terça-feira, 7 de junho de 2011

No mundo esportivo

Seleção do BTC
Venceu o amistoso contra o Paladino Tênis Clube, na cidade de Tapes, no domingo. Com dois gols de Isaú e um de Tales, a seleção fez 3 a 1. Na avaliação da diretoria do Butiá Tênis Clube, com o bom desempenho a ideia será mantida para o restante do ano. No final de semana, os jogadores da seleção voltam a defender suas equipes no Campeonato Interno do BTC.

Promessa cumprida
Antes da partida Manchester x Sporting/Avendia, o goleador Eduardo Rocha, do Manchester, disse que faria um gol e posaria para a máquina fotográfica deste colunista. Além disso, pediu para que fosse publicado, porque amanhã estaria completando 30 anos. Promessa cumprida por parte do goleador. Aí está a publicação.

No portão um....
Uma turma de jogadores se mistura com torcedores. Ali, próximo ao palco do ginásio de esportes do clube, saem os elogios e as “cornetas”. No último domingo saiu a frase: “O bichinho listrado passou por aqui!”

 Do treinador vitorioso
Após duas vitórias consecutivas na Taça de Futsal do Clube do Comércio, perguntado sobre o desempenho do Unidos do Abrigo, o treinador Flavio disse: “Não tenho nada a comentar. Dá licença que vou tomar uma cerveja”. A euforia foi muito grande.

Vôlei em tratativas
A diretoria da Sociedade Última Hora também vai realizar o quadrangular de voleibol masculino. A primeira reunião já formalizou a competição. Nesta semana será feita as última tratativas para iniciar a competição.

Amistoso
O Guarani de Arroio dos Ratos enfrentou o AVB, de Butiá e empatou em 3 a 3, lá em Butiá. No próximo sábado, o veterano vai a Minas do Leão enfrentar o Olaria.

Campeonato Brasileiro
A dupla Gre-Nal venceu na terceira rodada. O Grêmio passou pelo Bahia com dois gols de Viçosa e agora ocupa a 5.ª posição. O Internacional venceu o América-MG por 4 a 2 e subiu para o 10º lugar. A terceira rodada termina amanhã, com Atlético-MG x São Paulo. Outros resultados: Palmeiras 1 x 0 Atlético-PR, Fluminense 2 x 1 Cruzeiro, Ceará 2 x 2 Botafogo, Figueirense 2 x 0 Atlético-GO, Flamengo 1 x 1 Corinthians, Coritiba 5 x 1 Vasco, Santos 3 x 1 Avaí.

Vitor participa da abertura do Supercross

MOTOCROSS

O piloto jeronimense Vitor Gonçalves participou da abertura do campeonato Gaúcho de Supercross, na cidade de Vila Flores, no último sábado, 4. Na categoria 65cc, Vitor terminou a prova na 4ª colocação.
No domingo, 5, na cidade de Santa Cruz do Sul, pela 2ª etapa do Campeonato Centro Litoral de Motocross, Vitor Gonçalves e Gabriel Alves estiveram participando. Na categoria 65cc, Vitor terminou a prova em primeiro lugar. Na categoria 85cc, Gabriel Alves completou a prova em 2º lugar e Vitor terminou a prova em 3º lugar.

Falta definir apenas uma vaga

TAÇA MAURY GILBERTO SOARES

     Na Sociedade Última Hora, a Taça Maury Gilberto Soares de Futsal está chegando na fase decisiva. No último domingo, 5, foi realizada a quinta rodada. Com os resultados, a chave A ficou definido os três classificados. Na chave B, falta definir o 3.º classificado.

Chave A
     Com as vitórias do Drogabel A, La Barca e Chapecó as três equipes estão classificadas para a segunda fase. O Drogabel A venceu os Amigos por 23 a 1. Com 6 gols de Guilherme, 4 gols de Roberto, 4 gols de André, 3 gols de Gerson e gols de Pedro e Daniel. Para os Amigos, Lucian descontou. O La Barca venceu o Botafogo por 8 a 2, com gols d eCanjica (2), Mauricio (2), Tiago, Bernardo, Luis e Adriano. Os gols do Botafogo foram marcados por João Felipe. O Chapecó venceu o Loryblone por 2 a 1, com dois gols de Bruno Chiká. Iuri marcou o gol do Loryblone.
     O Chapecó lidera a chave A com 12 pontos. La Barca e Drogabel A tem 9 pontos. Na última rodada, Chapecó e La Barca decidem o primeiro lugar da chave. O empate basta para o Chapecó.

