terça-feira, 27 de março de 2012

Fala Ziba

16ª Taça de Futsal do Clube
     O campeonato começa no próximo domingo, 1º. Serão seis partidas por domingo, iniciando a partir das 17 horas. Ontem foi realizado o sorteio da primeira rodada. Na Série Ouro, são dez times jogando todos contra todos. Os dois primeiros se classificam direto para as semifinais. Os outros dois melhores de cada chave disputam uma repescagem, em jogo único. Três confrontos serão disputados na abertura da competição: Barra x Meteoro, Ferro Carril/Sede Zero x Unidos do Abrigo e Sporting x CSKA/Adrenalina/City Car. No domingo, 8, jogam UBF x Manchester e Auto Sul/Paredão x Conde.
     Na Série Prata serão treze times. A equipe Reice não confirmou a participação. A fórmula de disputa será de duas chaves. Os quatro melhores de cada chave se classificam para as quartas de final, cruzando os confrontos de chave contra chave. Na chave A ficaram: Getafe, Santa Fé, Youngers, MR/Manu's Bar, América, ARC e Los Borrachos. Na chave B estão: São Paulo, Arsenal, Atlético, AFCEEE, ABF e Radar/Sporting. A primeira rodada da Série Prata terá três confrontos: MR/Manu's Bar x ARC, Getafe x Los Barrachos e São Paulo x Radar/Sporting.

Copa Caubi Santos Franco
     A segunda rodada do Campeonato Municipal de Futebol Sub-17, em Butiá, Copa Caubi Santos Franco, teve três partidas domingo, 25. Jogando no estádio Honório Luis Francisco, o Butiá venceu o América por 2 a 0 e conquistou a segunda vitória. No estádio Lautério Rodrigues, o Farroupilha estreou vencendo o Unidos por 4 a 3. E, no campo do Madureira, o EC União goleou o Vila Julieta por 6 a 1.

Copa Cipriano Estrada
     O Campeonato Municipal de Futebol Veterano, em Butiá, Copa Cipriano Estrada, teve apenas uma partida. O confronto foi no campo do Madureira, entre Madureira e Vila Julieta. O time da casa venceu por 1 a 0, gol de Mauricinho.
     O outro confronto não se realizou. Segundo o presidente da Liga Butiaense de Futebol, o Veterano Brasil se retirou da competição pouco antes de estrear contra o Farroupilha. Segundo o presidente da LBF, Sargento Brasil, o campeonato de veteranos Sub-40 será disputado por um triangular entre: Madureira, Vila Julieta e Farroupilha.

Sete times
     A diretoria da Sociedade Última Hora, em Arroio dos Ratos, confirmou a participação de sete times no campeonato regional de futsal de veteranos - Copa Bira e Marquinhos.
     A reunião aconteceu na última sexta-feira, 23. Os times participantes são: Sport/Carsul, Real Beer, Central, Tareko, São Jerônimo, Vila Nova e Santa Cruz.
     Segundo o diretor de esportes do Clube, o Regional de Veteranos será disputado todas as sextas-feiras, com três partidas, a partir das 20 horas. Além das três equipes ratenses, duas equipes são de São Jerônimo, uma de General Câmara e a outra é o time dos pais dos alunos do Genoma Colorado de Santa Cruz do Sul.   Um dos responsáveis pela equipe é o Gilberto Topoleta, filho do seu Mário Miranda.
A competição começa no dia 13. A primeira rodada terá os seguintes confrontos: Central x Tareko, Santa Cruz x São Jerônimo e Sport/Carsul x Vila Nova. Real Beer folga.

Copa de Futsal
     A Copa Bira e Marquinhos de Futsal livre na Sociedade Última Hora começa domingo, 1º. Dez times participam da competição. O destaque positivo é a volta da equipe Pongaí. E na estreia já tem o clássico contra o Mutantes. La Barca e Loryblone é outro confronto equilibrado.

3ª Copa de Futebol
     Acontece hoje à noite, na sede da Comercial Sagini, em São Jerônimo, a primeira reunião preparatória para a 3ª edição da Copa Palmeiras de Futebol de Campo. A reunião está marcada para as 20h30min. A intenção do Adão Sagini é reunir os clubes de futebol para a competição. Já estão confirmados a participação de Palmeiras, Atlético, Penharol, Conde, Jeromina e Juventus.

Jeromina conquista o título da primeira Copa Palmeiras

SÃO JERÔNIMO – FUTEBOL SETE
     Terminou no domingo, 25, a 1ª edição da Copa Palmeiras de Futebol Sete, no Complexo Esportivo do Palmeiras, em São Jerônimo. A competição reuniu seis equipes. O título ficou para o Jeromina. O vice-campeonato ficou com o Atlético. Foram disputados 18 jogos. Os artilheiros marcaram 72 gols. A arbitragem distribuiu 52 cartões amarelos, 5 cartões azuis e 2 cartões vermelhos. O goleiro menos vazado foi Maninho, do Jeromina, que sofreu 8 gols. O goleador foi Willian, do Atlético, que marcou 7 gols.

Semifinal
     Antes do jogo final, aconteceu o restante da partida entre Palmeiras A e Atlético. O confronto da segunda semifinal não havia terminado por falta de luz natural. Restavam 4 minutos e o confronto estava 2 a 2.
     Para recomeçar a partida, os mesmos atletas inscritos e uma falta a favor do Palmeiras no meio de campo. Porém, as duas equipes estavam bem desfalcadas, em relação ao início do jogo.
     Na cobrança de falta, Marcelinho chutou para fora. Um minuto e trinta segundos de jogo, o Palmeiras ficou em vantagem. Felipe Ruduit cruzou da esquerda e Neco acertou um voleio no ângulo, fazendo 3 a 2.
Faltando 30 segundos para terminar o tempo regulamentar, Regis cobrou uma falta do meio campo. Marcelinho não foi na bola e o goleiro Pirulito ficou esperando. Dedé entrou no meio dos dois palmeirenses e meteu a cabeça na bola. Era o gol de empate do Atlético.
     O jogo termina 3 a 3. A vaga na decisão será decidida na prorrogação de 10 minutos, sendo que a vantagem do empate era do Palmeiras. Aos 7 minutos da prorrogação, erro de passe no meio campo do Palmeiras e contra-ataque. Bola para Regis que chutou. O goleiro Pirulito defendeu parcialmente e a bola caiu no pé de Gustavo Lanzarini. Gustavo chutou rasteiro, cruzado. A bola passou pelo zagueiro Rafael e por baixo do goleiro Pirulito. Era o gol da vitória do Atlético.

Confronto final
    20 minutos depois, o Atlético entrava em campo novamente. Agora para enfrentar o Jeromina na final da 1ª edição da Copa Palmeiras de Futebol Sete.
     O Atlético se postou como franco atirador. Jogava em seu campo para explorar a velocidade de Willian. Porém, sofreu pressão nos primeiros minutos e o goleiro Macedo foi o nome do jogo. O Jeromina só não abriu o placar graças às suas defesas. O atlético teve poucas chances.
     A jogada mais perigosa dos atleticanos foi no segundo tempo, quando Regis foi derrubado por Barriga próximo a área. A falta foi desperdiçada.
     Por outro lado, o Jeromina perdeu gols. Ou melhor, Macedo os evitou. O placar não se movimentou. A partida foi para prorrogação de 10 minutos.
     Novamente a postura atleticana foi defensiva. Porém, recuou demais. Aos 6 minutos da prorrogação, a pressão do Jeromina foi grande e no bate e rebate a bola chegou ao pé de Luciano que, de costas para o gol, dominou e virou, chutando a bola no canto do goleiro Macedo: Jeromina 1 a 0. Faltavam 4 minutos o Atlético não teve força para buscar o empate.

Foto: Maninha/Especial PN
Atlético, de Regis (20), segurou o escore de 0 a 0 até a metade da prorrogação. Mas, perdeu no final

Fotos: Renato Miller Silva
Time do Jeromina conquistou o título da primeira Copa Palmeiras de Futebol Sete e recebeu a premiação do casal Márcio e Rochele
Adão Sagini entregou o trofeu ao Goleador da Copa: Willian
Luiz Costa entregou o trofeu ao Goleiro Menos Vazado: Maninho


FINAL
Jeromina 1 x 0 Atlético
Campeão: Jeromina
Vice: Atlético
Goleador: Willian (Atlético)
Goleiro: Maninho (Jeromina)

Aroma e Barbearia do Acélio decidem o título da Série Ouro

GENERAL CÂMARA – COPA VERÃO
PCC e 8 Amigos decidem o título da Série Prata e estão na Série Ouro do próximo campeonato

     A Copa Verão de Futsal em General Câmara já tem definidos os confrontos finais do próximo sábado, 31. Na Série Ouro o título será disputado entre Aroma e Barbearia do Acélio. Na Série Prata o título será disputado entre PCC e 8 Amigos.
     Diferentemente do que foi divulgado na edição de sexta-feira, os confrontos da Série Prata foram entre ACF e 8 Amigos e PCC contra Águia Azul.

