando o adversário. Mas, aos 6 minutos, num contra-ataque, o goleiro Maicon fez pênalti. Rafael Colovini cobrou e abriu o placar. No minuto seguinte, Gilnei ampliou o escore para a equipe On Line. Mesmo tomando 2 a 0, o Castilhanos jogava bem. Aos 12 minutos, Guilherme Duarte descontou o placar. No segundo tempo, a partida ficou mais dura. Jogando no contra-ataque, a equipe On Line definiu o jogo com um gol de Lua Soares, aos 10 minutos. A arbitragem distribuiu três cartões amarelos para: Rafael Colovini e Pablo (On Line), Maicon (Castilhanos).

Dinamo 2 x 1 F 11
     O segundo confronto da rodada foi decidido na primeira metade do jogo. O goleador Ian abriu o placar aos 8 minutos. Carlos empatou no minuto seguinte. Aos 12 minutos, Willian cometeu pênalti. Ian cobrou e marcou o gol da vitória. Com dois gols na partida, Ian é o goleador isolado do Campeonato, com 7 gols marcados. Com a vitória, o Dínamo está empatado na liderança com o Trianon. O confronto direto vai acontecer na próxima rodada. A arbitragem distribiu três cartões amarelos, para Willian (F 11), Michael e Edelson (Dinamo).

Vila Julieta 6 x 4 Palermo
     O terceiro confronto da rodada foi o mais movimentado. Os gols foram acontecendo alternadamente. Na metade do primeiro tempo, o jogo ficou ríspido e quatro atletas (dois de cada equipe) tomaram cartões amarelos. O Palermo abriu o placar com Juliano, aos 2 minutos. 40 segundos depois, Matheus empatou o jogo, driblando até o goleiro. Aos 6 minutos, Juliano colocou o Palermo em vantagem. Dez segundos depois, Robson empatou o jogo. Aos 9 minutos, Dalmir fez o gol da virada. Aos 14 minutos, Matheus ampliou para o Vila Julieta. No segundo tempo, o Palermo voltou para a reação. Bruno Fonseca marcou duas vezes, no primeiro minuto e aos 5, empatando a partida. Mas a reação parou. Aos 6 minutos, Matheus ganhou a dividida, passou pelo goleiro e marcou o 5º gol do Vila Julieta. Aos 11 minutos, Robson fechou o escore, decretando a vitória do Vila Julieta. A arbitragem distribuiu cinco cartões amarelos, para Matheus, Marcos Vinicius e Robson (Vila Julieta), Juliano e Bruno (Palermo).

Alternativa 2 x 5 Trianon
     O Trianon venceu o Alternativa. O time do treinador “Gordo” dominou o jogo e abriu a vantagem ainda no primeiro tempo. O Alternativa precisava vencer para ainda ter chances de brigar por uma vaga direta na segunda fase. Mas não resistiu. Lucas Oliboni abriu o placar no primeiro minuto. Yago empatou aos 3 minutos. Depois só deu Trianon. Gian fez o segundo gol, aos 5, Lucas marcou mais um gol aos 6, e Gian completou o escore aos 11. No segundo tempo, Yago descontou o placar, aos 5 minutos e tentou fazer com que sua equipe reagisse. Mas, o Trianon controlou o jogo e os ânimos. Filipe marcou o gol da vitória aos 11 minutos. A arbitragem distribuiu quatro cartões amarelos, para: Yohann (Alternativa), André, Gelson e Rodrigo (Trianon).

Foto: Alexandre/Especial PN
Dinamo e F 11 (preto) fizeram um confronto equilibrado que foi decidido no primeiro tempo a favor do Dinamo

4ª Rodada
On Line 3 x 1 Castilhanos
F11 1 x 2 Dinamo
Vila Julieta 6 x 4 Palermo
Alternativa 2 x 5 Trianon

Goleadores
7 gols
Ian (Dinamo)
6 gols
Bruno (Palermo)
Gian (Trianon)
5 gols
Robson (V. Julieta)
Matheus (V. Julieta)

5ª Rodada – 20h
Sábado – 20/08
Cha A: Tazay x Shalaça
Cha B: Castilhanos x Palermo
Cha A: Dinamo x Trianon
Cha B: Drogabel x Villas



Nota de esclarecimento


     O Grupo de Ciclismo Ecogenere Adventures Raid Byke, de General Câmara, RS, fundado em 15.05.2007, tendo como presidente coordenador Geraldo Luiz Albanus, que promoveu diversos eventos em General Câmara, São Jerônimo, Charqueadas, Vale Verde e Santo Amaro do Sul, portanto com experiência suficiente para iniciar, formar e coordenar grupo de ciclismo desde 2005, vem agrupando, promovendo passeios e eventos.
     Seu grupo é único, registrado e inscrito na Secretaria de Cultura e Esportes de nossa cidade. O esclarecimento é que não se responsabiliza, e, nem se responsabilizará no futuro com problemas de qualquer ordem e outras conseqüências que venham a acontecer com ciclistas não autorizados pelo mesmo, devido a noticias ou reportagem vinculado em jornal da região, no dia 09 de agosto de 2011.

Geraldo Luiz Albanus
Presidente