Chave B
     O Verona terminou sua participação na primeira fase vencendo por WO. A equipe do Manchester não compareceu em quadra. Segundo a organização do campeonato, o WO não elimina a equipe. Apenas paga uma multa. O Manchester ainda não marcou pontos. O Verona está classificado. No outro confronto da chave, o Macropan venceu o Drogabel B por 5 a 2, com gols de José Oliveira (2), Jonatan (2) e Diego. Para o Drogabel B marcaram Nicolas e Ratinho.
     A terceira vaga desta chave será decidida entre Macropan e Drogabel B. O Macropan enfrenta o Manchester. O Drogabel B enfrenta, o já classificado, SNA.

Foto: Divulgação
Macropan decide a vaga contra o Drogabel B

Mirim
     Teve inicio no último sábado, 4, o quadrangular da categoria Mirim. No primeiro confronto o Degas fez 4 a 2 no Unidos. Otavio (3) e Samuel marcaram os gols do Degas. Brayan marcou os gols do Unidos.
No outro confronto, o Alvinegro fez 10 a 1 no Carcanellas, com gols de Lorenzo (4), Artur (3),  Alexsander (2) e Aniel. Daniel Louzada descontou.
     A segunda rodada terá os confrontos: Alvinegro x Degas e Unidos x carcanellas.

Infantil e Máster
     Nesta terça-feira, 7, inicia a competição da categoria infantil. O confronto será tentre Degas x Unidos, às 20 horas. Logo depois, acontecem os confrontos da categoria Máster. Pela terceira rodada do turno, o Roma enfrenta o Cris Roman e o Liverpool joga contra o AFCEEE.

EDTC resgata o Municipal de Futsal

BUTIÁ

     A equipe de Desporto, Turismo, Comunicação e Cultura da Prefeitura de Butiá vai resgatar o campeonato municipal de futsal. Após duas reuniões realizadas no Ginásio Municipal Gastão Hoff, doze representantes do salonismo butiaense pegaram a ficha de inscrição.
     O coordenador da EDTC, Luiz Alberto – Betinho - vai dividir a responsabilidade de organização com os representantes das equipes. Segundo Betinho, o regulamento e a fórmula da competição será debatida entre todos. A próxima reunião vai acontecer no dia 15 de junho. Nesta data, será divulgado o número de participantes e a fórmula de disputa. Outro ponto a ser debatido é o número de atletas de fora do município. Alguns representantes defendem três, outros defendem quatro atletas. O dia de disputa também será debatido.              A coordenadoria sugeriu que os confrontos sejam disputados aos sábados.
     Cada equipe poderá inscrever no máximo 15 atletas. Para cada atleta inscrito, a equipe pagará a taxa de R$ 15. A EDTC vai distribuir, além de troféus, um valor em dinheiro para os finalistas.
     Na última reunião, estiveram presentes os representantes das equipes Trianon, On Line, Villas, Alternativa, Drogabel, São José, F 11, Palermo, Dínamo, Castilhanos e duas equipes que ainda não definiram os nomes.

Foto: Renato Miller Silva
Representantes de onze equipes estiveram na segunda reunião do municipal

São Jerônimo treina em Porto Alegre

RUGBY

     A equipe de Rugby de São Jerônimo, em busca de aperfeiçoamento da técnica do jogo e regras, foi a Porto Alegre, no último sábado, 4, treinar com a equipe San Diego Rugby Club, uma das maiores equipes do esporte no Rio Grande do Sul.
     O orientador do treino foi o professor Eraldo, da IRB  -International Rugby Board, a 'FIFA' do Rugby - e treinador do San Diego Rugby Club.
     No treino foram realizados passes, movimentação, força e resistência.
     O São Jerônimo Rugby Club tem seus treinamentos/jogos todos os sábados, a partir das 14h. O time recruta atletas para tornar a equipe maior e mais forte e então começar a realizar amistosos com equipes de outras cidades. Informações: (51) 98593926.