Série Prata
     São pelos confrontos da Série Prata que começamos a reportagem das semifinais da Copa Verão realizadas no sábado, 24, no Ginásio Municipal Tancredo Mendes Pereira.
     No primeiro confronto, Águia Azul e PCC entraram em quadra para disputar uma vaga na final.
     Com maior empolgação, o PCC dominou o adversário nos primeiros 12 minutos. O placar foi aberto aos 50 segundos. Guilherme chutou no canto após receber a bola na cobrança de um escanteio. Um minuto depois tabela entre Felipe e Alexsander e Felipe chutou cruzado fazendo 2 a 0. Com 2 minutos de jogo, o treinador do Águia Azul pediu tempo. Aos 11 minutos, Igor cobrou uma falta para Alexsander, sozinho, ao lado da trave fazer 3 a 0. Aos 14 minutos, um apagão no PCC. Marcelo se lançou para o ataque. No primeiro chute, Marcelo recebeu o passe de Diego e descontou. No minuto seguinte, contra-ataque puxado por Cleonardo e chute forte de Marcelo fazendo o segundo gol do Águia Azul. Aos 18 minutos, Vinicius, sem ângulo, acertou o chute e fez 4 a 2.
     No segundo tempo o Águia Azul se entregou. Alexsander duas vezes, Igor duas vezes e Pablo completaram o escore de 9 a 2.
     Na segunda semifinal o ACF enfrentou os 8 Amigos. Jogando no erro do adversário, o ACF foi eficiente durante quase todo o jogo. Abriu o marcador aos 6 minutos com Tiago. Aos 10 minutos, novo contra-ataque e Adriano marcou 2 a 0 para o ACF.
     O confronto tinha um lado. 8 Amigos atacando e o ACF se defendendo. A partida entrou no último minuto quando Luis Henrique acertou um chute cruzado, no ângulo, fazendo 2 a 1. Faltando 15 segundos para terminar, após bate e rebate, Willian empurrou a bola para dentro do gol, fazendo o gol de empate.
A partida foi para prorrogação de 10 minutos. Aos 4 minutos Willian colocou o 8 Amigos em vantagem. Aos 8 minutos Luis Paulo fez 4 a 2. No último minuto da prorrogação, Marcos descontou fazendo 4 a 3.
PCC e 8 Amigos já estão na Série Ouro do próximo campeonato. Águia Azul e ACF decidem a outra vaga no sábado. O próximo campeonato da Série Ouro terá oito times: Aroma, Arambaré, Mak, Barbearia do Acélio, Amarópolis, PCC, 8 Amigos e ACF ou Águia Azul. O Cachoeirinha foi rebaixado para Série Prata.

Guilherme é o destaque
     Nas semifinais da Série Ouro, o destaque do confronto entre Arambaré e Barbearia do Acélio chama-se Guilherme. Com um boa marcação nos principais jogadores, a Barbearia do Acélio, além da competência de seus jogadores, contou com a sorte.
     A competência veio do vestiário. Primeiro, marcação especial em Felipe Castor e Anderson Pereira. Segundo, liberdade ao garoto Guilherme para o jogo. Logo no primeiro minuto, Guilherme fez 1 a 0 para a Barbearia. Aos 4 minutos, jogada de Castor, gol de Alessandro. Aos 5 minutos, novamente Guilherme coloca a Barbearia em vantagem. Aos 10 minutos, pênalti a favor do Arambaré. O goleiro defende. Aos 19 minutos, Alessandro empata o jogo novamente.
     Na segunda etapa, Guilherme colocou a Barbearia em vantagem: 3 a 2. A marcação redobrou em Castor, que não teve espaço para os chutes. A Barbearia do Acélio chega a final.
No segundo confronto semifinal, o Aroma eliminou o Mak por 6 a 4. Na primeira etapa um confronto muito equilibrado. Cristiano e Marcelo marcaram os gols do Mak. Cleiton e Willian marcaram os gols do Aroma.   A diferença do jogo foi nos primeiros cinco minutos do segundo tempo. Douglas e Marlon aproveitaram a instabilidade da equipe adversária e colocaram o Aroma em vantagem: 4 a 2. Willian marcou mais duas vezes. Wesley e Max descontaram. Vitória do Aroma, que vai decidir o título da Copa Verão mais uma vez.

Foto: Renato Miller Silva
Guilherme (7) abriu o placar da vitória do PCC sobre o Águia Azul.

Semifinal
Águia Azul 2 x 9 PCC
8 Amigos 4 x 3 ACF
Arambaré 2 x 3 Barbearia do Acélio
Aroma 6 x 4 Mak

Goleadores
Série Ouro
14 gols
Filipe Castor (Arambaré)
12 gols
Douglas (Aroma)
8 gols
Rudi (Barb.Acélio)

Série Prata
14 gols
Tiago Josué (Águia Azul)
13 gols
Luis Henrique (8 Amigos)
12 gols
Willian (8 Amigos)
Alexsander (PCC)
11 gols
Adilson (ACF)

Final – 20hs
Sábado, 31/03
(P) Águia Azul x ACF
(P) PCC x 8 Amigos
(O) Aroma x Barbearia do Acélio

Região participa da festa de POA

CORRIDA
     Um grupo de corredores de rua da Região Carbonífera participou domingo, 25, da 9ª edição da Corrida de Aniversário de Porto Alegre, organizada pelo Corpa.
     Na categoria feminina, Jennifer Chiká participou da prova de 5 km. Completou o percurso em 25 minutos e 53 segundos, conquistando o 3º lugar da categoria 25/29 anos. Ana Paula Dahlen completou o percurso em 45 minutos e 51 segundos, chegando em 51º lugar na categoria 30/34 anos.
     No Masculino, prova de 5 km, João Antônio Dias Ávila completou o percurso em 29 minutos e 37 segundos, chegando em 32º lugar na categoria 20/24 anos.
     Na prova de 10 km, Emerson Chiká (Dunda) completou a prova em 41 minutos e 31 segundos, chegando em 10º lugar na categoria 30/34 anos. Bruno Chiká completou o percurso em 52 minutos e 59 segundos, terminando em 29º lugar da categoria 25/29 anos. E Rodrigo Anselmo (Belinho) completou a prova em 46 minutos e 45 segundos, terminando em 20º lugar da categoria 40/44 anos. Os atletas competiram pela equipe DC Running Team.
     Ainda na prova de 10 km, o charqueadense Nilo Goularte Marques completou o percurso em 42 minutos e 33 segundos, conquistando o primeiro lugar da categoria acima de 70 anos. Nilo teve o apoio do Clube Tiradentes, Clínica Schuster, Academia Fitness, Madeireira Chapecó, Sicredi.

Foto: Divulgação
Equipe de corrida DC Running Team que participou da festa de aniversário de Porto Alegre

terça-feira, 20 de março de 2012

Governo do Estado vai investir mais de R$ 170 milhões em obras na região

Tarso Genro realiza a 14ª Interiorização do seu governo, na cidade de São Jerônimo, e anuncia investimentos superiores a R$ 170 milhões em diversas áreas estruturais da Região Carbonífera

Renato Miller Silva
Fabiana Lopes

     Na última sexta-feira, 16, São Jerônimo se transformou na Capital do Estado ao receber a comitiva formada pelo governador Tarso Genro e seus secretários. Mais um programa do governo do Estado, a 14ª Interiorização, que tem o intuito de unir o Rio Grande, anunciou um investimento de mais de R$ 170 milhões na Região Carbonífera.
     Por volta das 10 horas, o governador chegou à cidade e foi direto ao gabinete do prefeito, Marcelo Schreinert, onde trataram de alguns assuntos políticos, já pré-estabelecidos. Em seguida, a comitiva se dirigiu ao ginásio municipal Plácido Cunda dos Santos. A reunião, como foi definida por Tarso, teve os objetivos de cada secretaria expostos de forma bem clara para a comunidade. Dentre os recursos apresentados para a região estão obras de saneamento, ampliação de escolas, elaboração de um projeto para construção da ponte que liga São Jerônimo a Triunfo, aquisição de equipamentos para a saúde, reforma do Museu do Carvão, além da melhoria das rodovias, da qualificação da energia elétrica e apoio à cultura.
     Com muito orgulho por ter a cidade que representa como sede de um evento tão importante para a região, o prefeito Marcelo Schreinert, durante o seu discurso, não se acanhou em deixar claro o que quer para melhorar sua gestão: a ponte que liga São Jerônimo a Triunfo e a ligação asfáltica até Arroio dos Ratos. Sendo que, ao indagar o governador a respeito da demora em uma resposta em relação ao asfalto na estrada que liga a cidade à Arroio dos Ratos, Tarso falou que nunca chegou nenhum papel sobre o assunto, mas que isso seria resolvido, e que toda a “papelada” seria procurada no DAER.
     O prefeito, muito agradecido por todo respaldo que teve do governo do Estado em função da chuva de granizo que devastou nossa cidade, em dezembro do ano passado, entregou uma placa de agradecimento ao governador. A rápida ajuda, com a doação de quase 50 mil telhas para a população atingida, fez com que a situação fosse um pouco amenizada.
     Durante a tarde, a 14ª Interiorização continuou na Universidade Luterana do Brasil - Ulbra, onde as secretarias estaduais realizaram reuniões com representantes da Região Carbonífera. Nessas reuniões, eles apresentaram uma agenda para o ano que segue e o que deve ser feito nos próximos meses.
Fotos: Renato Miller Silva
Ao instalar o governo em São Jerônimo, Tarso Genro, o prefeito Marcelo Schreinert, o vice-governador Beto Grill, o deputado Paulo Pimenta e o presidente da Câmara de Vereadores, Marcio Pilger, descerram uma placa alusiva a 14ª Interiorização.