Foto: Divulgação
Grupo de São Jerônimo treinou em Porto Alegre

No campeonato veterano da Sociedade Última Hora

CINCO EQUIPES

Equipe veterana São Jerônimo desistiu da competição antes da abertura

     Momentos antes de abrir o campeonato regional de veteranos na Sociedade Última Hora, em Arroio dos Ratos, a equipe São Jerônimo comunicou que não participaria da competição. Com isto, o AFCEEE folgou na primeira rodada. Cinco Equipe disputarão a competição todas as sextas-feiras.
     Na abertura, realizada sexta, 3, o Vila Nova (General Câmara) enfrentou o Sport/Carsul (Arroio dos Ratos). Foi um grande jogo. A disputa foi até os últimos minutos. A vitória foi do Sport/Carsul por 6 a 5.
O Vila Nova foi quem abriu o placar. Aos 4 minutos, Gerson (Sapo) arriscou um chute da lateral da quadra e o goleiro Diovani, que estava encoberto por um defensor, não viu a bola entrar no canto. Foi o primeiro gol do campeonato. Porém, depois, a equipe ratense dominou o primeiro tempo. Aos 6 minutos, Joel foi passar para o goleiro, de cabeça, e fez gol contra. Três minutos depois, o Sport/Carsul virou o placar com Carlinho Shel. Aos 10 minutos, Jarlan ampliou. No minuto seguinte, Luis fez o 4º gol. Aos 14 minutos, Nero descontou.
     No segundo tempo, o Vila Nova reagiu. Nero aos 2 minutos descontou o placar mais uma vez. Aos 3 minutos, José Pacheco empatou a partida. No oitavo minuto o jogo foi decidido. Nero marcou o gol da virada para o Vila Nova. Na saída do centro, Paulo recebeu a bola e chutou a gol. O Sport empatou a partida em 5 a 5. 30 segundos depois, Paulo roubou uma bola da defesa e chutou para fazer nova virada de placar para o Sport: 6 a 5.
     Nos últimos minutos, o Vila Nova pressionou. Teve até a chance de empatar a partida faltando 40 segundos, quando a bola bateu na trave.


Foto: Renato Miller Silva
Disputa entre Vila Nova (branco) e Sport/Carsul foi equilibrado até o último minuto

Real Beer 5 x 2 Central
     No segundo jogo da rodada, o Real Beer venceu o Central. No primeiro tempo, Daniel e João Luiz marcaram os gols do Real. Na segunda etapa, com 2 gols de Daniel e um gol de Marcelo Abade, o real abriu 5 a 0. Nos dois últimos minutos, o Central descontou duas vezes com Pablo e Edmilson.

Próxima rodada
     Nesta sexta-feira, 10, acontece a segunda rodada. Às 20 horas jogam Real Beer x AFCEEE. Depois se enfrentam Central x Sport/Carsul.

Percurso de 30 km na Estrada da Capororoca foi feito com tranqüilidade

POR MAIS DE 50 CICLISTAS

     A noite não estava tão fria como era a previsão. Ciclistas de toda a Região Carbonífera se fizeram presentes na primeira pedalada noturna de São Jerônimo.
     O evento, que marca a comemoração dos 12 anos do curso de Educação Física e os 21 anos do campus da Ulbra São Jerônimo foi pontual. O coordenador do curso, professor Rodrigo Baptista, saudou todos os ciclistas, logo depois algumas orientações com relação ao trajeto e a bênção do pastor da Universidade.
     Às 19h30min, foguetes anunciaram a largada dos 50 ciclistas, equipados de lanterna, que saíram do estacionamento da Universidade, em direção ao Cerro da Capororoca, que fica a 15 km de distância. Subidas e descidas pela escuridão. Um passeio noturno de ida e volta.
     Os veículos de apoio se revezavam na frente e atrás do comboio. Ao longo do percurso, nenhum problema grave. Apenas um tombo, um acidente de percurso.
     No retorno, uma volta pelas ruas de São Jerônimo e o encerramento no restaurante da Ulbra. O jornal Portal de Notícias acompanhou parte do trajeto, que também teve o apoio da Brigada Militar, Prefeitura de São Jerônimo e lojas para ciclistas.

Fotos: Renato Miller Silva
 Concentração dos ciclistas no estacionamento da Ulbra
A primeira parada na estrada que liga os municípios

Encerrada a semana dos Jogos Escolares

ARROIO DOS RATOS – 16.º JEARS

     A 16.ª edição dos Jogos Escolares de Arroio dos Ratos foi encerrada com o futsal masculino e feminino das categorias mirim e infantil. O equilíbrio entre as escolas foi o ponto marcante dos jogos. Durante quinta e sexta-feira, a competição foi disputada no ginásio de esportes da Escola Osvaldo Cruz.
     Na categoria mirim masculino, a Escola Municipal Miguel Couto venceu a CNEC por 3 a 0 e ficou com o título. No feminino, a CNEC conquistou o título vencendo o Instituto Couto de Magalhães. Na categoria infantil masculino, o Instituto Couto Magalhães também ficou com o título. E na categoria feminina a vitória foi da Escola Estadual Ligia G. Motta.
     Agora, o departamento de esportes do município prepara a etapa municipal do Guri Bom de Bola. A competição ainda não tem data definida.