PROMESSAS E ANÚNCIOS OFICIAIS
Beto promete priorizar obras de asfaltamento e ponte

     Durante o ato realizado no Ginásio Placido Cunda dos Santos, o titular da Secretaria de Infraestrutura e Logística do RS (Seinfra), Beto Albuquerque, anunciou investimentos na Região Carbonífera num total de R$ 97,3 milhões. O montante será utilizado em rodovias, ampliação da oferta de energia, dragagens e recuperações de hidrovias.
     A comunidade mobilizou-se na oportunidade para solicitar o asfaltamento da estrada municipal que faz ligação de Arroio dos Ratos. Com o aval do governador Tarso Genro, o secretário Beto Albuquerque comprometeu-se em dar prioridade à demanda.
- Vamos conversar com as prefeituras envolvidas para viabilizar o asfaltamento deste trecho de 5,8 quilômetros que, a partir deste encontro, torna-se uma pauta de todos - destacou.
     Ainda na área rodoviária, Albuquerque afirmou que o governo do Estado está trabalhando na retomada do projeto executivo da ponte que ligará São Jerônimo ao município de Triunfo.
- Vamos dar continuidade a este importante projeto. Também queremos ressaltar que o processo de federalização da RSC-470 está em fase adiantada - disse Beto, ao afirmar que o Executivo gaúcho vem tratando do assunto com a União desde o início de 2011.
     Já a área de energia terá o aporte de R$ 66,5 milhões, que serão injetados por meio da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE).
- Trabalhamos para oferecer energia de qualidade para a população e, ao mesmo tempo, dar condições para que os municípios da região possam aumentar sua capacidade de atração de investimentos - reforçou Albuquerque.
     A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) irá aplicar R$ 30,8 milhões na região, o que possibilitará também a melhoria hidroviária.
- Estamos atentos a rica hidrovia que temos aqui e, por isso, estamos investindo forte para criar um polo naval na Região Carbonífera, o que também tem como consequência a atração de investimentos e desenvolvimento para o nosso Rio Grande - finalizou Beto.
 Foto: Marcos Barbosa
Vereadoras de Arroio dos Ratos estenderam uma faixa pedindo a ligação asfáltica entre os municípios  
  
Demandas são entregues ao governador Tarso Genro

     Na 14ª Interiorização do Governo do Estado do Rio Grande do Sul os municípios da Região Carbonífera apresentaram 14 demandas regionais. A defesa destas demandas foi feita pelo prefeito anfitrião, Marcelo Schreinert. Porém, cada prefeito pode entregar as demandas especificas pertinente ao seu município. O ato foi logo após o encerramento da reunião no ginásio municipal Plácido Cunda dos Santos.
     Considerando as reuniões de interiorização como uma oportunidade para o Governo debater com a sociedade alternativas para o desenvolvimento regional, Tarso Genro disse que as demandas apresentadas possuem não só importância local, mas também global, como no caso da energia. Ao abordar o caso da Usina Termelétrica Jacuí 1, desativada devido a problemas com seus administradores, o governador afirmou que pretende levar a questão ao governo Federal.
- Estamos negociando com a Eletrobrás a compra e administração dessa usina, para que a União invista e faça dela um elemento a mais de desenvolvimento regional - afirmou.
     O chefe do Executivo gaúcho também criticou países que discriminam a atividade carbonífera e, no entanto, desenvolvem programas que afetam consideravelmente a natureza.
- Nós precisamos desenvolver uma política que nos permita utilizar essas reservas, com meios tecnológicos adequados, para evitar danos ambientais - disse o governador.
      Também destacou que vai recuperar a áreas de energia.
- O Beto Albuquerque tem que vir aqui e dizer que vai fazer. Porque foi a primeira coisa que fizemos quando assumimos o governo. Conversar com a presidente Dilma sobre a dívida da União com o Estado. Por decisão política, a presidente disse que negociaria e pagou a dívida. Hoje, estamos com recursos para recuperar toda a infraestrutura energética – finalizou.

Fotos: Renato Miller Silva
No gabinete, os prefeitos receberam o Governador Tarso Genro e entregaram 14 demandas regionais
Representantes da Maçonaria entregam reivindicação a Tarso

Na Ulbra, representantes da CDL entregaram reivindicações

EDUCAÇÃO
     A secretária-adjunta da Educação (Seduc), Maria Eulalia Nascimento, anunciou que serão investidos R$ 2,5 milhões na recuperação e ampliação de dez escolas em seis municípios da Região Carbonífera. Além disso, outras 14 escolas da região estão incluídas no Plano de Necessidades de Obras (PNO).
- As escolas do PNO passarão por intervenções globais que além da infraestrutura adequada contatarão com água quente, paisagismo e internet wireless - disse.

As principais obras nas escolas da região
Charqueadas
Escola Estadual de Ensino Fundamental Henri Duplan - Valor: R$60.111,75
Obra: execução do PPCI
São Jerônimo
Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Jacuí - Valor: R$ 1.805.543,48
Obra: construção nova: seis salas de aula, sala informática, biblioteca, laboratório ciências, secretaria, direção, sala professor, refeitório, cozinha, área serviço, área coberta, conjunto sanitário infantil, sanitário professor/deficiente/masc/fem/func, circulação, escadas, passarela, rampa, área útil 769,59m², área parede 145,17m² e área
Escola Estadual de Ensino Fundamental Castro Alves - Valor: R$ 93.253,64
Obra: execução do PPCI e reforma na cobertura devido a vendaval
Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. José Athanásio - Valor: R$ 135.192.54
Obra: reforma da cobertura, auditório, nova biblioteca, reservatórios, sanitários, refeitório, casa de gás, impermeabilização das calhas de concreto e reforma na antiga sala da biblioteca.
Escola Estadual de Ensino Fundamental Profº Alcides Conter - Valor: R$ 75.280,11
Obra: recuperação da cobertura, estrutura, forro e rede elétrica
Escola Estadual de Ensino Fundamental Thomas Alva Edison - Valor: R$ 76.154,99
Obra: recuperação da cobertura

Outros investimentos anunciados pelo governador
Casa Civil
Assinaturas de termos de adesão ao Programa RS Mais Igual com os municípios de São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Charqueadas, Barão do Triunfo, Eldorado do Sul, General Câmara, Minas do Leão, Triunfo e Butiá.
Administração
Pregão do Programa Fornecer, que irá injetar R$ 37 mil na economia local, por meio da compra direta de pão e leite de pequenos e microempreendedores, com destinação ao Presídio de São Jerônimo.
Habitação e Saneamento
Investimentos de R$ 23 milhões pela Corsan para ampliação da estação de tratamento de água de Charqueadas e demais obras nos municípios de Arroio dos Ratos, Eldorado do Sul, São Jerônimo e General Câmara. Também serão aplicados R$ 4,2 milhões, via BNDES, para regularização fundiária e melhorias no Loteamento Progresso, em Eldorado do Sul.
Obras Públicas
Anúncio de R$ 49,3 milhões para reformas em escolas de Guaíba, Eldorado do Sul, São Jerônimo, Cerro Grande do Sul, Encruzilhada do Sul, Rio Pardo, Montenegro e Taquari, além de construções e ampliações em penitenciárias de Arroio dos Ratos, Charqueadas e Guaíba. Quatro açudes serão construídos em Butiá, Triunfo e Minas do Leão.
Desenvolvimento
Investimentos de R$ 221 milhões e geração de aproximadamente 3,4 mil empregos a partir do fortalecimento das empresas da região e atração de quatro novos grandes empreendimentos voltados à indústria oceânica.
Segurança Pública
Convênio com município de Charqueadas para custeio das cinco equipes do complexo prisional, além da liberação de R$ 200 mil reais para complementar a ala hospitalar de leitos da saúde prisional do Hospital de Charqueadas. Investimento de R$ 48 milhões na construção das penitenciárias regionais de Guaíba e Arroio dos Ratos e na ampliação da Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas.
Saúde
Ampliação em 200% do valor da contratualização com o Hospital São Jerônimo, passando para R$ 302 mil mensais o valor contratado. Construção de um ambulatório de especialidades para oftalmologia vascular, cirurgias gerais e ginecologia. Convênio no valor de R$ 183 mil reais para aquisição de equipamentos hospitalares, visando qualificar o Pronto Socorro Regional do Hospital de São Jerônimo.
Cultura
R$ 10 milhões para revitalização do Museu Estadual do Carvão, em Arroio dos Ratos. Anúncio de R$ 4 milhões para editais do Fundo de Apoio à Cultura, que serão lançados no dia 27 de março. Apoio à realização do Festival de Teatro em Arroio dos Ratos, através do Instituto Estadual de Artes Cênicas.

Fala Ziba

Motocross
     Começou o Campeonato Gaúcho de Motocross. Os pilotos da Região Carbonífera estiveram participando da primeira etapa, realizada em Maratá. Na categoria 65cc, o piloto Vitor Della Nina Gonçalves chegou em segundo lugar. Na categoria 85cc, o piloto Gabriel Pereira Alves não concluiu a prova. E, na categoria feminina, a piloto Mayrêe Ely Ribeiro (Gauchinha) chegou em 4º lugar.

Futebol em Butiá
     Começou no domingo, 18, o Campeonato Municipal de Futebol Sub-17 – Copa Caubi Santos Franco, envolvendo sete equipes. A competição será disputada em turno único classificando-se o primeiro colocado diretamente para a final. O segundo e o terceiro colocado da fase de classificação disputam uma semifinal.  Na primeira rodada, dois jogos: Real Madrid empatou com o Unidos em 2 a 2.  O Butiá venceu o Vila Julieta por 4 a 1. Ainda estão na competição: União, Farroupilha e América.
     O Campeonato Municipal de Veteranos começa no próximo domingo. A competição reúne quatro clubes: Brasil, Madureira, Farroupilha e Vila Julieta. A Copa Cipriano Estrada será disputada em turno e returno. O melhor colocado estará na final. O segundo e o terceiro melhor pontuado na fase de classificação disputam a semifinal. A primeira rodada terá: Farroupilha contra Brasil e Madureira contra Vila Julieta.

Futebol Sete Máster
     O promotor de Lazer, Rafael Schaefer, da Unidade Sesi de Charqueadas, comunicou que nenhuma empresa se manifestou quanto à participação nos Jogos da modalidade Futebol Sete Máster. A reunião que seria dia 19 foi transferida para o dia 24. Rafael vai visitar as empresas para posterior divulgação da modalidade.
     Pelo calendário esportivo apresentado, a modalidade Futebol Sete Livre começa no próximo dia 24.

Iate Campestre Clube
     O presidente do Iate Campestre Clube, Carlos Alberto, o Caco, informou que foi encerrada a temporada de verão no último final de semana. Tendo em vista o envolvimento de vários membros da diretoria na Gincana de Charqueadas, a primeira reunião do Campeonato Aberto de Futebol Sete do Clube será no inicio do próximo mês.

Gauchão
     Parece que a dupla Gre-Nal está sobrando na Taça Farroupilha. Depois de um vexame no primeiro turno do Campeonato Gaúcho, a dupla lidera seus respectivos grupos. Mas isto seria o normal. O que está fora do padrão são as goleadas aplicadas. Neste final de semana, o Colorado aplicou 7 a 0 no Juventude. O Grêmio subiu a Serra e aplicou 4 a 1 no Veranópolis. Tudo isto é um preparativo para as competições que a dupla disputa. O Inter na Libertadores e o Grêmio na Copa do Brasil.

Copa do Mundo
     Finalmente terminou a novela da reforma do estádio Beira-Rio. Depois de vários episódios, a construtora assinou o contrato. O Beira-Rio será palco dos jogos da Copa do Mundo.

16ª Taça de Futsal
     A diretoria do Clube do Comércio realizou ontem à noite a terceira reunião preparatória para a 16ª edição da Taça de Futsal. Dez equipes confirmaram a participação na Série Ouro: Barra, Sporting, Auto Sul/Paredão, Ferro Carril/Sede Zero, UBF, Conde, Manchester, CSKA, Meteoro e Unidos. A fórmula de disputa será a mesma dos anos anteriores. Por sugestão e aprovação por unanimidade dos representantes, cada time poderá inscrever seis atletas considerados de fora do município. Outra mudança no regulamento será o zeramento dos cartões amarelos ao final da fase de classificação. Ontem, a diretoria prorrogou o prazo do pagamento com desconto da taxa de inscrição. Se as equipes quiserem o desconto de R$ 50, podem pagar a taxa até amanhã (quarta, 21). Caso contrário, o pagamento da taxa deve ser efetuado até a próxima segunda-feira.
     Na Série Prata, 13 equipes confirmaram participação. A diretoria aguarda até amanhã para tentar fechar o campeonato com 14 times. A fórmula de disputa poderá sofrer alteração em relação ao ano passado.

Nilo inicia o Campeonato de Rústicas

CORRIDA DE RUA
     O atleta charqueadense Nilo Goularte Marques iniciou mais uma competição neste ano. Ele vai participar do Campeonato de Rústicas promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer de Porto Alegre. A prova é disputada no Parque Ramiro Souto (Redenção) com o percurso de 8 km. Na primeira etapa serão cinco provas até o dia 14 de julho. A segunda etapa, iniciando em agosto, serão mais cinco provas até o dia 8 de dezembro. Cada prova vale uma pontuação estipulada pela organização.
     A primeira prova deste campeonato foi sábado, 17. Dos 77 corredores inscritos na prova, Nilo Marques foi o primeiro da sua categoria e o 23º lugar na classificação geral, com o tempo de 35 minutos e 21 segundos.
Nilo tem o apoio do Clube Tiradentes, Academia Fitness, Clínica Schuster, Madeireira Chapecó e Sicredi.
Foto: Arquivo pessoal
Nilo Marques chega em 23º lugar na primeira prova do Campeonato de Rústicas de Porto Alegre

Definidos os confrontos das semifinais

GENERAL CÂMARA – COPA VERÃO
     As semifinais da Copa Verão de Futsal de General Câmara estão definidas. Na Série Ouro os confrontos já eram conhecidos desde a penúltima rodada da fase de classificação. O Arambaré enfrenta a Barbearia do Acélio e o Aroma enfrenta o Mak.
     Mas, na Série Prata, os confrontos foram definidos no sábado passado, após os confrontos das quartas de final.
     No primeiro jogo, Águia Azul (1º colocado do grupo 1) enfrentou o Bonato (4º colocado do grupo 2). Uma partida equilibrada que terminou empatada em 3 a 3. Como o Águia Azul tinha a melhor campanha, ficou com a vaga para as semifinais. Leonardo, Tiago Josué e Vagner marcaram os gols do Águia Azul. Igor, Jeferson e Fabiano marcaram  os gols do Bonato.
     No segundo jogo, o PCC (2º colocado do grupo 2) enfrentou o Néfens (3º colocado do grupo 1). A equipe do PCC não teve dificuldades em golear o adversário: 6 a 1. Alexsander marcou 3 gols. Vinicius marcou dois gols e Guilherme completou o escore para o PCC. Felipe descontou.
     Na terceira partida o ACF (2º colocado do grupo 1) enfrentou o União (3º colocado do grupo 2). O ACF venceu por 3 a 1, com gols de Thiago, Adilson e Adriano. Jader descontou.
     Fechando a rodada, a equipe 8 Amigos (1º colocado do grupo 2) enfrentou o Amarópolis B (4º colocado do grupo 1) e não teve dificuldades em fazer 10 a 2. Thales marcou 5 gols. Luis Henrique marcou 3 gols. Luis Paulo e Venicius completaram a goleadas. Pablo descontou duas vezes.
     As semifinais da Série Prata ficaram assim: Águia Azul contra 8 Amigos e PCC contra ACF.
Foto: Renato Miller Silva
A equipe PCC goleou o Nefens e vai disputar uma das semifinais contra o ACF no próximo sábado

Quartas de final
Águia Azul 3 x 3 Bonato
PCC 6 x 1 Néfens
ACF 3 x 1 União
8 Amigos 10 x 2 Amarópolis B

Goleadores
Série Ouro
14 gols
Filipe Castor (Arambaré)
11 gols
Douglas (Aroma)
8 gols
Rudi (Barb Acélio)

Série Prata
14 gols
Tiago Josué (Águia Azul)
13 gols
Tainã (Paqueras)
12 gols
Luis Henrique (8 Amigos)

Semifinal – 19 hs
Sábado, 24/03
(P) Águia Azul x 8 Amigos
(P) PCC x ACF
(O) Arambaré x Barbearia do Acélio
(O) Aroma x Mak

Jeromina é o primeiro finalistas da Copa Palmeiras

SÃO JERÔNIMO – FUTEBOL SETE
Confronto da segunda semifinal não terminou por falta de luminosidade

     A Copa Palmeiras de Futebol Sete já conhece o primeiro semifinalista. É a equipe do Jeromina. Na segunda semifinal, entre Palmeiras A e Atlético, a arbitragem encerrou a partida aos 21 minutos do segundo tempo, por falta de luminosidade, quando o confronto estava empatado em 2 a 2. Conforme a organização do campeonato, os 4 minutos restantes da partida serão disputados no próximo domingo, 24, às 16 horas. A final do campeonato está marcada para as 17 horas.

Palmeiras A 2 x 2 Atlético
     O confronto ainda não terminou. No primeiro tempo da partida realizada domingo, 18, no Complexo Esportivo do Palmeiras, o Atlético se propôs a jogar no contra-ataque. Foi assim, que abriu o placar, aos 4 minutos. Após troca de passes dos palmeirenses, o Atlético roubou a bola e partiu para o contra-ataque com Willian. Ele errou o chute, mas a bola caiu no pé de Dedé, que na frente do goleiro Vladimir chutou no canto, fazendo 1 a 0. No restante do primeiro tempo, o domínio da posse de bola era do Palmeiras. A melhor chance antes do gol foi de Diones. Somente aos 24 minutos do primeiro tempo aconteceu o gol de empate. Jogada individual de Emerson, que foi na linha de fundo e cruzou para Marcinho empatar a partida. No segundo tempo a postura do jogo foi a mesma. O Palmeiras com a posse de bola e o Atlético explorando o contra-ataque. Aos 7 minutos, Regis, Willian e Dedé armaram o contra-ataque. O gol foi de Dunda: Atlético 2 a 1. Depois do gol, o Palmeiras insistiu. Passou a pressionar. O goleiro Macedo fez duas grandes defesas. Aos 17 minutos, Marcelinho fez jogada individual e cruzou. A bola bateu no calcanhar de Ica e entrou no canto do goleiro Macedo. O confronto estava empatado. Aos 21 minutos os jogadores reclamavam da luminosidade. A arbitragem parou o jogo. Em comum acordo, decidiu-se continuar o confronto no próximo domingo. Restam 4 minutos da partida. Se permanecer empatado, o confronto será decidido na prorrogação de 10 minutos.
foto: Maninha /Especial PN
Emerson (com a bola) tentou imprimir velocidade, mas foi bem marcado. Willian (19) puxou dois contraataques que resultaram em gols