Foto: Renato Miller Silva
Escola Miguel Couto (camisa azul) venceu o CNEC e conquistou o título da categoria Mirim masculino

FUTSAL MIRIM MASCULINO
1° - E.M.E.F. MIGUEL COUTO
2° - CNEC
3° - E.M.E.F. SANTA RITA DE CASSSIA

FUTSAL MIRIM FEMININO
1° - CNEC
2° - I.E. COUTO DE MAGALHÃES
3° - E.M.E.F. OSVALDO CRUZ

FUTSAL INFANTL MASCULINO
1° - I.E. COUTO DE MAGALHÃES 
2° - E.M.E.F. MIGUEL COUTO
3° - E.M.E.F. OSVALDO CRUZ

FUTSAL INFANTIL FEMININO
1° - E.E.E.F. LIGIA G. MOTTA
2° - I.E. COUTO DE MAGALHÃES
3° -  E.M.E.F. OSVALDO CRUZ

Dezesseis times disputam a copa de inverno

GENERAL CAMARA – FUTSAL

Com a participação de seis times na Série Ouro e dez times na Série Prata, começa no próximo final de semana a Copa Inverno de Futsal. A organização é da Assessoria de Esportes da Prefeitura de General Câmara.
Pela Série Ouro participam Aroma, Mak, Arsenal, Arambaré, Do Passo e Cachoeirinha. Na Série Prata estão Mariante, ACF, Águia Azul, Cachoeirinha B, Amarópolis, Barbearia do Acélio, União, Black Show, Barbearia RK e Barcelona.
Na primeira fase, os confrontos da Série Ouro serão todos contra todos em turno e returno. Na Série Prata, os jogos serão todos contra todos em turno único. Os quatro melhores fazem as semifinais de cada série.
A primeira rodada terá quatro partidas no sábado, 11, a partir das 19 horas, quando jogam: Mariante x Cachoerinha B, ACF x Águia Azul (Prata), Aroma x Do passo, Mak x Arsenal (Ouro). No domingo, 12, acontecem outras quatro partidas, com inicio às 18 horas: Barbearia do Acélio x Black Show, Amarópolis x União, Barbearia RK x Barcelona (Prata). Cachoerinha x Arambaré (Ouro).

Foto: Divulgação
Cachoeirinha foi campeão da Série Prata no ano passado e vai estrear na Série Ouro

Com os resultados da abertura da 4.ª Rodada

Embolou a tabela
América faz seus primeiros pontos. Conde assume liderança da Prata

     Na abertura da 4ª Rodada da 15ª Taça de Futsal do Clube do Comércio, os resultados embolaram a tabela de classificação. Na Série Ouro, o América fez seus primeiros três pontos. Com grande atuação de Moacir, o Unidos do Abrigo venceu o Ferro Carril/Radar. Com dois desfalques, o Sporting/Avenida não segurou o Manchester. Na Série Prata, o Conde assumiu a ponta da tabela, momentaneamente. E, o Atlético voltou a vencer depois de duas derrotas.
     Foi uma noite de 47 gols, 20 cartões amarelos e dois cartões vermelhos. A rodada foi aberta com o confronto entre Conde e UBF B. O time do treinador Paulo mandou no primeiro tempo. Fez 2 a 0, com dois gols de Fabianinho. Mas, no segundo tempo, tudo mudou. Alexsander e Isaías marcaram dois gols e empataram o confronto. Fabianinho colocou o UBF em vantagem. O goleiro Carlos empatou o jogo. O Conde virou o placar com Alexsander. Rick empatou a partida em 4 a 4. Faltando 30 segundos, Jonas colocou o Conde em vantagem. E, no último segundo de jogo, o goleiro Carlos fez o gol que assegurou a vitória do Conde por 6 a 4.
     No segundo jogo da Série Prata, o Atlético voltou a vencer. Contra o Gaúcho chegou a fazer 6 a 2 na primeira etapa, com gols de Willian (2), Amaro, Everton, Paulo Vitor e Higor. Dieison marcou os dois gols do Gaúcho. Na segunda etapa, Alvaro descontou para o Gaúcho. Rodrigo Conceição e Higor decretaram os números finais do placar: Atlético 8 a 3.