Jeromina finalista
     O Jeromina é o primeiro finalistas da Copa Palmeiras após empatar em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Enfrentando o time B do Palmeiras, o Jeromina não conseguiu passar pela defesa do Palmeiras B, que tinha Josué, Juliano e o goleiro Denni. Na primeira etapa, poucas chances para ambos os lados. O Palmeiras B aguardou o adversário em seu campo. O Jeromina não arriscava. Quem mais investia era Josué. No segundo tempo, uma grande chance para cada time. Do lado do Jeromina, Mauricio fez uma grande jogada. Recebendo de costas para o gol, conseguiu superar a marcação de Josué, mas chutou na rede pelo lado de fora. O Palmeiras B teve uma chance de gol, que o goleiro Maninho fez a defesa para escanteio. Com o empate de 0 a 0, a partida foi para prorrogação de 10 minutos. O empate era favorável para ao Jeromina, por ter melhor campanha. Sem arriscar, o Jeromina segurou na defesa. O Palmeiras B teve uma chance de gol, que o goleiro Maninho fez a defesa. 0 a 0 na prorrogação e a vaga para o Jeromina.
foto: Maninha /Especial PN
Josué (7), do Jeromina, não conseguiu superar a marcação do Josué (3), do Palmeiras B. Porém, o empate basta para garantir a vaga

Semifinal
Jeromina 0 x 0 Palmeiras B
Palmeiras A 2 x 2 Atlético

Goleadores
6 gols
Willian (Atlético)
5 gols
Vitor (Palmeiras B)
Luciano (Jeromina)
4 gols
Willian (Jeromina)
Adriano (Jeromina)

quinta-feira, 15 de março de 2012

Municípios se mobilizam para reivindicar ações para Região Carbonífera

INTERIORIZAÇÃO DO GOVERNO
Renato Miller Silva

     A 14ª Interiorização do Governo do Estado vai acontecer na cidade de São Jerônimo, nesta sexta-feira, 16. Anúncios de diversos investimentos em áreas como infraestrutura, saúde, educação, cultura, habitação e saneamento marcarão a visita do governador Tarso Genro. Às 9h30min, o prefeito de São Jerônimo, Marcelo Schreinert, e os demais prefeitos da Região Carbonífera recebem o governador na prefeitura. Às 10 horas, será dado início às atividades da interiorização, no Ginásio Municipal de Esportes Plácido Cunda dos Santos. As reuniões prosseguirão à tarde, no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).
     Na área da educação, está prevista a liberação de recursos para obras de recuperação e ampliação de dez escolas da região. Também serão anunciados investimentos em infraestrutura, como recuperação de rodovias, hidrovia e ampliação da oferta de energia elétrica. Já a Secretaria de Cultura irá apresentar o projeto de revitalização do Museu Estadual do Carvão, em Arroio dos Ratos, em um investimento que chegará a R$ 10 milhões. Para o saneamento, a Corsan investirá R$ 23 milhões em obras que beneficiarão oito municípios da região.
     À tarde, haverá um pregão eletrônico do Programa Fornecer, da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (SARH), para aquisição de pão e leite para o presídio de São Jerônimo. O processo inicia às 14 horas, na Câmara de Vereadores do município. Com o pregão, destinado exclusivamente a pequenos e micro empreendedores, o Estado injetará R$ 37 mil na economia da região e pretende economizar 30% na aquisição destes produtos.

Prefeitos elencam 14 prioridades
     A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Asmurc) esteve reunida, na última terça-feira, 13, no restaurante Recantus, no Parque de Exposições Januarinho Ramos, em São Jerônimo, com uma pauta específica: elencar as prioridades da Região Carbonífera para apresentar ao governo do Estado hoje.
Dos dez municípios que compõem a associação, nove estiveram presentes: São Jerônimo, Charqueadas, Butiá, Arroio dos Ratos, Triunfo, Minas do Leão, Barão do Triunfo, General Câmara e Eldorado do Sul. Os prefeitos formularam um documento com 14 prioridades que afetam diretamente o desenvolvimento da Região. Além disso, cada chefe do Executivo elaborou um documento com reivindicações especificas para seu município.
     As prioridades da Região Carbonífera foram amplamente discutidas e elaboradas em consenso entre os prefeitos. O documento será entregue ao governador Tarso Genro, no gabinete do prefeito Marcelo Schreinert, em São Jerônimo, antes da abertura da Interiorização do Governo do Estado. O ato será fechado, somente com a presença dos prefeitos e do governador.

As prioridades regionais são:
1º - Projeto e Execução da obra da Ponte sobre o Rio Jacuí, ligando São Jerônimo a Triunfo;
2º - Conclusão da ligação asfáltica da RST 470 entre São Jerônimo e BR 290 (12 km) e a federalização da rodovia;
3º - Execução da ligação asfáltica da estrada ligando São Jerônimo a Arroio dos Ratos (6 km);
4º - Investimento no Polo Naval da Região Carbonífera e capacitação da mão de obra na Região;
5º - Reinício das obras de ligação asfáltica da RST 470 que liga Barão do Triunfo a Mariana Pimentel;
6º - Apoio político pela maior valorização e inclusão do carvão mineral na matriz energética;
7º - Intervenção junto ao governo federal na duplicação da BR 290 entre Eldorado do Sul e Pantano Grande;
8º - Atendimento de telefonia e banda larga na zona rural da região;
9º - Conclusão de ligação asfáltica da estrada entre a ERS 244 e o distrito histórico de Santo Amaro do Sul.
10º - Perfuração de poços artesianos para a área rural da região;
11º - Aumento urgente do repasse da área da Saúde (12% por parte do Estado) e pagamento dos valores judiciais bancados pelo município de ordem do Estado;
12º - Aumento do efetivo e equipamentos da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil;
13º - Posicionamento contrário à renovação da concessão dos pedágios;
14º - Investimento na rede de energia elétrica, reabertura da agência regional da CEEE e agencias locais da região.

Arroio dos Ratos
1 - Ligação asfáltica da estrada entre o município de Arroio dos Ratos e São Jerônimo;
2 - Ressarcimento das ordens judiciais na área da Saúde que são bancadas pelo município e são de ordem do Estado;
3- Aumento do efetivo da Brigada Militar e Polícia Civil;
4 - Reativação da agência da CEEE, bem como, disponibilizar uma unidade para plantão de 24 horas;
5 - Instalação de um Fórum no município;
6 - Doação de um terreno para construção do prédio pata a Brigada Milita, junto a área da CEEE

Barão do Triunfo

Ligação asfáltica da RST 470 entre Barão do Triunfo a Mariana Pimentel.

Butiá
1 - Contratualização do Hospital com o Estado para aumentar os recursos. Atualmente os mesmos são insuficientes para manter a casa de saúde;
2 - Melhoria na telefonia móvel na Zona Rural.

Charqueadas
1 - Cursos de capacitação para o Polo Naval de Charqueadas;
2 - Parceria com o Governo do Estado para a implantação de Escola Técnica do Senai em nosso Município;
3 - Infraestrutura para a área do Distrito Industrial e extensão da ciclovia junto à ERS 401, no perímetro urbano de Charqueadas;
4 - Fechamento dos presídios semiabertos da CPA, IPEP e PEJ;
5 - Instalação do Corpo de Bombeiros em Charqueadas;
6 - Não prorrogação/renovação das concessões de pedágio que expiram em 2013;
7 - Aumento do número efetivo de Policiais Militares para o 28º Batalhão da Brigada Militar sediado em Charqueadas, bem como novas viaturas e equipamentos;
8 - Aumento no número de efetivo para Policia Civil do município, bem como melhoria nas instalações da mesma;
9 - Instalação de Delegacia Regional de Policia em Charqueadas;
10 - Criação de Delegacia Especializada no atendimento prisional, evitando prejuízos à população;
11 - Concessão de alvarás aos apenados no horário diurno, possibilitando o deslocamento a suas cidades de origem;
12 - Monitoramento por câmeras nas casas prisionais e em pontos estratégicos, juntamente com as cancelas eletrônicas nos locais de acesso à cidade;
13 - Asfaltamento da estrada que liga os municípios de Charqueadas e Arroio dos Ratos;
14 - Ocupação e gerenciamento da Vila da PEJ, por parte do Governo do Estado, visto que está abandonada;
15 - Regulação do Estado com relação às consultas médicas de Traumato e Endocrinologista, entre outros;
16- Envio de cópia do contrato firmado entre o Estado e o Hospital de São Jerônimo;
17- Apresentação do futuro Hospital Geral de Charqueadas (SUS) na condição de Hospital Regional;
 18 - Revisão do valor adicionado utilizado para o retorno de ICMS, levando em consideração a população carcerária existente nos municípios que possuem presídios;
19- Construção de duas passarelas junto a ERS 401, no perímetro urbano de Charqueadas, bem como a revitalização da rodovia (acostamento, sinalização);
20 – Instalação da Agência da CEEE em Charqueadas, levando em consideração a vinda de novos investimentos e para melhor atender a demanda de serviços;
21- Colocar em funcionamento as câmeras de monitoramento da Agência do Banco Banrisul.

General Câmara
1 - Conclusão da obra de pavimentação asfáltica entre a rodovia ERS 244 e a Vila Histórica de Santo Amaro do Sul. Obra iniciada em 2010 e paralisada. Convênio DAER/RS Aj/072/10 – processo 29334-0435/10-3;
2 - Perfuração de novos poços artesianos. A comunidade rural de nosso município necessita, urgentemente, da ampliação do sistema de abastecimento de água potável para o enfrentamento da estiagem que assola nosso município a cada ano. Solicitamos a perfuração de, no mínimo, três poços artesianos.
3 - Consulta Popular 2010/2011 – Secretaria Estadual de Saúde. Aquisição de equipamentos para Unidade Básica de Saúde. Situação: em análise pela SES. Processo 065697-20.00/11-2;
4 - Consulta Popular 2010/2011 – Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo. Aquisição de equipamentos para ampliação do projeto Bacia Leiteira. Situação: em análise pela SDR.
5 - Consulta Popular 2010/2011 – Secretaria Estadual de Habitação e Saneamento. Construção de sistema simplificado de esgotamento sanitário. Situação: em análise pela SEHABS.
6 - Complementação da pavimentação asfáltica (400 metros) da rodovia ERS 430;
7 - Solução do problema relacionado à má qualidade da água na Vila Histórica de Santo Amaro do Sul juntamente à Corsan, visto que a situação está crítica para a população há mais de 12 anos;
8 - Também na Vila Histórica de Santo Amaro, solicitamos providências para a efetivação da extensão do sistema de abastecimento de água (300 metros) junto à Corsan, visto que tal pedido foi feito a mais de 100 dias;
9 - Reposição da areia na Praia da Cachoeirinha e na praia da Vila Histórica de Santo Amaro.

São Jerônimo
1 - Secretaria de Infraestrutura (Municipal)
- Dragagem no Rio Jacuí e depósito de areia no balneário de São Jerônimo – Presentemente a Superintendência de Portos e Hidrovias – SPH está promovendo a dragagem do Rio Jacuí a partir do município de Rio Pardo. Quando a operação atingir a área do rio em frente à cidade de São Jerônimo, requer-se que a areia dragada seja depositada na praia de banhos da cidade (desde o Balneário Praia do Encontro até a torre de alta tensão localizada na beira do rio), para permitir à população melhores condições de banho e lazer.
- Ponte São Jerônimo e Triunfo – A secretaria acima referida está empenhada em um projeto que atenderá os anseios de toda a Região Carbonífera, que diz respeito à construção da Ponte São Jerônimo-Triunfo, cujo empreendimento alavancará o desenvolvimento econômico da Região e do Estado do Rio Grande do Sul. Indiscutível o benefício que tal ponte trará ao Rio Grande do Sul, especialmente no que tange à ligação com a Região Sul (Porto de Rio Grande), bem como desafogará o fluxo na ponte do Rio Guaíba.
- Ligação RST 470 a BR 290 - Tal reivindicação é histórica, pois tal ligação da RST 470 com a BR 290 está em precárias condições, e por outro lado o trânsito em tal RS é intenso, porquanto liga uma boa parte dos municípios da Região Carbonífera (Butiá, Minas do Leão, Pantano Grande e São Jerônimo).
- Corsan (abastecimento de água) – A população vem padecendo com os seguidos cortes de fornecimento de água, sob o argumento de que o abastecimento origina-se do município de Charqueadas. Ora, tal falta de fornecimento é constante e em que pese a série de reivindicações já apresentadas a Corsan, as mesmas não foram atendidas.
- Saneamento Básico/Corsan – Excelência! Ocorre que em fevereiro de 2009, o município de São Jerônimo firmou convênio com a Corsan, visando atender o saneamento báscio do município. No entanto, praticamente todos os prazos consignados naquele convênio já se venceram, sem que a Corsan iniciasse seus trabalhos. Neste sentido, o município de São Jerônimo aforou na Comarca de São Jerônimo Notificação Judicial contra a Corsan, a fim de que essa última tomasse as devidas providências oriundas daquele convênio. Assim sendo, solicitamos a interferência de Vossa Excelência, no caso em tela.
- Ligação asfáltica entre São Jerônimo e Arroio dos Ratos – Tal reivindicação também é histórica, pois não é crível que São Jerônimo e Arroio dos Ratos, estando próximas à Capital do Estado, enfrentam 5 km sem asfalto, em estrada em péssimas condições. Isso tudo sem contar que em dias chuvosos praticamente torna-se impossível transitar por tal estrada, que consiste entre um município e outro.
2 – Secretaria Municipal da Saúde
- A secretaria acima mencionada, solicita a interferência de Vossa Excelência, junto às pendências de recursos estaduais abaixo elencadas:
- recurso de R$ 30 mil reais, emenda parlamentar, processo nº 008811-2000/10-3;
- recurso de R$ 114.483,00 Consulta Popular 2010-2011, processo nº 047028-2000/11-5;
3 – Secretaria Municipal de Assistência Social
O município de São Jerônimo, à medida do possível está fazendo o possível para atender adolescentes principalmente aqueles que passaram sua vida em instituições como abrigos e Casa de Passagem. Tanto é verdade que recentemente o município conseguiu a liberação da Casa da Ajuris para instalar a Casa de Passagem do município de São Jerônimo. Entretanto, há necessidade de verba para manutenção da Casa de Passagem. No mesmo sentido, há necessidade que o Estado do Rio Grande do Sul promova seminários na área de acolhimento institucional e promoção dos direitos da criança e adolescentes.
- Enfrentamento do Crack e/ou outras drogas – Há necessidade imperiosa do enfrentamento ao Crak e outras drogas, respeitando, evidentemente, as peculiaridades de cada região. Assim sendo, necessitamos de apoio da Secretaria Estadual de Assistência Social, nesta área, especialmente com profissionais que trabalham em CRAS e CREAS, e também com familiares, através do fortalecimento de vínculos.
- FEARS (Recursos através do Fundo Estadual de Assistência Social) – Necessitamos de apoio, em material de consumo, serviços de terceiro, para utilização de acordo com a demanda.
4 – Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente
O apoio de Vossa Excelência nesta área é fundamental, e assim sendo, tomamos a liberdade mais uma vez, em arrolar os pontos essenciais, os quais necessitam do apoio do Governo do Estado, a saber:
- Programa de construção de açudes no meio rural, dentro do Programa Estadual de Irrigação (irrigado a agricultura familiar e bebedouros de animais);
- Perfuração  de poços artesianos na área de assentamento e no interior do município (cedencia de equipamentos do Governo do Estado);
- Apoio ao Associativismo e Cooperativismo de psicultores, criação de cabras e ovelhas, na fruticultura, bacia leiteira e de recicladores de lixo;
- Liberação de recursos referente a projeto aprovado para o SIGA (veículo);
- Liberação de recursos para projeto de reposição da mata ciliar (votado na Consulta Popular);
- Liberação de recursos para capacitação de professores e formadores na área ambiental (votado na Consulta Popular);
- Apoio a implantação de Gestão Ambiental Municipal.
5 – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico
Coordenadoria de Indústria e Comércio e Serviços
- Parceria na apresentação das vantagens competitivas do município pata atrair novos investimentos e instalação de empresas e estudo para instalação de parque industrial;
- Apoio a instalação de incubadora no município e de base tecnológica em parceria com a ulbra;
- Liberação de recurso financeiro da Consulta Popular 2007, no valor total de R$ 39.984,00 reais para pavimentação da rua Jerônimo Ferreira – trecho 2.
- Liberação de recurso financeiro da Consulta Popular 2010, no valor total de R$ 25 mil para pavimentação da rua Jerônimo Ferreira – trecho 3.

Triunfo
- Realizar a recuperação de 35 km da ERS 085, ligação da sede do município ao Pólo Petroquímico e alargamento de 2,5 km no trecho dos armazéns gerais próximo ao complexo do Pólo Petroquímico;
- Recuperação de 14,6 km da ERS 085 do anel viário do Polo Petroquímico;
- Construção de nova Estação de Tratamento de Água – Corsan, na sede do município;
- Construção-recuperação da ponte de ligação entre os municípios Triunfo/Taquari;
- Construção de Estação de Tratamento de Esgoto na Sede –Corsan, conforme contrato vigente;
- Realizar doação da antiga Vila da SPH (Deprec) junto ao Estaleiro ao município para que possa ser feita a regularização e futura doação aos moradores;
- Intervenção junto a Secretaria Estadual da Agricultura, para que seja analisado e aprofundado a questão da divisa entre o município de Triunfo/Montenegro, tendo em vista que atualmente existem propriedades (no registro de imóveis em Triunfo), urnas eleitorais, alvarás de comércio, desapropriações municipais para ampliação de serviços públicos e abaixo assinados da Associação dos Moradores requerendo que a localidade se mantenha pertencentes ao município de Triunfo, segue anexo cópias de registros de imóveis, alvarás, lei de desapropriação, escritura de imóvel e abaixo assinado de Associação, declaração do cartório eleitoral quanto a existência de urnas nas localidades em questão.
- Aumento no efetivo das Corporações da Brigada Militar e Polícia Civil no município;
- Criação e instalação de um Corpo de Bombeiros Militar que poderá ter a participação de voluntariado. Segue anexa cópia de ofício de solicitação de instalação;
- Acelerar o processo de descontaminação da área da CEEE no distrito do Barreto e doação da mesma para instalação e desenvolvimento de Pólo Naval;
- Liberação de construção do quebra molas (redutor de velocidade) na RS 470 junto a localidade do Barreto próximo ao km 7,5;
- Construção de acesso da RS 470, rodovia custeada com recurso municipal através de termo de Convênio, faltando apenas trevo de ligação junto a BR 386;
- Viabilizar a infraestrutura e investidores para área de 74 hectares pertencentes ao Estado destinada à expansão de Distrito Industrial no município próximo ao Pólo Petroquímico conforme convênio 0004291600/06-1 – termo de parceria;
- Construção de rede de água no distrito de Coxilha Velha, visto que já existe poço comunitário perfurado pela Secretaria de Obras Públicas do Estado e a mesma sendo incampada pela Corsan;
- Intervenção junto ao Governo federal para que seja feito uma medida provisória regulamentando a transferência de recursos do FUNDEB aos municípios que custeiam gastos com o Ensino Médio;
- Firmar convênio com a SPH, para que na época que antecede ao verão seja disponibilizado uma draga para colocação de areia no Camping do Areal, tradicional balneário na Região;
- Ressarcimento de despesas com ordens judiciais – na área da Saúde de competência do Estado.
- Liberação dos recursos já contemplados através da Consulta Popular, conforme segue:
Construção, ampliação e melhorias no sistema de abastecimento de água – Corsan – R$ 300 mil reais;
Construção de três UBS – Sec. Saúde – R$ 527.603,13;
Arranjo produtivo pata culturas ligadas a bioenergia – Sec. Agricultura – R$ 172.500,00;
Projeto Mundo Digital – SJDS – R$ 30 mil reais;
Construção de quadra poliesportiva aberta – bairro Ponte Seca – STDS – R$ 85.598,68;
Armazenamento de água através de açudes – Sec. Agricultura – R$ 93.750,00
Construção do Centro de Convivência – SJDS – R$ 407.642,30;
Construção de quadra poliesportiva RR Luiz Barreto – Sec.Educação – R$ 345 mil reais;
Estruturação da rede de serviço de atenção básica de Saúde – aquisição de equipamentos – Sec. Saúde – R$ 91 mil reais;
Melhoria nas vias de acesso rural – 2ª parcela – Sec. Agricultura – R$ 250 mil reais;
Reforma e adaptação de área física da Unidade Hospitalar – Sec. Saúde – R$ 723.120,97;
Secretaria de Educação – Unidades Escolares – SEC – R$ 265.668,52.