Série Ouro
     O América venceu o UBF/Manu´s Bar por 7 a 2. Jogando com um goleiro improvisado, o UBF não se encontrou em quadra. Léo Nogueira marcou os dois primeiros gols do América. Douglas havia descontado. A vantagem de 2 a 1 durou o primeiro tempo. Na segunda etapa, Leo Nogueira marcou mais dois gols. Roger Luz, também com dois gols e Ricardo abriram 7 a 1. Douglas ainda descontou no final da partida.

Unidos do Abrigo 6 x 4 Ferro Carril/Radar
     O jogo foi marcado pela velocidade. Tudo muito rápido. O mais rápido de todos foi Moacir. Com muita movimentação, ele perturbou a marcação do adversário. Os gols foram acontecendo rapidamente. Em 6 minutos de partida, o Unidos fez 5 a 1. No primeiro minuto, Wladimir abriu o placar. Ainda no primeiro minuto, Finfa empatou. Aos 2 minutos, Gerson colocou o Unidos em vantagem. Um minuto depois, Wladimir fez o 3º gol. Aos 5 minutos, Moacir ampliou e aos 6 minutos, Wladimir marcou mais um gol. Depois dos gols, o jogo ficou faltoso de ambos os lados. Aos 14 minutos, Marcelinho descontou o placar. Mas, no minuto seguinte, foi expulso por receber o segundo cartão amarelo. Aos 19 minutos, Anderson Pereira descontou novamente.
     No segundo tempo, a pressão do time do Boca de Ripa foi grande. Com Fabiano Ventura em quadra, o Ferro Carril ganhou velocidade. Aos 8 minutos, Anderson Pereira marcou mais um gol e deixou o jogo emocionante. Com a pressão do Ferro Carril, o Unidos não aproveitava o contra-ataque. Novamente as duas equipes abusaram nas faltas. As duas chegaram o limite do tiro livre. Buscando o empate insistentemente, aos 16 minutos, Moacir encaixou um contra-ataque. No primeiro lance, o goleiro Roni salvou, mas no rebote, Leonardo marcou o gol da vitória.

Foto: Renato Miller Silva
O goleiro Diovani (18) defendeu um dos chutes de Fabiano Ventura. Unidos (camisas escuras) venceu o confronto e embolou a classificação da Série Ouro
 

Manchester 6 x 1 Sporting/Avenida
     Antes da partida, o treinador do Sporting/Avenida, Vitor, estava preocupado com os dois desfalques da sua equipe: Jackson e Regis. No lugar de Regis entrou Alan e no lugar de Jackson entrou o seu irmão Edson. As mudanças não surtiram efeito. O time do goleador Eduardo se impôs desde os primeiros minutos. Na armação, Gilmar foi destaque. Por várias vezes deixou Eduardo na frente do goleiro Macedo. O Sporting resistiu até os 13 minutos, quando Marcinho marcou o primeiro gol. Depois foi a vez de Gilmar marcar duas vezes, aos 16 e 18 minutos. Aos 19 minutos, Eduardo fez 4 a 0. No segundo tempo, Luis Henrique ampliou aos 2 minutos. Aos 13, Eduardo fez 6 a 0. O Sporting descontou no último segundo de jogo com Alan.

Foto: Renato Miller Silva
Marcinho comemora o primeiro gol do Manchester (de branco) na vitória sobre o Sporting/Avenida

4.ª Rodada – Abertura
Conde 6 x 4 UBF B
Atlético 8 x 3 Gaúcho
América 7 x 2 UBF/Manus Bar
Unidos do Abrigo 6 x 4 Ferro Carril/Radar
Manchester 6 x 1 Sporting/Avenida

Goleadores
Série Ouro
7 gols
Bruno Chiká (Auto Sul)
Eduardo Rocha (Manchester)
5 gols
Leonardo Nass (Unidos)
Moacir Lopes (Unidos)
Juliano Teixeira (CSKA)
Anderson Silva (Ferro Carril)
Roger Luz (América)

Série Prata
7 gols
Tiago Rocha (Gaucho)
Willian Ramos (Atlético)
5 gols
Luciano Cunha (São Paulo)
Edson Correia (Barra B)
Alexsandro Rosa (São Paulo)
Rick (UBF B)
Luis Gustavo (Youngers)
Alexsander Jr (Conde)

4.ª Rodada – Complemento
Domingo – 12 de Junho
18hs (P) Youngers x Barra B
19hs (P) Getafe x ARC
20hs (P) Olympiakus x São Paulo
21hs (O) Arsenal/V8 x Auto Sul/Paredão
22hs (O) CSKA/FAG x Barra FC