Interiorização terá pregões do Fornecer
     A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos (SARH), por intermédio da Central de Compras (Cecom), realiza na próxima sexta-feira,16, em São Jerônimo, dois pregões para aquisição de pão e leite destinados ao abastecimento do  Presídio Estadual, que abriga 143 detentos. Os processos licitatórios ocorrem na Câmara de Vereadores (Rua Osvaldo Aranha, 175 – Centro) e integram a programação da Interiorização do Governo do Estado. A abertura dos certames serão acompanhados pela secretária da Administração e dos Recursos, Stela Farias.
O primeiro pregão inicia às 14h, para compra de leite tipo C, o segundo começa às 15h30min, para aquisição de pão francês 50g. Em São Jerônimo são fornecidos mensalmente 1.100 litros de leite tipo C e 11 mil unidades de pão francês de 50 gramas.  O Governo do Estado estima injetar R$ 28 mil na economia local para aquisição dos dois itens de alimentação.
A secretária da Administração e dos Recursos Humanos, Stela Farias destaca que o Fornecer é uma política pública focada no desenvolvimento econômico e na distribuição de renda. “O programa descentraliza recursos, possibilita ao Estado exercer seu papel de indutor do desenvolvimento. Ao fazê-lo, incentiva setores de base da economia, como são os micro e pequenos empreendimentos, que ao tornarem-se fornecedores de produtos ao Estado, movimentam a economia local, geram emprego e desenvolvimento”, afirmou a secretária Stela.

ACVERC apresenta pauta de reivindicações
     A Associação das Câmaras de Vereadores da Região Carbonífera – ACVERC - elaborou um documento para entregar ao governador, tendo como pauta regional a construção da Ponte São Jerônimo -Triunfo, a ligação asfáltica entre São Jerônimo e BR 290 na RST 470, cursos de qualificação profissional, Carvão Mineral como geração de energia, melhoria na parte física e mais mão de obra no quadro da CEEE e negativa a prorrogação dos contratos com os pedágios. O presidente da ACVERC, vereador João Carlos Azambuja, de General Câmara, ressaltou a importância da mobilização política de nossa Região para este ato e que a cidade de São Jerônimo deverá receber um grande número de vereadores buscando assim a oportunidade de estar diretamente em contato com as assessorias do governador e também com os secretários.

Fala Ziba

Reforço
     A equipe do Barra FC, atual campeã da Taça do Clube do Comércio, já está montando o grupo para a próxima competição. Dois nomes já foram confirmados para integrar o grupo: o goleiro Guga (Triunfo) e o ala Willian Diniz (ex-CSKA).

Espaço aberto
     Comunico aos demais representantes das equipes participantes da Taça de Futsal do Clube do Comércio que este espaço está aberto para divulgação das suas respectivas equipes. Comunicados, avisos de treinos ou amistosos podem ser enviados para o meu email ou entrem na página Renato Miller Silva, no Facebook.

Lesão
     O atleta Lucas Lobão, que joga na equipe da Multilab e no CSKA, sofreu uma lesão no tornozelo e ficará parado por alguns dias. A lesão foi postada nas redes sociais. Se fizer o tratamento adequado, volta às quadras ou aos campos antes do início das competições.

Sem dó nem piedade
     O Internacional teve sua melhor atuação no ano. No jogo contra o The Strongest, da Bolívia, a necessidade da vitória fez ressurgir o grande nome colorado do ano passado: Leandro Damião. Centroavante de ofício, goleador. Lógico, que para ele jogar, era necessário boa atuação dos companheiros. Sem D’Alessandro, o Inter ficava sem muitas opções. Mas, com grande atuação de Oscar e Dagoberto, o centroavante Damião desencantou e encaminhou o colorado à vitória. Com mais uma vitória, fora de casa, o Inter prossegue na Taça Libertadores da América.

Extrema necessidade
     O assunto vai  ao encontro das necessidades de todos nós. Hoje estarei acompanhando a visita do governador Tarso Genro ao município de São Jerônimo. Durante 10 dias, acompanhamos reuniões e encontros com as principais lideranças, que elaboraram diversos documentos com várias demandas necessárias para o desenvolvimento da Região. Porém, nenhum município reivindicou ou mencionou uma linha se quer sobre a área esportiva. Todas as reivindicações são de extrema necessidade, na área da infraestrutura, na saúde, na educação, na segurança pública, enfim. Mas cabe aqui apenas lembrar que esporte é saúde. Esporte é vida. Infelizmente, isto está sendo deixado para o quinto ou sexto plano. Esporte também é formar cidadãos. 

Sesi realiza reunião do Futebol Sete

CHARQUEADAS
     O Centro de Atividades do Sesi de Charqueadas realizou, na noite de segunda-feira, 12, a reunião preparatória para o Campeonato de Futebol Sete livre. Sete representantes das empresas associadas estiveram presentes: Marafon, GKN, Multilab, New Free, E.M.S. e Gerdau. Conforme o calendário disponibilizado pelo promotor de lazer, Rafael Schaefer, a competição deverá começar no dia 24.

Confrontos definem os finalistas da Copa Palmeiras

SÃO JERÔNIMO – FUTEBOL SETE
     No domingo, 18, no Complexo Esportivo do Palmeiras acontecem os confrontos semifinais da 1ª edição da Copa Palmeiras de Futebol Sete.
     A primeira semifinal, que inicia às 16h30min, será entre o Jeromina contra o Palmeiras B. Na fase de classificação o Jeromina terminou em segundo lugar com 10 pontos ganhos (3 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Marcou 15 gols e sofreu 8). O goleador da equipe é Luciano com 5 gols. O Palmeiras B terminou a primeira fase em terceiro lugar com 9 pontos (3 vitórias e 2 derrotas. Marcou 12 gols e sofreu 13). O goleador da equipe é Vitor Pixirica, com 5 gols . Caso este confronto termine empatado, a decisão da vaga será disputada na prorrogação de 10 minutos, tendo o Jeromina vantagem do empate por ter melhor campanha. Na primeira fase, os dois times se enfrentaram no dia 22 de fevereiro e o Jeromina venceu por 7 a 2.
     A segunda semifinal, às 17h30min, será entre Palmeiras A contra o Atlético. O time A do Palmeiras terminou em primeiro lugar da fase de classificação e está invicto. Somou 11 pontos (3 vitórias e 2 empates. Marcou 12 gols e sofreu 6). O goleador é Felipe Ruduit, com 3 gols. Já o Atlético terminou a primeira fase em quarto lugar, com 8 pontos (2 vitórias, 2 empates e 1 derrota. Marcou 12 gols e sofreu 5). O goleador da equipe é Willian com 6 gols. Willian também é o goleador da Copa. Caso este confronto termine empatado, a decisão da vaga será disputada na prorrogação de 10 minutos, tendo o Palmeiras A vantagem do empate por ter melhor campanha. Na primeira fase os dois times se enfrentaram no dia 22 de fevereiro e o confronto terminou 1 a 1.

Semifinais – 16h30min
Domingo, 18/03
Jeromina x Palmeiras B
Palmeiras A x Atlético

Confrontos definem as semifinais da Série Prata

GENERAL CÂMARA – COPA VERÃO
     Amanhã acontecem os confrontos decisivos para apontar os semifinalistas da Série Prata da Copa Verão de Futsal de General Câmara. Oito times disputam as quatro vagas. Os quatro times do grupo 1 jogam contra os quatro times do grupo 2. Os classificados do grupo 1 já estavam decididos. Faltava decidir o posicionamento. No grupo 2, restava decidir uma vaga entre União e Juventus. Os classificados do grupo 1 são: Águia Azul, ACF, Nefens e Amarópolis B. Os classificados do grupo 2 são: 8 Amigos, PCC, União e Bonato.

Última rodada
     Na terça-feira, 13, aconteceu a última rodada da fase de classificação. No ginásio municipal Tancredo Mendes Pereira, o confronto da Série Ouro, entre Cachoeirinha e Amarópolis foi cumprimento de tabela. A vitória foi do Amarópolis por 1 a 0. Os quatro semifinalistas da Série Ouro já estavam definidos. O Aroma enfrenta o Mak e o Arambaré enfrenta a Barbearia do Acélio.
     Pela Série Prata, o ACF empatou com o Mariante em 4 a 4. Adilson, duas vezes, Adriano e Rodrigo marcaram os gols do ACF. Tiago Trabach, duas vezes, Felipe e Israel marcaram os gols do Mariante. O ACF termina a fase de classificação em segundo lugar do grupo 1.
     No confronto que valia vaga no grupo 2, o União venceu o Juventus por 7 a 2. Cassio, quatro vezes, Jeverson, duas e Douglas marcaram os gols do União. Anderson e Everton descontaram. Com a vitória, o União ficou em terceiro lugar do grupo.

As quartas de final
     Os confrontos de amanhã iniciam às 19 horas. O primeiro confronto será Águia Azul contra Bonato. O segundo confronto jogam PCC contra Néfens. No terceiro confronto jogam ACF contra União. E, fechando a rodada, jogam 8 Amigos contra Amarópolis B.

15ª rodada
Mariante 4 x 4 ACF
União 7 x 2 Juventus
Cachoeirinha 0 x 1 Amarópolis

Goleadores
Série Ouro
14 gols
Felipe Castor (Arambaré)
11 gols
Douglas (Aroma)
8 gols
Rudi (Barb.Acélio)

Série Prata
13 gols
Tiago Josué (Águia Azul)
Tainã (Paqueras)
10 gols
Willian (8 Amigos)
Adilson (ACF)
9 gols
Rick (8 Amigos)
Jader (União)

Quartas de final – 19h
Sábado – 17/03
Águia Azul x Bonato
PCC x Nefens
ACF x União
8 Amigos x Amarópolis B

terça-feira, 13 de março de 2012

Luis Cesar Leite assume o nono mandato e cobra repasse de recursos

COREDE CENTRO-SUL

Renato Miller Silva
     O Corede Centro Sul realizou uma assembleia na sexta-feira, 9, no auditório da Ulbra São Jerônimo. A assembleia oficializou as datas da Consulta Popular 2012 e a posse simbólica da nova Diretoria Executiva, que terá como presidente Luis Cesar Leite pelos próximos dois anos. A eleição ocorreu no mês de dezembro passado, em Tapes.
     Na pauta da assembleia mensal, o coordenador regional da Secretaria Estadual do Planejamento, Jorge Machado, anunciou as datas para a Consulta Popular. O prazo para a audiência pública regional será até o dia 30 de abril. Porém, nesta assembleia, o presidente Leite já marcou a audiência pública regional, que será no dia 19 de abril, em Camaquã.
     As audiências públicas municipais deverão ser realizadas até o dia 31 de maio. E a Consulta Popular, este ano, será no dia 4 de julho. Jorge Machado destacou que o governo do Estado antecipou a Consulta Popular devido às eleições municipais.
     Machado destacou ainda que o governo do Estado pretende discutir algumas demandas municipais e regionais com o Corede. Para tanto, está preparando uma equipe que vai participar ativamente das audiências públicas.
     O presidente Luis Cesar Leite disse que todos os anos é assim. O governo diz que vai participar, dá sugestões e anuncia os valores para as demandas uma semana antes da Consulta Popular. Aproveitando a presença do vice-governador, Beto Grill, Leite solicitou que as demandas da Consulta Popular fossem quitadas.O Corede Centro Sul ainda tem a receber em torno de R$ 7 milhões referentes aos últimos oito anos.
     Leite também agradeceu aos coredianos, que lhe reconduziram para o nono mandato à frente do Corede Centro Sul. Além do vice-governador, a assembleia teve a presença dos prefeitos Marcelo Schereinert, de São Jerônimo, e José Hélio Cifuentes, de Arroio dos Ratos, presidente do Legislativo de São Jerônimo, Márcio Pilger, vereadores de Tapes e presidentes dos Comudes regionais.

Foto: Renato Miller Silva
Luis Cesar Leite (ao microfone) diz que o Estado deve R$ 7 milhões ao Corede Centro Sul

Vice-governador Beto Grill cumpre agenda na Região

REGIONAL

Renato Miller Silva
      O vice-governador do Estado, Jorge Alberto Duarte Grill, o Beto Grill, esteve participando da posse da Diretoria Executiva do Corede Centro Sul, no auditório da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em São Jerônimo, na sexta-feira, 9, pela manhã.
     Em sua manifestação, Beto Grill destacou que sabe das dificuldades que se tem para desenvolver qualquer projeto, seja na vida pública ou privada. Mas está otimista e a perspectiva a médio prazo com relação ao Estado do Rio Grande do Sul é muito favorável. Por determinação do governador Tarso Genro, e por vontade pessoal, tem cumprido uma vasta agenda e ouvido lideranças dos sindicatos dos trabalhadores, sindicatos rurais, associações industriais e comerciais, associações de prefeitos e vereadores, universidades e rscolas para buscar soluções que atendam o povo gaúcho.
     Em entrevista exclusiva ao jornal Portal de Notícias, Beto Grill falou da satisfação de estar na Região Carbonífera, rever amigos e participar do esforço que todos estão fazendo para criar as condições adequadas para a Região se desenvolver, de acordo com suas potencialidades.
     “Na próxima sexta-feira, quando o governo do Estado estará em São Jerônimo, na 14ª Interiorização, estaremos instalando o programa de combate a desigualdade regional da Região Centro Sul. Nós temos um trabalho muito forte, no sentido do desenvolvimento deste Estado. E este desenvolvimento tem que ser com o combate das desigualdades sociais e o combate das desigualdades regionais. Tanto que fizemos uma avaliação a partir dos planos estratégicos dos Coredes e identificamos nove regiões que estão com o crescimento abaixo da média. Dentre estas regiões, a Centro Sul e a Carbonífera estão inseridas. Já instalamos o programa no alto da serra de Botocaraí, já que é a região de menor índice de desenvolvimento econômico. E, na próxima sexta-feira, vamos lançar o programa na Região Carbonífera e Centro Sul.
Estamos trabalhando e acreditando que o Estado vai dar a resposta adequada. Estamos intervindo nas obras de ligação asfáltica. Trabalhando na duplicação da BR 116 e da BR 290. Estamos comprometidos completamente com a construção da ponte do Rio Jacuí, que é tão importante para o desenvolvimento desta Região. A política do carvão é uma das nossas prioridades. Trabalhar a diversificação de outras bases, não só o carvão. Estimular a agricultura familiar. Estimular a industrialização. Felizmente, a partir de um trabalho do prefeito Davi Gilmar, em conjunto com os demais prefeitos da Região, estamos vendo uma nova realidade. Esta Região está se transformar para melhor. Isto se deve ao esforço de muitas pessoas que acreditam neste potencial”.
     Perguntado sobre a luta a favor do carvão, que não se tem as garantias do ingresso na matriz energética, Beto Grill disse:
     “Não temos a garantia. Mas nós avançamos nas negociações. Conseguimos, com o esforço coletivo, fazer com que a presidente Dilma, que tem em principio uma certa rejeição com o carvão, determinasse que os ministros e o chefe da Casa Civil nos recebesse e autorizasse que o grupo de trabalho e os técnicos avaliassem a situação. Temos a convicção que não podemos conviver com esta injustiça. O carvão foi o grande motor da economia e fonte de energia nos últimos 50 anos. Que fez os países do primeiro mundo, países desenvolvidos, como os Estados Unidos, Europa como um todo e China, crescessem e se desenvolvessem quando o carvão poluía o meio ambiente. Agora, que temos condições técnicas de não causar prejuízos e garantia de energia com o carvão mineral e, ao mesmo tempo, sabemos que vai dobrar a matriz energética no mundo, nós, aqui, queremos aumentar em apenas 2% a matriz energética. Então, é uma injustiça e nós estamos trabalhando para superar os obstáculos e valorizar esta região e Candiota. Além disto, existem empresários e iniciativa privada que querem investir no carvão. Ainda não nos contentamos com este resultado. Não vencemos a luta, mas não nos entregamos. Entendemos que o carvão é muito importante”.
     Após participar da posse da diretoria do Corede Centro-Sul, em São Jerônimo, o vice-governador, Beto Grill, esteve em Charqueadas. No município, ele vistoriou o canteiro de obras da Iesa Óleo e Gás. A empresa, com sede no Rio de Janeiro, é especializada em projetos de engenharia, construção e montagens de plataformas de petróleo, com forte atuação neste segmento no Brasil. No Estado, a companhia fabricará módulos para as plataformas que serão construídas no Polo Naval de Rio Grande. 
     Acompanhado pelo prefeito Davi Gilmar Souza, Grill verificou o andamento da construção de uma das docas que será utilizada no carregamento das plataformas transportadas para o Porto de Rio Grande pelo Rio Jacuí. A unidade será construída em uma área de 350 mil m² e poderá gerar, quando entrar em operação, 1,2 mil empregos diretos. Em julho de 2011, a Fepam concedeu Licença de Instalação (LI) à Iesa para o início das obras, permitindo que a empresa comece suas operações em prazo hábil para participar de licitações da Petrobras.
     Também no município, o vice-governador visitou o Parque Municipal de Eventos, onde ocorria o 23º Rodeio Estadual e 8º Rodeio Internacional de Charqueadas. Beto Grill acompanhou a realização de provas de tiro de laço e participou de almoço oferecido por lideranças locais. Na oportunidade, ressaltou a qualidade do evento e a participação maciça da comunidade.
"Sou de uma região onde o tradicionalismo é muito forte, mas tenho que parabenizar os realizadores do rodeio pela grandiosidade e organização", afirmou.

foto: Renato Miller Silva
Vice-Governador Beto Grill concede entrevista exclusiva